• NOTICIAS

      30/07/2019 | Staycation começa popularizar no Brasil

      RDC Férias

      TURISMO: Staycation começa a se popularizar no Brasil

      Se hospedar em hotéis na cidade de domicílio é uma tendência que começou nos EUA durante a crise de 2007 e agora chega por aqui

      Nascido nos EUA, em 2007, o conceito staycation, junção das palavras stay (ficar) + vacation (férias), quer dizer, basicamente, tirar férias na cidade onde se mora. Isso pode significar hospedar-se por um dia, final de semana ou um pouco mais em algum hotel que ofereça uma estrutura diferenciada, programações e amenidades as quais permitem ao hóspede descansar e divertir-se, economizando tempo e custo de deslocamento.

      A modalidade, em sua origem, é fruto da adaptação às crises financeiras, que exigiram que consumidores adaptassem seus orçamentos em todas as áreas, inclusive no que se refere a lazer e turismo. Hoje em dia, a modalidade vem ganhando novas motivações, em especial a economia do tempo, possibilitando desfrutar cada minuto de finais de semana e feriados fora das estradas e aeroportos, aproveitando as estruturas de resorts locais e destinos próximos.

      Segundo levantamento da RDC, empresa de assinatura de viagens com mais de 70 mil clientes em todo o Brasil, a procura por essa modalidade de consumo turístico, ainda pouco difundida no país, vem crescendo nos últimos anos. “Em nossa base, o staycation corresponde hoje a 2% das 269 mil utilizações totais de diárias (em 2018)”, revela Júlio Castanheira, Diretor de Hotelaria da RDC.

      “Olhando caso a caso, pudemos perceber motivações variadas, como aproveitar a estrutura de resorts e hotéis para lazer, com SPAs, piscinas, quadras de esportes, playkids, gastronomia premiada, e comemoração em datas especiais, como aniversário de casamento, núpcias ou, observado recentemente, final de semana de Dia das Mães. Também percebemos a utilização das diárias do Plano RDC para receber em sua cidade parentes e amigos de forma mais confortável”, explica Castanheira.

      As cidades com mais utilização no estilo staycation têm em comum serem polos turísticos, como São Paulo, Salvador e Brasília, as quais atraem inúmeros visitantes devido às suas atrações e a excelente estrutura hoteleira. “Essa somatória faz com que haja diversos motivos para que o assinante da RDC aproveite suas diárias nos hotéis parceiros, aproveitando a economia de tempo, antes passado na estrada, para passar dois ou mais dias em mini-férias local.

      Há ainda outra vantagem: os hóspedes de suas próprias cidades podem aproveitar os períodos de baixa temporada, em que não há grande movimentação de turistas, e por consequência, há mais ofertas de leitos atrelada a condições promocionais, como drinks de boas vindas ou up-grades de quarto, dependendo da estratégia comercial de cada hotel”, completa o diretor. Seja para relaxar um pouco, ter um momento especial a dois, junto da família ou simplesmente sair da rotina, o staycation é uma opção interessante que deve ganhar cada vez mais adeptos no Brasil.

      Alguns destaques da RDC:

          Cerca de 70 mil assinantes, crescimento de 10,3% em 2018 comparado a 2017
          Mais de 20 mil hotéis nacionais e internacionais acessíveis pela RDC
          Mais de 269 mil diárias utilizadas pelos assinantes na rede parceira de hotéis em 2018
          19 mil diárias-extras oferecidas com tarifa exclusiva para assinantes

      Site: www.rdcferias.com.br

      Blog – www.meuroteirordc.com.br.

      Fonte – Júlio Castanheira, Diretor de Hotelaria da RDC



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •