• NOTICIAS

      26/07/2018 | REDE Imobiliaria orienta na aquisição de um imóvel

      REDE IMOBILIÁRIA CAMPINAS ORIENTA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

      “A aquisição de um imóvel requer algumas cautelas por parte do comprador, cuja inobservância pode acarretar dissabores futuros”, alerta o advogado e presidente da Rede Imobiliária Campinas, Mário Uchoa. A entidade está divulgando uma série de orientações práticas para a aquisição e locação de imóveis. Essas orientações vão desde a análise da localização do imóvel, até a lista de documentos exigidos, tanto para a venda e locação de imóveis de pessoas físicas, como de pessoas jurídicas. O presidente da Rede Imobiliária Campinas afirma que inicialmente é essencial que o comprador tenha a assessoria de profissionais da área, que sejam de sua confiança. “A intermediação de um corretor credenciado e com experiência é indispensável”, acrescenta.

      O presidente da Rede Imobiliária Campinas orienta para que as pessoas não esqueçam que “todo negócio envolve riscos e isso não é diferente na compra e venda ou locação de imóveis, mas se todas essas orientações e cautelas forem observadas, esse risco será mitigado”.

       

      Mário Uchoa sugere que o imóvel que se deseja comprar seja visitado por mais de uma vez, em horários e dias diferentes. “Aconselha-se também verificar a existência de eventuais problemas aparentes, tais como, rachaduras, vazamentos, problemas hidráulicos e elétricos. Caso haja dúvida, consulte um engenheiro civil, um arquiteto ou empreiteiro de confiança”. O comprador deverá analisar também a posição do imóvel em relação ao sol, a construções vizinhas, ventilação e nível de ruído da região.

      Outra orientação prática da Rede Campinas é dar uma volta pelo bairro ou condomínio e conversar com os moradores locais. Com isso podem ser obtidas algumas informações importantes, tais como a existência de comércio e conveniências no entorno, escolas, segurança, tráfego e infraestrutura local, entre outras.

      Após a escolha do imóvel passa-se à análise documental, que a entidade recomenda que seja feita por um advogado ou através do departamento jurídico da imobiliária envolvida.

       

      Também é importante a análise dos documentos e certidões relativas aos vendedores. Para que o proprietário de um imóvel possa vendê-lo é preciso aferir se ele é solvente, ou seja, se a venda daquele imóvel não desfalcará seu patrimônio a ponto de prejudicar eventuais credores, que poderão contestar a venda futuramente. Essa análise se dá mediante a consulta de algumas certidões. Antes, porém, é preciso verificar se o vendedor é pessoa física ou jurídica. Se for pessoa física, é importante verificar se o vendedor é casado ou não e qual o regime de bens que rege o casamento.

      O presidente da Rede Campinas frisa, que nem todo apontamento é impeditivo da venda. A venda somente se inviabilizará, caso fique comprovado através das certidões que os vendedores se tornarão insolventes com a alienação do imóvel.

       

      LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

      A locação no mercado imobiliário também tem crescido como uma boa opção de investimento, contribuindo para a expansão dos negócios no segmento. As pessoas que desejam ser investidores no ramo imobiliário devem sempre buscar assessoria na hora de comprar o imóvel com finalidade de locação, recomenda a Rede Imobiliária Campinas. Comprar bem significa identificar o local com tendências de valorização e que ainda está com preços acessíveis. Existem locais com franca vocação comercial, para quem deseja investir em salas, salões ou lojas, outros que têm vocação industrial – para galpões e os destinados para residências – apartamentos ou condomínios de casas em bairros com ótima infraestrutura, que poderão ser identificados com a ajuda de um bom corretor de imóveis.

      Vale ressaltar a importância de se analisar a ficha cadastral do pretendente à locação, porque se ele não pagar o aluguel e a sua garantia não cobrir as despesas, o retorno do investimento estará prejudicado.

       

      Responsabilidade – Cabe ao locador entregar o imóvel alugado em bom estado de conservação ao uso que se destina, devendo se responsabilizar por eventuais problemas estruturais, que venham a surgir durante a locação, bem como defeitos anteriores.

       

      Contrato Justo e Equilibrado – A melhor e mais segura forma de se obter os maiores benefícios de uma locação é entregá-la aos cuidados de uma imobiliária conceituada e idônea – pode-se em caso de dúvida, fazer uma consulta ao Creci. Uma boa imobiliária tem uma boa carteira de clientes – pessoas físicas e jurídicas, para oferecer o imóvel à locação e fará um contrato de locação justo e equilibrado para as partes, de modo que os direitos sejam protegidos e obrigações exigíveis.

      Através da imobiliária é que serão feitas as vistorias de entrada e saída do imóvel. Esses documentos, que geralmente são acompanhados de laudos fotográficos são fundamentais para dar embasamento e eventuais ações de cobrança e de ressarcimento de possíveis danos ao imóvel. Também, através de um bom departamento jurídico e de cobrança é que serão resolvidas as mais diversas questões.

       

      Tipos de Locação – Se a busca é por um imóvel residencial, recomenda-se que se observe a infraestrutura, se é seguro, se conta com um entorno agradável e os níveis de barulho, incidência do sol e outros aspectos que sejam importantes para quem for morar. Se a procura é por um imóvel comercial ou industrial, além da característica do local, é importante saber se o zoneamento do imóvel pretendido permite a instalação do comércio ou indústria que se pretende abrir.

      Com relação ao imóvel em si, deve-se analisar e testar meticulosamente o prédio a ser locado, para não ter sustos posteriores. Verificar se não há problemas de encanamento ou elétricos, infiltrações maquiadas ou problemas de telhado (calhas e rufos), entre outros.


      Foto: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • Revista Vip Virtual

  •