• NOTICIAS

      18/07/2019 | Vera Cruz - Denervação de Ombro

      Nova terapia para controle de dor crônica do ombro chega ao Brasil por intermédio do Vera Cruz

      Hospital de Campinas realiza o 1º procedimento fora dos Estados Unidos
      denervacao de ombo vera cruz

      A cidade de Campinas foi sede da primeira Denervação de Ombro por Radiofrequência com sistema refrigerado realizada fora dos Estados Unidos. O procedimento minimamente invasivo ocorreu no Hospital Vera Cruz, inserindo Campinas, Brasil e América Latina em posição de destaque nesta modalidade terapêutica.

      A intervenção está sendo, inclusive, conteúdo de estudos em congressos médicos por todo o País. O anestesiologia especialista em Dor Dr. José Luiz de Campos, responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Vera Cruz, é quem aplica a técnica e a terapia inovadora. O especialista tem ministrado aulas sobre o assunto em eventos de medicina e o exemplo campineiro tornou-se um "case".

      A denervação consiste em neutralizar os nervos responsáveis pela sensação da dor, sem afetar as áreas de movimento ou as táteis. Segundo o Dr. Campos, a técnica é usual em outras áreas do corpo, como região cervical, lombar, quadris e joelhos – todas aplicadas no Hospital Vera Cruz –, porém, para a região do ombro, por ser muito rica em terminações nervosas e de difícil localização dos pontos anatômicos, a metodologia, por ora, é rara.

      Para o paciente que convive com a dor crônica por anos e que recorreu a diversos tratamentos, a denervação de ombro através da terapia com sistema de radiofrequência refrigerada possibilita alívio e bem-estar. "O procedimento atenua em, pelo menos, 70% da dor prévia, por um prazo superior ao das terapias atuais reconhecidas e aprovadas mundialmente", argumenta o Dr. Campos.

      3ª maior causa de dor no planeta

      A dor no ombro é a terceira causa mais comum no mundo de queixa entre os pacientes que sofrem de dor crônica músculo esquelética, estimada em até 26% entre os adultos.

      A condição pode ocorrer em qualquer idade e ser agravada por atividades diárias comuns, incluindo trabalho manual e movimento geral repetitivo. De acordo com o Dr. Campos, lutar contra dores recorrentes e crônicas no ombro pode gerar frustração. "Os pacientes buscam alívio em medicamentos, massagens e ou fisioterapias que nem sempre apresentam os resultados esperados", pontua o médico.

      Ele continua: "atualmente, os profissionais de saúde que convivem com pacientes que têm dor crônica no ombro têm opções limitadas de tratamento fora das condutas conservadoras e das cirurgias tradicionais. No entanto, muitos destes pacientes podem não ser candidatos a cirurgia", alerta.

      De repente, o bem-estar está de volta!

      A primeira brasileira e latino-americana a se beneficiar desta terapia com a intervenção efetivada no Hospital Vera Cruz está radiante com o seu estado de atual de saúde. Antes, ações cotidianas como pentear os cabelos ou estender roupa no varal eram muito desconfortáveis e exigiam um esforço incomum para a dona de casa Vitória Maria Denardi de Oliveira Barros, de 62 anos.

      A paciente conta que a dor irradiava do ombro para o braço e que a mão perdia força, limitando até tarefas corriqueiras. "Assim que o procedimento terminou eu me sentei na maca e o Dr. pediu pra eu movimentar o braço. Fiquei até intrigada, pois pra todo lado que eu mexia a dor não vinha. Foi uma sensação extraordinária", descreve.

      Vitória já havia feito outros dois procedimentos em áreas do corpo diferentes com as técnicas intervencionistas consideradas triviais com a equipe do Dr. Campos. Na região da coluna lombossacra, em 2015, e na região cervical, em 2017. Nos dois casos, ela não teve retorno das dores.

      Depois do procedimento da Vitória, Dr. Campos já realizou outras cinco devervações de ombro no Hospital Vera Cruz. O médico explica que a interferência é ambulatorial e o paciente tem alta no mesmo dia. A intervenção não traz a cura, porém, estudos clínicos da radiofrequência refrigerada demonstraram alívio da dor em até 24 meses após a intervenção, com melhora da função física e redução do uso de medicação.

      O conforto tem período de duração variável entre os pacientes, porém, para quem convive com dor diariamente, cada minuto sem ela é valorizado. "E se for o caso, o paciente pode refazer o procedimento anos depois, sem ônus algum", garante o médico.

      Além de aplicar a denervação em todas as modalidades, o Hospital Vera Cruz atua em outras diversas frentes no combate à dor. Equipes especializadas e equipamentos de última geração garantem tratamentos variados à dor, seja crônica ou aguda.

      Indicações para a denervação de ombro
      - artrose
      - osteoartrite
      - ombro congelado
      - dor no ombro crônica

      Sobre o Hospital Vera Cruz

      Em 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

      Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz tendo 65% das ações. Os outros 35% se mantém com 115 médicos acionistas. Em pouco mais de um ano, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.

      Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

      Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •