• NOTICIAS

      02/10/2018 | Lançamento do livro - Paisagem de Vento

      "Paisagem de Vento": história infantil inspirada na vida e obra de Thomaz Perina

      Com ilustrações de Filipe Miranda e texto de Mariana Rodrigues, o legado de um dos importantes artistas brasileiros é narrado de forma lúdica, didática e singela

      "Este livro é dedicado a todas as crianças de 1 a 101 anos, na esperança de que conduzam um futuro com muita arte para a construção de um mundo melhor". É com essa dedicatória que se inicia "Paisagem de Vento", obra infantil com ilustrações de Filipe Miranda e texto de Mariana Rodrigues. A publicação foi idealizada por Maria Angelina dos Santos, diretora administrativa do ITP (Instituto Thomaz Perina), instituição criada há 13 anos com a finalidade de preservar a obra do artista e promover a cultura, a arte e a educação em Campinas e região.

      O lançamento de "Paisagem de Vento" está programado para o dia 6 de outubro (sábado), das 10 às 16 h, na sede do ITP (Rua Santo Antonio Claret, 229). Todas as pessoas que comparecerem ao local receberão gratuitamente um exemplar da obra, acompanhado de uma folha de papel e um pedaço de carvão, para que possam executar seus próprios desenhos.

      O conceito da produção do livro sobre o legado artístico de Thomaz Perina para o público infantil surgiu da necessidade de fazer as crianças que visitam o ITP e participam das oficinas de Arte Educação entenderem e assimilarem o que é a "síntese da paisagem" que Thomaz Perina retratou em sua obra a partir da década de 1960.

      "De maneira didática, o livro funciona como uma ferramenta para que educadores trabalhem com seus alunos a obra do artista, possibilitando o entendimento e o despertar para as artes visuais", destaca Angelina.

      A história do menino Thomaz, que desde muito jovem encantava os moradores da Vila Industrial com os desenhos a carvão que fazia na rua do bairro, é contada nessa obra em uma linguagem simples que, somada às singelas ilustrações, leva o pequeno leitor a viajar pelo universo criativo do artista. "Estamos cumprindo o legado deixado por Perina: a democratização das artes", afirma Angelina.

      Fundado em 2005, o ITP é uma organização cultural sem fins lucrativos, e tem como missão preservar e disponibilizar a obra do artista campineiro para pesquisa e visitação. Seu acervo possui 150 telas e aproximadamente 4.000 peças em papel – estudos e desenhos que registram o processo criativo de Perina durante mais de seis décadas de intensa pesquisa e trabalho.


      Exposição

      Simultaneamente ao lançamento de "Paisagem de Vento", o Instituto Thomaz Perina promoverá também no dia 6 de outubro em sua sede a abertura da exposição "Eu também faço Arte". São 30 trabalhos concebidos por crianças da Clínica Therapies portadoras de dificuldades motoras e cerebral.

      Os desenhos foram feitos a partir da participação dessas crianças em uma das oficinas de Arte Educação ministradas no Instituto. A mostra faz parte dos eventos que marcam o Dia Mundial da Paralisia Cerebral.


      Thomaz Perina

      Nascido em Campinas (1921-2009), Thomaz Perina foi artista autodidata. Além da pintura, na qual empreendeu suas principais contribuições artísticas, atuou também como escultor, decorador, publicitário, professor, cenógrafo e figurinista, recebeu prêmios nacionais e internacionais e foi um dos fundadores do Grupo Vanguarda responsável pelo novo cenário e conceitos nas artes plásticas de Campinas e no Estado de São Paulo.


      Serviço

      Lançamento do livro "Paisagem de Vento"

      Exposição: "Eu também faço Arte"

      Local: Instituto Thomaz Perina

      Endereço: Rua Santo Antonio Claret, 229, Castelo. Campinas. SP

      Data: 6 de outubro de 2018 (sábado)

      Horário: das 10h às 16h

      Entrada gratuita

      Todos os visitantes do evento receberão um exemplar do livro "Paisagem de Vento" gratuitamente.

      foto: Diogo Zacarias





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •