• NOTICIAS

      21/12/2019 | Moti Tsuki Matsuri na Praça da Liberdade

      49° Moti Tsuki Matsuri, conhecido como Festival do Bolinho da Prosperidade, que marca a virada do ano em São Paulo, no bairro da Liberdade, no dia 31 de dezembro a partir das 8h da manhã com evento tradicional e entrega de 40 mil motis para o público. A programação segue até meados de 13h, passando pelo horário de virada de ano no Japão.


      Tradição milenar japonesa na virada do ano, Moti –bolinho da prosperidade- será distribuído gratuitamente para 20 mil pessoas em São Paulo
       

      49° Moti Tsuki Matsuri acontece na Praça da Liberdade-Japão a partir das 8h da manhã do dia 31 de dezembro, seguindo o fuso horário do Reveillon do Japão no Brasil
       

      Enquanto no Brasil a grande maioria da população ainda sai às compras no dia 31 de dezembro para organizar os últimos detalhes da festa de Réveillon à noite, no Japão já está tudo pronto para a virada do ano. Isso pelas 12 horas de diferença do fuso horário. Mas na capital paulista, uma grande festa acontece simultaneamente, organizada há quase 50 anos pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade-. Trata-se do Moti Tsuki Matsuri, no País chamado por Festival do Bolinho da Prosperidade.


      À mesa, o Moti é uma tradição milenar japonesa no Réveillon, ele simboliza união e força para vencer o Ano Novo. E nessa festa de confraternização no bairro mais oriental do Brasil, em plena Praça da Liberdade-Japão, são distribuídos gratuitamente 20 mil saquinhos com dois bolinhos de arroz japonês ao público, sendo um branco e um vermelho, simbolizando a paz e a felicidade à população brasileira. Além disso, são instaladas tendas para oferecer 3 mil tigelas de Ozooni, espécie de sopa de Moti que tem como significado o pedido de afastamento de todos os males e prosperidade para o “Ano Novo”.

      O ritual de elaboração do Moti também faz parte do evento. Na Praça da Liberdade-Japão, com a participação de autoridades convidadas, é realizada a demonstração de 60 kg de Motigome (tipo de arroz utilizado) sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente. Na sequência, os motis são preparados por dezenas de voluntários da comunidade japonesa, formando o tradicional bolinho da prosperidade.

      “Assim é nossa vida. Unidos, criamos consistência e ficamos mais fortes para vencer as batalhas do dia a dia. Essa é a representação do Moti na cultura japonesa”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente da ACAL, entidade responsável pela organização dessa e outras festividades orientais realizadas em São Paulo, no bairro da Liberdade.

      Ainda durante o Moti Tsuki Matsuri, em Cerimônia Xintoísta, autoridades, convidados e público agradecem pelas dádivas recebidas ao longo do ano vivido e pedem bênçãos para o próximo ciclo que se iniciará, desejando saúde, harmonia e fartura.

      A programação acontece das 8h às 13h, marcando a virada do ano junto com o Japão, onde já será 2020. Em meio às atrações, ainda acontece apresentação de grupo de Taikô (tambores).

       

      49° Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade

      Dia 31 de dezembro de 2019 (terça-feira)

      Horários:

      8h – distribuição de 20 mil saquinhos com bolinhos de arroz japonês – Moti

      9h30 – abertura oficial com Cerimônia Xintoísta

      10h30 – Moti Tsuki – demonstração de motigome e confecção de bolinhos

      10h30 às 13h – oferecimento de 3 mil Ozooni

      Endereço: Praça da Liberdade-Japão, São Paulo - SP

      Acesso a portadores de necessidades especiais

      Facebook e Instagram: @acalliberdade

       

      A ACAL

      A Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL, com a denominação japonesa de “Bunka Fukushi Kyôkai”, é internacionalmente reconhecida e ponto de referência para a comunidade do bairro, assim como à cidade de São Paulo, ao Brasil e ao Japão. Tem por finalidade proporcionar a integração dos interesses dos comerciantes e moradores, visando seu aprimoramento cultural, sócio ambiental e ecológico, a prestação de serviços assistenciais, bem como o melhoramento das condições de vida de sua comunidade.

      Para cumprir sua finalidade, a ACAL promove, anualmente, grandes e tradicionais eventos culturais, com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer à população de São Paulo, aos turistas brasileiros e estrangeiros que, além de visitar o bairro diariamente, comparecem aos eventos e admiram a cultura oriental.


      Mais informações pelo site www.acalliberdade.org.br.

       
      #ACAL #acalliberdade #MotiTsukiMatsuri #Prosperidade #PraçaDaLiberdade #SãoPaulo #japonesa #Japão #Brasil #virada #Vip #vipvirtual #Nipo





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •