• NOTICIAS

      26/09/2010 | Filho fala sobre a rica obra do pai.

      “Nos últimos anos de vida, o escultor Fausto Mazzola ganhava novos hábitos. Seu ateliê, no bairro Guanabara, transformava-se, todas as tardes, num local de aprendizagem de arte: jovens viviam horas na sua companhia, absorvendo ensinamentos de pintura e escultura, que ele passava com prazer e satisfação.

      Já não lembrava em nada o enérgico professor Mazzola, do início de 1958, chegando na pequenina Avaré, com esposa e dois filhos, aos 40 anos de idade. Mudou-se para remodelar a cidade e, de quebra, dar um impulso no ensino profissional, instalando a Escola Artesanal de Avaré.

      Em 1963, nomeado diretor da Escola Industrial de Americana, transferiu-se com a família para Campinas. Aqui, expressou sua arte através da pintura, resgatando um talento desenvolvido na juventude. Deixou óleos que retratam cenas bucólicas da região, naturezas mortas e retratos de senhoras da sociedade.


      Durante vários anos, era frequentemente procurado por prefeituras para a execução de trabalhos de escultura, homenageando figuras ilustres desses municípios, como foi o caso especial do busto de Adolfo Bezerra de Menezes, erigido em Sacramento, Minas Gerais.

      Um dos últimos escultores acadêmicos ainda em atividade no Estado de São Paulo, ele morreu em 21de abril de 2004, aos 85 anos, vítima de um fulminante infarto do miocárdio. Foi embora da maneira como pedira: de repente, cercado de sua família e das pessoas que mais o queriam.”

      PREMIAÇÕES

      Pequena medalha de prata e a grande medalha de prata no Salão Paulista de Belas Artes
      Medalha de ouro no Salão Barbarense de Belas Artes
      Prêmio Ipar, do Salão Ararense de Belas Artes

      Por autoria do ex-vereador Carlos Signorelli, a lei municipal número 12.521, deu o nome de Fausto Mazzola a uma praça pública no bairro Saudade, em Campinas. Esse espaço ainda não foi urbanizado, o que ocorrerá em breve, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

      Publicada em 26/9/2010
      Revista Metropole
      Memorável - Filho fala sobre a rica obra do pai
      Janete Trevisani
      janete@rac.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •