• NOTICIAS

      08/12/2018 | Iguatemi Campinas torna-se zero aterro

      Iguatemi Campinas passa a destinar 100% do lixo para reciclagem e coprocessamento

      Shopping torna-se "zero aterro", permitindo o reaproveitando de mais de mil toneladas de resíduos por ano

      Em mais uma iniciativa de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente, o Shopping Center Iguatemi Campinas passa a destinar para reciclagem e coprocessamento 100% do lixo produzido no empreendimento, tornando-se um "shopping zero aterro". Com a medida, cerca de 90 toneladas de resíduos passam a ser reaproveitadas mensalmente, em um total de mais de mil toneladas por ano.

      "Outubro foi o primeiro mês no qual conseguimos o reaproveitamento total dos resíduos, graças a uma nova parceria firmada. Antes disso, 65% eram destinados à reciclagem e o restante era encaminhado para aterros", explica o gerente geral do shopping, Paulo Tilkian Filho.

      Com a mudança, o lixo orgânico (35% do total) passa a ser coprocessado e transformado em combustível para fornos industriais, enquanto o restante segue para cooperativas de reciclagem.

      O uso consciente dos recursos naturais é uma preocupação constante do Iguatemi Campinas. A nova medida se soma a uma série de iniciativas, com destaque para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), considerada uma das mais modernas da América Latina. Parte do esgoto descartado pelo shopping é tratada para produção de água de reuso, que posteriormente é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento.

      "Atualmente, a água de reuso representa 50% do consumo do empreendimento", afirma Tilkian Filho, explicando que, da metade restante, 40% vêm do poço artesiano do shopping e apenas 10% da concessionária.

      O empreendimento também adota uma série de medidas para redução no consumo de energia, como a instalação de sensores de presença nas escadas rolantes, automação do sistema de ar condicionado e iluminação com lâmpadas de LED nos estacionamentos. Destaque também para o projeto arquitetônico do shopping, em especial na área da expansão inaugurada em abril de 2015, com fachadas com aberturas para o exterior e grandes skylights que permitem a entrada da luminosidade o dia todo, sem perder o conforto da climatização.


      Sobre o Iguatemi Campinas - O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, duas megalivrarias, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •