• NOTICIAS

      16/10/2019 | Salvador - Vale do Dendê e Academia Assaí

      Vale do Dendê

      Guia mostra aos turistas que gastronomia criativa de Salvador vai muito além do vatapá e do acarajé

      Iniciativa da aceleradora Vale do Dendê com a Academia Assaí apresenta deliciosas opções criadas por 29 startups para quem quer aproveitar todas as delícias da cidade mais inovadora do País

      Quem vai a Salvador fica com água na boca só de imaginar saborear alguns dos mais tradicionais pratos locais, como o vatapá, o abará e o acarajé. Imagine uma programação gastronômica ainda mais rica, incluindo uma feijoada de frutos do mar preparada com feijão branco, mix de mariscos, camarão e lagosta! E quem disse que baiano não gosta de churrasco? Não apenas gosta, como exige que a carne assada na brasa ganhe um toque de originalidade com molhos produzidos com ingredientes locais, como o Barbecue com Cachaça e Pimenta Biquinho. Para quem dispensa tudo isso por ser vegano, também há opções. Um delivery criado por uma chef que não come qualquer produto de origem animal entrega, na praia ou no hotel, delícias como panqueca verde de espinafre com recheio de lentilha ou moqueca de banana da terra com shitake. Além de deliciosas coxinhas veggie!

      Para que os turistas que visitam Salvador possam degustar as delícias produzidas por novos empreendedores – as chamadas startups -, a aceleradora Vale do Dendê, em parceria com a Academia Assaí de Bons Negócios e o Instituto Assaí, produziu o Guia Comer Bem em Salvador, com 29 opções de bares, restaurantes, food trucks e deliveries da capital baiana.

      Durante o mês de agosto, esses empreendedores participaram de um programa especial no qual puderam vivenciar imersões em temas como marketing, inovação e gestão do negócio. O Guia Gastronômico foi criado justamente para dar visibilidade a esses empreendimentos e está disponível gratuitamente no link www.academiaassai.com.br/sabores-de-salvador.

      Salvador já é uma das melhores cidades do país para quem gosta de comer. Com o guia, queremos colocar esses novos talentos no roteiro de moradores e turistas”, explica Rosenildo Ferreira, diretor de marketing da Vale do Dendê.

      De acordo com o Portal do Empreendedor, 17% dos microempreendedores individuais formais do país são do setor alimentício. Pensando nesse público, o  Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, criou a Academia Assaí Bons Negócios (www.academiaassai.com.br), programa que visa diminuir as lacunas e as dificuldades dos micro e pequenos empreendedores de todo o Brasil, oferecendo capacitação online e presencial 100% gratuita em gestão de negócios, além de apoiar outras organizações sociais que também atuam no fomento ao empreendedorismo. Segundo o mesmo portal, em Salvador, são quase 30 mil microempreendedores na área de alimentação, o que ressalta a importância destes empreendimentos apresentados neste novo guia virtual gastronômico apoiado pela Academia  Assaí Bons Negócios.

      Se não aguenta mais de curiosidade, vamos lá: a feijoada de frutos do mar é uma criação da chef Daniela Mota, que escolhe pessoalmente cada ingrediente dos pratos que serve em seu restaurante, o Encantos da Maré, localizado na Ribeira (bairro da Cidade Baixa) e rodeado de lindas praias. Os molhos especiais para churrasco ao estilo baiano, que utilizam cachaça local e mel da Serra Dourada, são produzidos pela chef Ana Carolina Nascimento, com a marca Compadre - meu Parceiro assador e estão disponíveis tanto em sua loja, no Nordeste de Amaralina, como em açougues, padarias, delicatessens e minimercados em diversos bairros de Salvador. E o delivery vegano é uma obra da chef Ilza Heckert, criadora da Nana.veg, De sua cozinha, instalada no Rio Vermelho, na orla de salvador, saem delícias doces e salgadas de origem 100% vegetal.

      Veja (em ordem alfabética) os estabelecimentos participantes do guia: Bolos Gourmet, Casa di MARÉ, Casa do Caldo, Casarão Barabadá, Compadre – meu parceiro assador, Conversa de Mesa, Divina Redonda, Doces Migalhas, Du Carmu Feijoada Vip, Fast Chef Delivery, Fats Burgers, Guloseimas da Rose, La Bocca Pizzaria, Midispache, Nagô Rango Bar, Nana.Veg, Panela de Casa, Pirão do Mestre, Pizzará Bahia, PoupeNutri, Restaurante Encantos da Maré, Romariz Doces, Santo Espetinho, Teimozza Pizzaria, Tempero de Maria, Vai ter crepe, Vegamar, WS Gold Gourmet, Xibiu de Mainha.


      Sobre a Vale do Dendê

      A Holding Social Vale do Dendê foi criada em novembro de 2016 com o objetivo de ajudar a desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Salvador. É composta por três negócios que atuam com foco no impacto social: Escola, Consultoria e Aceleradora. Mais informações:  www.valedodende.org e @valedodende.

      Sobre a Academia Assaí Bons Negócios

      Lançada em outubro de 2017, em todo o Brasil, a Academia Assaí Bons Negócios, iniciativa do Assaí Atacadista por meio do Instituto GPA, braço social do grupo, oferece capacitações, workshops presenciais e uma plataforma de aulas on-line com conteúdo 100% gratuito para cada tipo de empreendedor: boleiros e salgadeiros, dogueiros, donos de mercearias, entre outros. Acesse: www.academiaassai.com.br.

      Sobre o Instituto GPA

      O Instituto GPA é responsável pela atuação social do GPA e busca a ampliação de oportunidades de desenvolvimento para que as pessoas trabalham por vocação e no fomento de ações de mobilização social, que visem ao despertar da empatia, da consciência e da transformação social.  

      Sobre o Assaí Atacadista

      O Assaí Atacadista possui 153 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP, TO) e no Distrito Federal. Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2018, a bandeira inaugurou 18 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 24,9 bilhões, expansão de 24,2% em relação ao ano anterior.

      #Salvador #Turismo #Gastronomia #Dendê Açaí





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •