• NOTICIAS

      26/10/2019 | Abuso sexual é crime!

      Todo mundo vai saber que importunação é crime!

      A Câmara aprovou o PL que obriga a divulgação pelo transporte público da cidade

      Abuso sexual é crime para toda cidade! Estamos desde o fim do ano passado falando da importância do crime de importunação sexual ser divulgado no transporte público. Acreditamos piamente que se não conhecermos nossos direitos, não podemos mudar a realidade, por isso saber que essa violência agora é crime é um passo fundamental para combatê-la.

      Sabemos que ainda tem muita coisa pra fazer! A nossa sociedade ainda não resolveu os baixos índices de denúncia, o mau atendimento de vítimas, a impunidade e lentidão de processos, por exemplo, mas é de passo em passo que conseguimos mudar a realidade e com muita gente junta agindo para dar os passos necessários. O próximo passo é pedir que o Prefeito Jonas Donizette (PSB) sancione o PL 48/18 aprovado na Câmara.

      Já contamos essa história várias vezes e talvez você tenha decorado, mas é importante lembrar o caminho que fizemos para chegar nessa conquista. No fim do ano passado, depois de importunação sexual virar crime, ficamos muito preocupados com duas coisas: 1) o fato de muita gente não saber essa informação; e 2) saber que infelizmente essa violência é recorrente no dia a dia das mulheres principalmente.

      Por isso, espalhamos a informação pela cidade! Colocamos 20 busdoors (aquela propaganda na traseira dos ônibus) e cartazes no interior de 400 ônibus da cidade. Focamos no transporte público porque sabemos que trata-se de um espaço utilizado por abusadores por causa da lotação, de uma privacidade maior para esconder os atos e até usar o balanço do ônibus como desculpa. Até fizemos uma simulação dos atos de importunação sexual para mostrar, sem filtros, ocorrências do dia a dia, como uma passada de mão, encoxada e outras.

      Quando o PLC 48/2018 que obriga a fixação de plaquinhas no interior dos ônibus começou a tramitar, ficamos animados e logo apoiamos o projeto. Ele demorou um pouco, sofreu com algumas burocracias, mas fizemos várias visitas e conversas com vereadores, participamos da audiência pública e acompanhamos de perto para que o processo não parasse e fosse esquecido. Finalmente, os vereadores aprovaram o projeto e agora só falta a sanção do Prefeito Jonas Donizette (PSB) para que finalmente essa divulgação vire lei. Conto com você para acompanharmos essa matéria até o fim!


      Pelo combate à importunação sexual!

      Claudia e toda equipe Minha Campinas
      Essa é mais uma vitória das mulheres! Assim como outras leis de combate a violência sexual, a lei de importunação vem pra ajudar as mulheres a não tolerarem mais abusadores. A divulgação é um passo importante pra gente saber dos nossos direitos e não deixar passar nenhum tipo de constrangimento sexual. Não merecemos essa realidade e juntas vamos denunciar! Só falta a assinatura do Prefeito, envie seu email agora e garanta essa vitória pra cidade.
      Buscamos aliados para juntos fazermos a diferença! Doe todo mês
         
      A Minha Campinas é uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2018! De iniciativa do Instituto Doar, da Rede Filantropia e da agência O Mundo que Queremos, 1700 ONGs foram avaliadas quanto à gestão, transparência, governança, captação de recursos, mensuração de resultados, dentre outros. A análise contou com o apoio de pesquisadores do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e da Consultoria Jr. Pública, ambos da Fundação Getúlio Vargas (FGV SP).

      Minha Campinas
      Rua Luzitana, 1779
      Campinas-SP / Brasil



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •