• NOTICIAS

      11/07/2019 | Tratamento de Acervos Fotográficos no CCLA

      Curso no CCLA: Tratamento de Acervos Fotográficos

      Nos próximos dias 31 de julho e 1° de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Centro de Ciências, Letras e Artes, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas-SP, telefone 3231-2567) promove o curso “Tratamento de Acervos Fotográficos” dentro do projeto “Cultura no Centro”, do programa “Cultura Viva”, ministrado pela Profa. Cássia Denise Gonçalves. O número de vagas é limitada a 15 alunos e as inscrições gratuitas estão abertas aos interessados. O treinamento destina-se, basicamente, a arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, estudantes e interessados em geral.

      Cássia Denise Gonçalves é graduada em História pela PUC-SP. Especialista em Organização de Arquivos (Pós-Graduação lato sensu) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP e Centro de Memória-Unicamp. Mestre em Ciência da Informação pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP. Foi responsável pela implantação do Arquivo Fotográfico do Centro de Memória-Unicamp, ao qual coordenou por mais de duas décadas.
       

      Serão abordados o processamento técnico de coleções e fundos fotográficos (registro, classificação, descrição e indexação), existentes nas instituições de guarda permanente, a partir de uma perspectiva da preservação da memória. O programa consta de: Apresentação - Breve história da fotografia; A fotografia como fonte de informação; Processamento técnico de coleções e fundos fotográficos; Registro de materiais fotográficos; Inventário dos itens do conjunto. Classificação - Contexto de produção do documento. Ordenação interna do conjunto. Descrição - Análise de conteúdo. Legenda da imagem. A descrição. Padronização da informação. Indexação - Análise de conteúdo. Indexação do assunto. Vocabulário controlado. Controle dos nomes próprios; e atividade prática, constante de princípios de abordagem a um acervo fotográfico: o que fazer e o que não fazer.


      Os interessados podem fazer sua inscrição pela internet, no link

      https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzFbWMcvIrWm9x2HK_yN1rdTluprERvAWSmdPRfs3BE-olbQ/viewform?usp=sf_link

         



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •