• NOTICIAS

      16/10/2019 | 7ª SNE

      Mais de 400 pessoas participaram da abertura da 7ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

      Mais de 400 pessoas participaram do primeiro dia da 7ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), na manhã da última segunda-feira, 14, no Espaço Iguatemi Campinas. A plataforma de eventos, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), tem por objetivo apresentar soluções e debater os desafios que surgem no caminho do empreendedor, independente de sua área de atuação, e apresentar soluções. A programação da 7ª SNE segue até sexta-feira, 18, como parte das atividades pelo Mês do Empreendedor em Campinas, nos seguintes horários: terça, 15, das 18h às 21h30 (Conselho da Mulher Empreendedora Meeting); quarta, 16, das 8h às 12h (Fórum de Transformação Digital), quinta, 17, das 18h às 21h30 (Retail Meeting Moda) e sexta, das 8h às 12h (AC Networking Meeting).  Para saber mais, acesse o site www.semanane.com.br

      Em sua abertura, no evento "Click – Ideias que Inspiram", foram abordados os principais passos para que o empreendedor possa inovar em seu negócio de uma forma simples e objetiva.

      Logo após a fala inicial da presidente da ACIC, Adriana Flosi, que ressaltou a importância do evento para o fomento do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico da cidade, da região, do estado e do País, João Marcelo Furlan, diretor-executivo da Enora Leaders, autor do livro FLAPS! 6 Passos da Liderança Adaptágil, único best seller brasileiro na lista de 'Top 10 livros para turbinar sua carreira da Amazon', falou ao público sobre a importância do empreendedor como protagonista da mudança comportamental exponencial que vivemos.


      Marcelo Rosal, que lidera a  área de locação de veículos no Grupo Porto Seguro, onde responde pelo desenvolvimento e implantação do produto Porto Seguro Carro Fácil falou sobre a economia colaborativa e citou dados que mostram, por exemplo, que crianças nascidas a partir de 2017 nunca vão dirigir um carro, assim como os cavalos desapareceram das ruas há cem anos, os carros vão sair de cena. "Se o mercado está se movimentando sobre posse ou uso, o que fazer se meu principal negócio é manter a posse?".  A resposta: se reinventar. De acordo com ele, a solução de carro compartilhado é uma dessas soluções porque a pessoa assina o serviço por um preço mensal fixo e não arca com despesas de seguro, IPTV ou manutenção. "O carro por assinatura chega a ser até 6% mais barato do que adquirir um automóvel zero à vista, e de até 24% se a compra for financiada em 12 meses. Além disso, um veículo fica ocioso 90% do tempo em um dia, e 10 veículos são retirados das ruas com um único veículo compartilhado", explica Rosal.


      Para debater sobre o impacto da inovação nas organizações, subiram ao palco Marcelo Brandão, sócio-diretor da Vilage Marcas e Patentes, Miguel Iacomussi, gerente corporativo de Transformação Digital e Inovação na Vivante e CEO na Startup Bfor2B, Marcio Rodrigues, presidente da Avaya Brasil, empresa que é líder mundial em soluções de contact center, Saint Clair Izidoro, CEO da 3xbit e da Eletropay, empresa de pagamento em moeda digital que recebeu um aporte milionário da quarta edição do programa Shark Tank Brasil, exibido na sexta-feira, 11 de outubro, e o apresentador de televisão Reginaldo Pereira, fundador e CEO do Grupo Inova360, que mediou o debate.

       

      O 'recado' dos debatedores, de maneira geral, foi de otimismo. Eles explicaram que os erros fazem parte do processo de inovação nas empresas e que, o importante é enxergar onde está o erro aprender com ele e resolvê-lo rapidamente.
       

      Marcelo Kotaki, responsável pela plataforma de tecnologia de restaurantes transformação digital que será o "roteiro" para o projeto de transformação digital do McDonald´s para os próximos anos encerrou o primeiro dia da SNE. Em sua palestra, ele explicou como a transformação digital afetou a área de TI do McDonald´s, operado pela Arcos Dourados desde 2007, e com 990 restaurantes em mais de 200 cidades brasileiras, com mais de 50 mil funcionários  e cerca de 2 milhões de clientes por dia. Kotaki exemplificou como devem ser as jornadas para uma transformação digital, que devem ser feitas em diferentes passos, e mostrou, por exemplo, que pessoas e processos sem tecnologia resultam em frustração, ineficiência e alto custo da operação. Já pessoas e tecnologias sem processos geram caos automatizado, confusão e baixa qualidade do atendimento ao cliente. A 'receita' de sucesso é o perfeito equilíbrio entre ambiente, gente, cardápio e tecnologia. Há que se equalizar os pontos: equipe de TI, gestão de pessoas, estrutura organizacional e consultoria com foco na transformação digital para a escolha dos fundamentos e das tecnologias.
       

      De acordo com o especialista, há uma curva pela qual as empresas passam ao iniciar seu processo de transição, gerada pela mudança. Essa curva vai da ansiedade para euforia, medo, raiva, ameaça, culpa, depressão, hostilidade, até aceitação gradual, satisfação, e, finalmente, seguir em frente.


      Foto: Felipe Augusto Siqueira Baziotti/Divulgação





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •