• NOTICIAS

      17/07/2019 | Avast alerta os usuários de Android

      Pesquisadores da Avast, líder global em produtos de segurança digital, estão alertando os usuários de Android sobre um aplicativo chamado Number Finder, publicado pelo desenvolvedor POZTechnology e que, na verdade, trata-se de um golpe de assinatura. Este app parece ser um aplicativo popular para dispositivo móvel, o qual afirma revelar identidades de chamadas telefônicas desconhecidas. O Number Finder foi baixado mais de um milhão de vezes, enquanto downloads coletivos dos aplicativos do desenvolvedor chegam a mais de 11 milhões.
       

      Depois de baixar e abrir o Number Finder, o aplicativo oferece ao usuário duas opções: uma assinatura mensal para a qual as informações de pagamento são necessárias já na primeira página; ou a opção de fechar a janela e inserir um número que o aplicativo afirma corresponder a um indivíduo se o usuário comprar a assinatura. Caso o usuário insera um número para testar isso, seja válido ou falso, o Number Finder sempre exibirá a mesma mensagem: "Uma pessoa está conectada com esse número", na tentativa de convencer o usuário a assinar o serviço e pagar a taxa de mensalidade para descobrir de quem é o número.
       

      Testando isso, os pesquisadores da Avast inseriram um número falso: (+1) 63 66666666 e receberam a mesma mensagem fraudulenta. De acordo com a avaliação de um usuário na Google Play, o Number Finder falha ao checar se um número corresponde com um identificador de chamadas depois que um usuário se inscreveu no serviço, apesar do aviso dizer o contrário. O aplicativo não tem outra funcionalidade para oferecer ao assinante.


      A Avast reportou o problema para a equipe anti-malware da Google. Para pessoas que já baixaram o Number Finder, a Avast recomenda que cancelem a assinatura e desinstalem o aplicativo imediatamente. Para evitar ser vítima de fraudes como essa, a empresa de produtos de segurança digital recomenda que os usuários sempre verifiquem as avaliações e classificações dos aplicativos na Google Play e na App Store da Apple, antes de fazer o download deles.

       

      Por: Nikolaos Chrysaidos, head de Ameaças em Dispositivos Móveis & Segurança da Avast



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •