• NOTICIAS

      07/02/2019 | Osvaldo Luis Aoki - AOKIINOVA

      O ano finalmente começa para o setor produtivo brasileiro e a transformação digital está no centro das mudanças

      Osvaldo Luis Aoki *

      Enfim, depois de um inicio de ano com muita turbulência – sem falar a recessão de quatro anos - podemos iniciar o ano de 2019 com boas perspectivas de que o Brasil finalmente caminhará para um crescimento sustentável nos próximos anos.

      No último dia 02 de fevereiro, com as presidências do Congresso e Senado finalmente definidas, o país começou a traçar o seu futuro, através de um conjunto de importantes reformas que precisam ser aprovadas nos próximos meses, com a máxima urgência, para que investidores externos e internos possam acreditar mais no país e, desta forma, fazer com que investimentos, empresas e geração de empregos comecem a prosperar.

      Como empresário, nesta nova fase que se abre, temos imensos desafios a vencer. Mas diante de um cenário mais claro e previsível é possível apostar mais e, assim, poder traçar planos de crescimento e, especialmente, de inovação.Pois é somente através da inovação que as pequenas e médias empresas poderão prosperar diante de um cenário de alta concorrência.
       

      E inegável que o mundo está se tornando cada vez mais digital, com as empresas buscando soluções para reduzir custos e ganhar produtividade, através de uma integração mais ampla e mais profunda. Dentro deste contexto, nossa missão é buscar mecanismos digitais mais amplos, onde o ERP passe a se integrar com softwares especialistas, assim com com máquinas e equipamentos, de forma a compor um ecossistema de soluções, que permitirão às empresas promoverem a sua transformação digital.
       

      A Transformação Digital surge como forma mandatória para as empresas buscarem melhorar o desempenho, aumentar a sua amplitude relacional, e garantir resultados melhores através do uso da Tecnologia Digital.

       
      O uso da inteligência artificial na análise de dados e tomadas de decisão deve ser também um componente inevitável dentro deste novo cenário. O uso da Internet das Coisas (IOT), deve se consolidar nos próximos 5 anos. Esta mudança deve mudar muito a forma dos usuários interagirem com os sistemas, assim como na forma de tomadas de decisão.


      Para que tudo isso seja possível, o governo também precisa também promover a transformação digital em seus processos, integrando os processos internos com os externos, ou seja, com a sociedade. Hoje, a velocidade das empresas é freada de forma brusca em decorrência da lentidão, da burocracia e dos entraves da máquina pública.


      Acredito muito que esta mudança agora possa ser possível e viável.
      Acreditar sempre é um dos atributos fundamentais do pequeno empresário, e porque não dizer do povo brasileiro. E é justamente desta forma que imensos desafios são superados, mudanças são realizadas de forma quase que inacreditável, tão possível quanto tão impossível que pareça.
       

      Osvaldo Luis Aoki é empresário e Presidente da AOKIINOVA, empresa desenvolvedora de sistemas de gestão empresarial, de Campinas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •