• NOTICIAS

      05/11/2019 | Novembro o mês da prevenção da diabetes

      Novembro: mês da prevenção da diabetes


      16 milhões de brasileiros sofrem com a doença; País é o 4º em número de casos


      No dia 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, mas no Brasil o mês todo é dedicado à prevenção da doença. Com 16 milhões de pessoas portadoras de Diabetes, o país é quarto com maior número de casos da doença no mundo, que responde também pela quarta maior causa de mortes, segundo levantamento do Ministério da Saúde.


      Segundo o fisioterapeuta e diretor da Andbem Ortopedia – Centro de Reabilitação Física em Órtese e Prótese -, de Campinas (SP), José Marcelo Carvalho, a Diabetes é uma doença crônica. O corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

       
      Considerado um dos maiores especialistas do Brasil em pés diabéticos, Carvalho alerta que a falta de cuidados pode agravar ainda mais os casos decorrentes da doença. A cada 20 segundo um brasileiro tem um membro inferior - pé ou perna - amputado em decorrência das complicações do diabete. Há menos de um ano era um caso a cada 30 segundo. "Este dado mostra que o problema vem aumentando de forma exponencial no Brasil, que gasta cerca de US$ 264 milhões em admissões hospitalares e outros US$ 128 milhões com amputações
       

      De acordo com Carvalho, as principais causas de amputações estão relacionadas à falta de cuidados, de tratamento e diagnóstico incorretos e falta de conhecimento dos profissionais da saúde para lidar com este problema. "A diabetes e seus efeitos podem ser evitadas, desde que sejam adotados hábitos saudáveis no dia a dia, como uma alimentação adequada e a prática de atividade física".

       
      Dados sobre pés diabéticos no Brasil

      Cerca de metade das pessoas com diabetes ainda não foi diagnosticada;

      Somente 25% dos diabéticos estão controlados;

      60% a 70% das pessoas com diabetes têm algum grau de neuropatia "pés insensíveis";

      A neuropatia "pés insensíveis" está presente em 80% dos pacientes diabéticos que apresentam úlceras nos pés;

      A diabetes é responsável por mais de 60% das amputações não traumáticas de membros inferiores; • 85% das amputações em membros inferiores são precedidas de úlcera.

       
       

      LEI

      A situação brasileira despertou recentemente a atenção do próprio governo federal e das autoridades. No final de outubro, o governo federal sancionou a Lei 13.895, de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. A norma, publicada dia 31 no Diário Oficial da União, teve origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 133/2017, aprovado pelo Senado em outubro.

       
      Tipos de Diabetes

      O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago que produz alguns hormônios importantes para nosso sistema digestivo. Em condições rotineiras, quando o nível de glicose no sangue sobe, células especiais, chamadas células beta, produzem insulina. Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou será armazenada como reserva, em forma de gordura. Isso faz com que o nível de glicose (ou taxa de glicemia) no sangue volte ao normal.
       

      O que é Diabetes Tipo 1?

      Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.

       
      O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

       

      O que é Diabetes Tipo 2?

      O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.


      Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

       

      Fatores de Risco

      Tenho risco de ter diabetes? Você pode ser um dos muitos brasileiros que têm diabetes e não sabem. Conheça os fatores de risco para os dois tipos e mexa-se para continuar saudável!

      Fatores de risco para Diabetes Tipo 1

      Já se sabe que há uma influência genética  - ter um parente próximo com a doença aumenta consideravelmente as chances de você ter também. Mas ainda não há pesquisa conclusivas sobre os fatores de risco para o Diabetes Tipo 1.

        
      Fatores de risco para Diabetes Tipo 2

      Pessoas que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes Tipo 2 devem fazer consultas médicas periódicas e exames com frequência. Você deve ficar mais atento se:

       

      NÚMEROS SOBRE A DIABETES NO BRASIL

      Incidência de úlceras ao longo da vida: 25%

      Prevalência das úlceras: 4 a 10%

      85% das amputações são precedidas de úlceras

      40-70% das amputações não traumáticas associadas ao diabetes mellitus

      2/3 cicatrizam e 1/3 evoluem para perda parcial ou total do membro inferior

       

      Perfil do paciente em risco de úlcera e amputação

      57,7 anos

      58,6% homens

       

      PRINCIPAIS CAUSAS DE AMPUTAÇÕES

      Tabagismo

      Neuropatia

      Isquemia

      Neuropatia+Isquemia

      Vibração diminuída

      Vibração ausente

      Retinopatia

      Região Sul/Sudeste

       

      SOBRE A ANDEBEM

      A Andbem foi fundada há 50 anos por José Antônio Carvalho, com Certificado de Próteses e Órtese (CPO). Em 1982, a Andbem foi pioneira ao trazer para o Brasil as novidades do setor, cientificamente aprovadas pelas normas nacionais e internacionais de alta tecnologia para os portadores dos pés diabéticos (úlceras plantares) para prevenção de amputações dos pacientes.
       

      A experiência acumulada durantes as cinco décadas levou os diretores da Andbem a serem convidados pela Sociedade Brasileira de Diabéticos (SBD), a participar e prestar consultoria na elaboração do projeto salvando pé diabético "Step by Step", que sendo adotado como política pública em todo o Brasil.
       

      A iniciativa tem como objetivo orientar e educar profissionais da área da saúde e paciente a evitar riscos de amputação dos pés diabéticos, utilizando calçados terapêuticos e off-loading shoes de forma correta. A ação deste projeto vai além da orientação e prevenção, com a orientação da prescrição para o governo sobre o fornecimento correto dos calçados e palmilhas terapêuticas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •