• NOTICIAS

      28/07/2019 | Programa Investe Mais Turismo

      Turismo


      Governo Federal investe R$200 milhões para estímulo ao turismo


      Programa Investe Mais Turismo é lançado para aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas brasileiras

      A Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), o Ministério do Turismo e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançaram, nesta terça-feira (28), em Brasília, o Programa Investe Turismo, iniciativa que tem como objetivo central a convergência de ações e investimentos para promover o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competitividade de 30 Rotas Turísticas estratégicas do Brasil. O investimento inicial do programa, que abrange destinos das cinco regiões brasileiras, é de R$ 200 milhões.

      A primeira fase do programa abrange 158 municípios das cinco regiões do país. A meta é trazer competitividade às rotas turísticas consideradas estratégicas.  Os municípios farão parte de um pacote de ações de investimentos, incentivos ao empreendedorismo, acesso ao crédito, marketing e qualificação profissional.

      As rotas serão organizadas em quatro linhas de atuação:

      1) fortalecimento da governança;

      2) melhoria dos serviços e atrativos turísticos;

      3) atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento;

      4) marketing turístico e apoio à comercialização, sendo que a ampliação da competitividade poderá acontecer por maio de parcerias entre o setor público e privado.

      O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Gilson Machado Neto avalia que o programa pode acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional e possibilitar a vinda de mais turistas estrangeiros ao país. “O Investe Turismo poderá mudar o patamar de destinos turísticos brasileiros e auxiliar a posicionar uma imagem estratégica e integrada do Brasil como destino turístico no mercado internacional. A Embratur está atenta aos indicadores internacionais para atender essa agenda“, afirmou.

      Para ele, o lançamento do Programa é mais uma demonstração do Governo que a atividade turística é tratada como prioridade e está no centro da agenda econômica do país. “O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita no crescimento do turismo que terá contribuição decisiva na retomada econômica. Turismo na veia, como política de estado”, enfatizou.

      Região Nordeste

      O Nordeste é a região com maior número de municípios contemplados na primeira fase do Programa Investe Turismo, com 56 cidades e um total de 10 rotas. Entre elas, Maceió e Costa dos Corais (AL), Aracaju e Cânions do São Francisco (SE), Teresina e Serra da Capivara (PI) e Fernando de Noronha (PE).

      Região Sul

      No Sul do país, 35 municípios terão quatro rotas: Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR), e Serra-Mar Catarinense (SC).

      Região Sudeste

      A Região Sudeste apresenta cinco rotas que envolvem 30 municípios que abrangem as Cidades Históricas de Minas Gerais, Rio de Janeiro Imperial e o Litoral Norte de São Paulo.

      Regiões Norte e Centro-Oeste

      As regiões Norte e Centro-Oeste participam com 18 municípios cada e sete e quatro rotas estratégicas respectivamente. No Centro-Oeste, Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS). Enquanto na Região Norte, as rotas são: Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).

       

      Fonte: Embratur



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •