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      22/03/2019 | Grupo Primavera - Projeto Teatro de Fantoches

      Grupo Primavera lança Projeto Teatro de Fantoches em Campinas

      Educadores de escolas municipais de educação infantil serão capacitados este mês pela organização social de Campinas para usarem os bonecos em sala de aula, beneficiando 8 mil alunos de até 5 anos de idade que estudam na rede

      A organização social civil (OSC) Grupo Primavera, em parceria com a Uber e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, fará este mês a capacitação de 60 educadores da rede municipal no Projeto Teatro de Fantoches, que será adotado por 30 escolas da cidade. Pelo menos 8 mil crianças de até 5 anos de idade serão beneficiadas pela iniciativa.

      Os educadores aprenderão a utilizar corretamente os bonecos em sala de aula para que transmitam aos alunos, ainda este ano, os conteúdos pedagógicos previstos para cada série, de forma lúdica e dinâmica. O tema proposto pelo projeto este ano é segurança no trânsito.

      De acordo com a coordenadora setorial de formação da Secretaria de Educação de Campinas, Jane Gerodo Garcia, o projeto será adotado porque a proposta de trabalho do Grupo Primavera relaciona-se com as necessidades atuais de formação dos professores e educadores da Rede Municipal de Educação de Campinas (RMEC), abrangendo experiências estéticas, práticas e teóricas, necessárias aos educadores.

      “Essa parceria deve-se à necessidade de investirmos, cada vez mais, em formação e experiências com possibilidades de construção artística, nesse caso na relação com o teatro como obra de arte. O curso tem como propostas a apreciação de peças teatrais, criação e confecção de fantoches, escrita de peça, construção de cenários e figurinos, valorização da encenação e espetáculo”, diz Jane.

      Para ela, as ações pedagógicas na Educação Infantil estão voltadas à investigação e a possíveis transformações no mundo, incluindo a manipulação de materiais disponibilizados pelos educadores. “A construção e a manipulação de fantoches necessitam da relação com formadores especializados, que contribuam para a formação dos nossos professores e dos outros educadores, incentivando esse tipo de vivência e experiência nas escolas.”

      Segundo Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera, o Projeto Teatro de Fantoches representa a valorização da infância, usando o lúdico no processo de aprendizagem e os bonecos como importante instrumento na prática pedagógica, alimentando o imaginário de muitas crianças. “Isso torna o aprendizado mais leve, espontâneo, podendo ser usado como diversão e jogo, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de linguística, coordenação motora, raciocínio lógico, entre outras”, observa.

      A Uber explica que optou por patrocinar o projeto do Grupo Primavera porque esta ação integra uma iniciativa do Uber Move, plataforma de Impacto Social da empresa, e do Uber Meninas, um programa idealizado pela Uber e pela plataforma educativa de liderança Força Meninas, que está desenvolvendo a metodologia que será aplicada pelos educadores. Fábio Plein, gerente geral da Uber para São Paulo, diz que “a parceria com o Grupo Primavera é superimportante na construção das nossas plataformas de impacto social e de inclusão da mulher. Por meio do teatro, estamos trabalhando mensagens de empoderamento e conscientizando as meninas sobre o papel que elas podem desempenhar no mundo".

      Além de Campinas, a equipe ligada ao Projeto Teatro de Fantoches do Grupo Primavera visitou em fevereiro último as secretarias de Educação das cidades de Guarulhos, Osasco e Santos – todas no Estado de São Paulo –, oferecendo a capacitação para 60 professores em cada um desses municípios e todas as administrações aceitaram participar do projeto. Campinas e Santos iniciarão o projeto, respectivamente, em março e abril, enquanto em Guarulhos e Osasco a OSC aguarda apenas o retorno da documentação para assinatura do contrato que permitirá a capacitação dos docentes. O projeto é realizado por meio do Programa de Apoio à Cultura (Pronac), implementado pela Lei Rouanet.

       

      Sobre o Projeto Teatro de Fantoches

      O Projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações” idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, a OSC acredita que é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.

      Todos os fantoches são feitos na oficina de criação do Grupo Primavera e, neste ano, mais de 3 mil foram confeccionados. Entre os atuais personagens estão Carro Herbert, Sr. Semáforo, Guarda Belo e Motoqueiro Bobi. Ao longo desses 13 anos de projeto, os fantoches já foram utilizados em escolas públicas de vários outros municípios do Brasil, como Hortolândia (SP), Sumaré (SP), Itirapina (SP), São José do Rio Preto (SP), Mairinque (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Bom Princípio (RS), Ribeirão Preto e Campinas.

      As parcerias com as escolas públicas do País são realizadas entre o Grupo Primavera e a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade. Grandes empresas patrocinam o projeto, levando suas marcas nos kits, compostos cada um por 16 bonecos, um cenário e o livro pedagógico que ensina sobre o uso adequado dos fantoches, inclusive com sugestões de histórias elaboradas por arte-educadoras.

       

      Sobre o Grupo Primavera

      O Grupo Primavera é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, Campinas, para atendê-las em programas de educação complementar, cultural e profissional. Classificada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a entidade – fundada em 1981 –, atende hoje cerca de 500 meninas e meninos, além de seus familiares.

      O ingresso no Grupo Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade dos atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.

      A OSC acredita que a educação ética é capaz de transformar a realidade das pessoas, por isso, busca oferecer conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.

      Em seus 38 anos de existência, a instituição já atingiu a marca de mais de 11 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de seus programas, com o objetivo de reduzir os riscos sociais aos quais estão expostos, capacitando-os e trabalhando para torná-los membros ativos na sociedade.

       

      Sobre a Uber

      A Uber está transformando a forma como as pessoas pensam e experimentam a mobilidade urbana. Há pouco tempo, a empresa era apenas um aplicativo para pedir carros de luxo em algumas cidades. Hoje, ela é parte da vida de mais de 600 cidades ao redor do mundo. Seja para uma viagem ou para pedir um sanduíche, a Uber usa a tecnologia para dar às pessoas o que elas desejam, quando e onde elas desejam.

      Para quem dirige por meio da plataforma, a Uber representa uma forma nova e flexível de gerar renda. A empresa ajuda a fortalecer a economia local e a aprimorar a mobilidade urbana. E isso é só o começo. A Uber está repensando a forma como as pessoas e coisas vão se mover de um lugar para o outro, com projetos de carros autônomos e a primeira rede de aviação elétrica urbana do mundo: o Uber Air.

      “A empresa no Brasil é nossa parceira desde dezembro de 2017, quando fez um repasse financeiro ao Grupo Primavera por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)”, diz Denise Podolsky, do marketing de relacionamento do Grupo Primavera.





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