• NOTICIAS

      17/02/2019 | ABAL Campinas em Encontros Musicais

      SEBASTIÃO TEIXEIRA, CONSAGRADO BARÍTONO, ABRE TEMPORADA LÍRICA DA ABAL CAMPINAS

      A voz do barítono Sebastião Teixeira, um dos principais e mais premiados cantores líricos de São Paulo, é a atração trazida pela ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) para inaugurar a série 2019 dos Encontros Musicais. O esperado recital acontece no próximo dia 22 de fevereiro, sexta-feira, às 20 h, no auditório do CCLA (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567), e terá o acompanhamento ao piano de José Francisco da Costa. Neste primeiro evento da ABAL Campinas, em seu 37º. ano de presença no cenário musical de Campinas e 1.210 recitais realizados, visa proporcionar ao público conhecer intérpretes líricos de inegável importância nos palcos, nacionais e internacionais, da ópera e da música de câmera.

      O programa deste recital apresentará as seguintes obras: de G. Rossini – Largo al factotum (Barbeiro de Sevilha); Carlos Gomes – Era un tramonto d’oro (Colombo); G. Verdi – Cortigiani, vil razza dannata (Rigoletto); Babi de Oliveira – Singela Canção de Maria; de Carlos Gomes – Sospettano di me... Sogni d’amore (Lo Schiavo).


      Sebastião Teixeira, barítono que teve contato com a música através de seu pai, mestre de bandas em Minas Gerais, participou dos maiores corais amadores e, posteriormente, do Coral Lírico de Minas Gerais. Tendo se mudado para S. Paulo desenvolveu sua carreira nacional no Coral Lírico do Teatro Municipal. Cantou mais de 35 títulos da maioria dos compositores operísticos, tendo estreado duas óperas feitas para a sua voz, compostas pelo falecido maestro Silvio Barbato, tendo inclusive cantado na Embaixada do Brasil em Roma. Atualmente, faz parte do naipe de barítonos do Coral Lírico e vem desenvolvendo recitais e concertos pelo país, destacando-se como grande intérprete da cantata profana Carmina Burana, de Carl Orff. Foi agraciado com a Medalha Carlos Gomes, concedida pela Câmara Municipal de Campinas; Medalha de Honra pela Scholla Cantorum da Fundação Clóvis Salgado; Prêmio Destaque masculino, do Governo do Estado de S . Paulo, pela tournée de Lo Schiavo, que percorreu seis estados, quando cantou 14 récitas como o personagem Iberê, dessa ópera de Carlos Gomes. Foi premiado em 1995 e 1998 como melhor cantor lírico, pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
       

      José Francisco da Costa é Bacharel em Piano e Doutor em Música pela Unicamp. É especializado no trabalho de acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e do 25º ao 33º Festival de Música de Londrina (2005-13), na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto do país. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Atualmente, é o Diretor Artístico da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos), biênio 2018-2020.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •