• NOTICIAS

      06/06/2019 | Hospital Vera Cruz - Festa Junina

      Festa junina

      Eventos festivos socializam Centro de Oncologia

      Unidade de tratamento oncológico do Hospital Vera Cruz promove ações positivas em datas comemorativas para pacientes quimioterápicos
      coral oncologia

      Os pacientes do Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz já sabem: pelo menos uma vez por mês e nas datas especiais no decorrer do ano sempre há uma atividade diferente para tornar a sessão de quimioterapia intravenosa um momento harmonioso. O próximo evento é a festa junina, que promete deixar a semana de 10 a 14 de junho mais agradável. Comidas típicas, decoração festiva e música caipira embalada por sanfoneiro dão a sensação de que o ritual, que dura em média três horas por pessoa, passa mais rápido.

      O objetivo da iniciativa, de acordo com Aby McMillan, diretor das unidades avançadas do Hospital Vera Cruz, é promover uma relação de amizade, companheirismo e cordialidade entre usuários e equipe hospitalar durante o tratamento. "Os pacientes frequentam o Centro de Oncologia por longos períodos e a quimioterapia pode ser desgastante. No entanto, com o engajamento da assistência de maneira descontraída, estar aqui tem conotação positiva. A pessoa se sente melhor e esquece, por alguns instantes, o lado sofrido da busca pela cura", explica McMillan.

      Aos 84 anos, é a segunda vez que Inês Pasquini Zani se trata no Centro de Oncologia do Vera Cruz. Acompanhada da filha Miriam Pasquini Zani, Inês diz que acha ótimo quando tem esses eventos. "Por uns momentos desviamos o pensamento da preocupação. O ambiente fica mais suave e o tempo passa rápido", descreve a paciente.

      Além da festa junina, serão lembrados ainda a chegada da Primavera, o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Natal. Carnaval e Páscoa também foram temas abordados. Periodicamente, voluntários realizam apresentações artísticas no local, seja por agradecimento por ter sido bem tratado quando paciente no passado ou por projeto pessoal junto a hospitais. É o caso do Coral Harmonia, da Associação de Aposentados do Cesp, que em maio alegrou os pacientes com exemplares de MPB, e do saxofonista Hilquias Alves da Silva, visitante musical mensal do Centro de Oncologia.

      No geral, os pacientes da quimioterapia não costumam ter muitas restrições alimentares, o que ajuda na composição dos eventos. A festa junina, por exemplo, terá pipoca, maria-mole, doces de abóbora e batata-doce, bolos, entre outros confeitos. O ambiente com bandeirinhas, chapéus de palha e chita e brincadeiras de bingo com brindes aos ganhadores recheiam de alegria o procedimento rotineiro. "Há oportunidades em que as atrações são aulas de exercícios físicos leves orientados por educadores físicos ou massagem nos pés", salienta a enfermeira Maria Beatriz Correa Righini Lima.

      O Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz oferece consultas com oncologistas, hematologistas e outras especialidades médicas para diagnóstico e planejamento do tratamento ou acompanhamento. Entre as indicações estão disponíveis quimioterapia, hormonioterapia, anticorpos monoclonais, imunoterapia e tratamentos sistêmicos disponíveis, seja por via injetável ou oral. O atendimento é integral e oferecido pela equipe multidisciplinar composta por enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia e oncocardiologia. Caso queiram, os pacientes de quimioterapia podem receber seu tratamento ao lado de um acompanhante.


      Serviço

      Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz
      Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 329, Nova Campinas, Campinas/SP
      Informações: (19) 3751-3960
      Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h


      Sobre o Hospital Vera Cruz

      Em 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 154 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

      Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz tendo 65% das ações. Os outros 35% se mantém com 115 médicos acionistas. Em pouco mais de um ano, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.

      Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

      Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br
      linkedin.com/company/hospital-vera-cruz



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •