• NOTICIAS

      01/10/2010 | Le Chef ensina os pequenos a cozinhar

      Restaurante Le Chef ensina os pequenos a cozinhar de maneira divertida no Dia da Criança
       
      Curso gratuito faz parte do projeto social "Cozinha da Alma" e é dirigido a crianças e adolescentes de baixa renda
       
      O projeto social "Cozinha da Alma", desenvolvido pelo restaurante Le Chef, de Campinas (SP), comemorará o Dia da Criança como se deve. Na data reservada aos pequenos, 12 de outubro, o bistrô abrirá suas portas para oferecer um curso gratuito e divertido de gastronomia a grupos de crianças e adolescentes. A ideia é fazer com que os participantes passem algumas horas "brincando" de chef. Por meio de aulas lúdicas, eles aprenderão a preparar uma série de receitas, sempre de maneira segura. "Como o nosso público preferencial é formado por pessoas de baixa renda, o objetivo é ensiná-las a fazer pratos baratos e saborosos, inclusive com o aproveitamento de sobras e de itens normalmente descartados, como folhas e talos", afirma a idealizadora do projeto e chef executiva da casa, Graça Alfaia.
       

      Em primeiro plano a chef Graça Alfaia e os participantes do Cozinha da Alma
       
      A proposta, segundo ela, é formar duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, cada uma com 20 integrantes. Durante três horas, cada grupo aprenderá noções de higiene e segurança e depois colocará a mão na massa. Entre os pratos que serão produzidos pelas crianças e adolescentes, sob a supervisão de Graça e sua equipe, estão saladas, molhos, biscoito e sobremesas, como banana e maçã assadas. "Também vamos ensiná-los a transformar a sobra de arroz em um risoto maravilhoso e o ovo solitário e os talos e folhas em uma deliciosa omelete. Além disso, os pequenos chefs também saberão como a carne é desidratada para virar carne seca", adianta a chef executiva.
       
      O foco da iniciativa, explica a profissional, é fazer com que essas crianças e adolescentes aprendam a cozinhar com segurança e a qualificar e incrementar a própria dieta. As inscrições para participar do curso podem ser feitas pelo telefone (19) 9200-7708. Será dada preferência aos integrantes de famílias de baixa renda. A primeira turma terá aula entre 9h e 12h e a segunda, entre 14h e 17h. O restaurante Le Chef fica na Rua Agostinho Pattaro, 207, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
       
      Ação solidária
       
      O projeto social "Cozinha da Alma" é constituído por um curso básico de gastronomia, cuja proposta é ensinar aos participantes, em poucas horas e de forma gratuita, o preparo de diversos pratos, dos mais simples aos mais sofisticados. O conceito da iniciativa, conforme a sua idealizadora, a chef Graça Alfaia, é transformar o simples em extraordinário. O curso é oferecido por meio de módulos elaborados especialmente para cada grupo. Este ano, já participaram das aulas desde empregados domésticos e trabalhadores de bares e restaurantes até ex-dependentes químicos e donas de casa. Novos grupos serão formados até dezembro, entre eles idosos, cardíacos e portadores de Síndrome de Down.
       
      De acordo com Graça, a ideia de criar o curso nasceu da constatação de que ela precisava compartilhar o conhecimento acumulado ao longo de 26 anos de carreira, período no qual formou inúmeros profissionais de reconhecida competência. "Eu não acredito em receita com segredo. Ao contrário, sempre achei que a cozinha tinha de ser desmistificada, para que mais e mais pessoas pudessem ter o prazer de preparar e degustar bons pratos. No curso, as pessoas percebem de fato que é possível transformar o simples em extraordinário", assegura.
       
      Serviço
      Projeto Cozinha da Alma - Brincando de Chef
      Idealização: Restaurante Le Chef
      Professora: Graça Alfaia
      Data: 12 de outubro
      Duração de cada aula: três horas
      Inscrições para as turmas: até 10 de outubro
      Contato: (19) 9200-7708



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •