• NOTICIAS

      29/09/2010 | Tenor Kohdo Tanaka 50 anos de vida artística

      TENOR KOHDO TANAKA COMEMORA 50 ANOS DE VIDA ARTÍSTICA EM CONCERTO NA ABAL CAMPINAS
       
       
      Aos 72 anos e em pleno vigor da voz, oferecendo um exemplo raro e impressionante de vitalidade, o tenor Kohdo Tanaka, em visita anual a Campinas vindo de Osaka, Japão, realiza nesta sexta-feira, dia 1º. de outubro, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambui, tel. 3232-4168) o recital de 50 anos de carreira artística, constituído por um repertório de árias de ópera e canções italianas e japonesas, programa que já foi apresentado em 12 cidades japonesas em 2010. O acompanhamento ao piano será feito por Chiquinho Costa. O tenor Kohdo Tanaka é professor emérito do curso de Artes da Universidade de Osaka e de outras 23 universidades, tendo se apresentado durante sua carreira em 1.600 salas de concerto nos cinco continentes e protagonizado o papel principal de tenor em óperas como La Bohème, Tosca, Cavalleria Rusticana, Pagliacci, Ernani, La Forza del Destino, Madama Butterfly e outras. Recebeu em 2007 da Câmara Municipal de Campinas a Medalha Carlos Gomes, passando a vir desde então anualmente a Campinas para as comemorações do Mês de Carlos Gomes e se tornou estudioso das óperas do Maestro campineiro. Pela efeméride, a ABAL Campinas – da qual o tenor Kohdo Tanaka é associado – lhe prestará homenagem em mais esse recital, que integra a série “Encontros Musicais”.
       
      O programa para esse concerto traz La donna è mobile, da  “Rigoletto”, G.Verdi; Che gelida manina, “La Bohème”, G.Puccini; Nessun dorma!, “Turandot”, G.Puccini;  Lamento di Federico, “L’Arlesiana”, F.Cilèa; Quando nascesti tu, “Lo Schiavo”, C.Gomes; Suspiro d’alma, C.Gomes; Por tus ojos negros, E.Lecuona; Because, G.d’Hardelot;  Con te partirò, F.Sartori;  Vieni !, L.Denza; Torna a Surriento, E.de Curtis e Core’ngrato, de Salvatore Cardillo e Cordiferro.
       
      O tenor Kohdo Tanaka é graduado em Música pela Faculdade de Pedagogia, da Universidade de Shimane. Foi bolsista do Conservatório Nacional de Música Verdi, de Milão, de 1970 a 1973; e ainda, do Seminário Internacional de Ópera Mario Del Mônaco, em 1978; do Conservatório Nacional de Ópera Carlo Coccia, de 1986 a 1987, pelo Ministério de Educação e Cultura da Itália. Foi vencedor do 4º. Concurso Nipo-Italiano de Canto e do 9º. Concurso Internacional de Música da Bulgária. Premiado no 38º. Concurso Japonês de Música e, também, nos 10º., 12º. E 16º. Festival de Confraternização de Arte, realizado na Coréia do Norte.
      Encenou o papel principal nas óperas Cavalleria Rusticana, Pagliacci, Carmem, La Forza Del Destino, Ernani, Aida, Il Trovatore, Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Manon Lescaut, Il Tabarro, óperas japonesas e outras. Tem-se apresentado em conjunto com orquestra no recitais operístico “O Mundo de Verdi”, em 1985; “O Mundo de Puccini”, em 1988 e o “Mundo do Verismo na Ópera”, em 1990, patrocinado pelo jornal Mainichi Shimbum.
      Gravou os seguintes CDs – Coleção de Opera Arias de Kohdo Tanaka, Recital de 60 Anos (Ao Vivo), Recital de Canto Lírico, Recital Tour pelo Mundo (Ao vivo), Coleção de Opera Arias (Ao vivo), entre outros. Desde 1968, quando se apresentou na União Soviética e Europa Oriental, já percorreu 370 cidades em 5 continentes, cantando em mais de 1600 palcos nacionais e internacionais. O tenor Kohdo Tanaka é Professor Titular de Pós-Graduação da Universidade de Arte de Osaka e ostenta títulos honoríficos como Embaixador Cultural da China, Conselheiro Honorário do Centro de Pesquisa Artística Kohdo Tanaka, Professor Emérito de 23 Universidades, incluindo o Conservatório de Tenshin e a Faculdade de Pedagogia de Seinan.
       
      José Francisco da Costa, o Chiquinho Costa, é Bacharel em Piano e Mestre em Música pela UNICAMP. Tem se especializado na área de colaboração pianística, principalmente no acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e dos 25º a 29º Festival de Música de Londrina (2005 a 2009), na classe de Ópera Studio, tendo sido pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias, Lenine Santos, André Vidal e Marília Vargas. Trabalhou com a professrora Dra. Adriana Kayama durante estágio no Mestrado, acompanhando alunos do curso de canto da universidade. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Atualmente cursa Doutorado em Música, tendo como orientadores os profs. Drs. Ricardo Goldemberg (UNICAMP) e Ricardo Ballestero (USP); faz parte do programa de estágio docente (PED) atuando na colaboração junto aos alunos de canto da UNICAMP.
       
      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •