• AGENDA

      21/04/2019 | Paixão de Cristo de Piracicaba

      Local: Engenho Central de Piracicaba
      Horário: Programação abaixo até 21/04
      Cidade: Piracicaba /SP

      30ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba tem trilha sonora inédita


      A trilha sonora é tão importante que faz parte das categorias do Oscar. Ela emociona, alegra e até assusta o público diante de uma cena. Vivenciado este clima de inúmeras sensações, a Paixão de Cristo de Piracicaba celebra sua 30ª edição com uma sonorização inédita e exclusiva, composta pelo músico Márcio André Ribeiro da Silva, que atualmente mora e estuda em Houston (Texas), nos Estados Unidos.

       

      De acordo com o músico Márcio Silva, como é conhecido, o convite é mais um desafio na sua carreira profissional e pela segunda vez cruza com a Paixão de Cristo de Piracicaba. “O Marcos Thadeus (diretor geral desta edição) estava me procurando na internet e, de repente, encontrou um e-mail que enviei em 2008 para o Carlos ABC, diretor na época,  justamente para conversar sobre a possibilidade do espetáculo ter uma trilha sonora própria. Minha proposta surgiu após assistir uma das edições e ver que não possuía”, explica.

       

      Para compor a trilha sonora, Márcio brinca que busca a inspiração na transpiração. “Utilizo diversas técnicas, mas o público verá muita semelhança com os filmes de Hollywood. A maneira como está sendo composta permeia o espetáculo. Temos momentos dramáticos, outros onde a música leva à reflexão e também os mais alegres. Enfim, ela transportará os espectadores para a encenação, provocando vários sentimentos”, conta o músico que atua sozinho na composição.

       

      E se a Paixão de Cristo de Piracicaba já é comovente pela narração da história, fica ainda mais na cena da Pietà, quando Cristo é retirado da Cruz. Para este momento tão simbólico, o músico compôs uma melodia forte, que leva o público a sentir a tristeza da cena, ao mesmo tempo em que vivencia as atuações marcantes dos atores. “É emoção para quem ouve e assiste”, diz Márcio.

       

      Compondo em sua casa nos Estados Unidos, o músico de 42 anos e nascido em Santo André (SP) dá vida à trilha sonora com seu piano digital conectado a um computador para reproduzir os instrumentos virtuais. “É um trabalho em conjunto com a direção artística e a produção da Paixão de Cristo de Piracicaba. Envio as composições e vamos customizando, igual a uma alfaiataria, de acordo com cada cena. Por exemplo, altero se precisa enfatizar mais drama ou suavizo quando é uma cena mais calma. Assim, será possível ouvir sons realísticos dos instrumentos de orquestra, que também lembram os filmes que assistimos em casa ou no cinema”, finaliza.

       

      SOBRE O MÚSICO MÁRCIO SILVA

      Márcio André Ribeiro da Silva toca piano, teclado, órgão de tubo e eletrônico. É músico na Sacred Heart Catholic Church (Conroe, Texas) e na St. Bartholomew Catholic Church (Katy, Texas). Também atuou como músico na Catedral N.S. do Carmo (Santo André – SP), entre 1989 e 2015. Compôs a trilha sonora do espetáculo “Paixão de Cristo de Piracicaba” – Associação Cultural e Teatral Guarantã (direção de Carlos ABC - 2008). Foi professor de música no Studio Musical Art (1992 – 1999) e no Conservatório Musical Carlos Gomes (1991). Tecladista do cantor Francisco Petrônio (1996). Compôs a trilha sonora das peças “Tudo Azul no mar azul” (infantil) e também “Tudo por amor”, ambas em 1994, no Sesc Mauá, do Grupo teatral CAPA e direção de Paulo Cardoso. Fala inglês fluente e espanhol intermediário, além de ter formação musical nos cursos “Scoring Tools Masterclass” (2018), pela Film Scoring Academy; piano popular, por meio da Yamaha Music School – Los Angeles (1998); órgão eletrônico (1983-1990) na Magnosom Instrumentos Musicais Ltda. e de piano popular com a professora Márcia Kodama (1990 – 1991).

       

      SOBRE A PAIXÃO DE CRISTO DE PIRACICABA

      Realizada pela Associação Cultural e Teatral Guarantã, a Paixão de Cristo de Piracicaba, que será encenada no Engenho Central, entre os dias 14 e 21 de abril, na Semana Santa, vai além da apresentação teatral centrada na epopeia bíblica. O espetáculo com cerca de duas horas de duração surpreende em cada cena, fazendo o público ficar atento nos principais detalhes: cavalos, encenações, luzes e a movimentação que toma conta da cidade cenográfica montada especialmente para o espetáculo.

       

      Contando com a participação de um elenco formado por cerca de 250 voluntários, figurantes e técnicos, a Paixão de Cristo de Piracicaba é considerada uma das melhores montagens cênicas do país e a maior de todo centro sul do Brasil.

       

      Como já é tradição, as nove apresentações ocorrem entre os Domingos de Ramos e de Páscoa, sempre às 20 horas, com sessão extra (diurna) na Sexta-feira Santa. Neste ano, a direção geral é do artista e produtor cultural Marcos Thadeus, com assistência de Edvaldo Oliveira. A produção é de Anelisa Ferraz.

       

      ESPETÁCULO

      Lembrando uma verdadeira cidade cenográfica, a história transcorre em cenas simultâneas para permitir ao público uma completa visibilidade de todos os palcos que compõem a estrutura espalhada pela área principal do Engenho Central.

       

      No decorrer da apresentação o espectador sente-se envolvido pelo clima do espetáculo, num realismo obtido graças aos inúmeros efeitos cênicos e técnicos. A dramaticidade da trilha sonora, juntamente com os recursos utilizados, como carruagens, bigas, soldados e artistas circenses, remete o público à própria época.

       

      SERVIÇO

      30ª Paixão de Cristo de Piracicaba

      De: 14 a 21 de abril de 2019

      Local: Engenho Central de Piracicaba

      Horário:  20h (na Sexta-feira Santa também haverá sessão extra diurna às 17h)

      Realização: Associação Cultural e Teatral Guarantã

      Mais informações estão disponíveis na sede do Guarantã, com Leonardo Moraes, pelo telefone (19) 3413.7888, pelo e-mail: leonardo@guaranta.org.br, site www.guaranta.org.br e facebook.com/guaranta.associacao


      Flyer



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • Revista Vip Virtual

  •