• COBERTURAS


      01/10/2013 | Instituto do Radium de Campinas
      Local: Av. Heitor Penteado
      Cidade: Campinas - SP
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Referência na área de braquiterapia e radioterapia para câncer de próstata, Dr. John Sylvester visita o Instituto do Radium

      O Instituto do Radium de Campinas recebeu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a visita do médico norte-americano John Sylvester, co-fundador e diretor do Seattle Prostate Institute e do Puget Sound Tumor Institute, ambos nos Estados Unidos.

      Principal investigador em vários testes de câncer de próstata, já tendo realizado mais de 3.700 procedimentos de braquiterapia – uma forma de radioterapia em que se utilizam fontes radioativas em contato direto com a região do corpo a ser tratada – para esse tipo de neoplasia – Dr. John Sylvester virá conhecer as instalações do Radium e debater com membros do corpo clínico do instituto a respeito das mais recentes e avançadas tecnologias de radioterapia.

      O especialista é um dos três médicos que escreveram as diretrizes mais recentes da Sociedade Americana de Braquiterapia (ABS), usadas por braquiterapeutas de todo o mundo na aplicação da técnica de braquiterapia para câncer de próstata e, no Radium, ele será recepcionado pelo diretor executivo do instituto, Dr. Carlos Roberto Monti – especialista em Radioterapia e Cancerologia pela Associação Médica Brasileira (Colégio Brasileiro de Radiologia/Sociedade Brasileira de Cancerologia) e Conselho Federal de Medicina – e pelo diretor clínico da instituição, Dr. Lísias Nogueira Castilho – urologista e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

      Dr. John Sylvester veio a Campinas para ministrar a palestra “Câncer de próstata braquiterapia e radioterapia IMRT/IGRT (radioterapia com intensidade modulada /radioterapia guiada por imagem) - resultados e complicações”, em evento organizado pelos médicos André Meirelles (PUC-Campinas), Rafael M. Stopiglia (Centro Médico Campinas) e Wagner Matheus (Unicamp), com coordenação geral do Dr. Ubirajara Ferreira. A palestra faz parte do ciclo de debates “Reforçando conceitos e debatendo controvérsias” e acontecerá dia 30 de setembro, às 19 horas, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, localizada à Rua Delfino Cintra, 63, Centro, Campinas-SP. O encontro tem o apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, do Instituto do Radium e do Centro de Urologia e Saúde do Homem (URO Hominis).

      Dr. John Sylvester

      Certificado em Radiação Oncológica pela Câmara Americana de Radiologia, Dr. John Sylvester reside desde 2010 em Sarasota, na Flórida. É membro da Braquiterapia American Society (ABS), da American Society of Therapeutic Radiation Oncology (ASTRO), do American Medical Association (AMA) e do Florida State Medical Society.

      Em 1987 começou a atuar na área de braquiterapia de próstata e treinou profissionais na área do tratamento do câncer de próstata em algumas das mais renomadas instituições tais como UCSF, Harvard, MDAH, UCLA, Emory, Cleveland Clinic, Forrest, Duke, além dos primeiros médicos da especialidade na Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e América do Sul.

      É co-autor do The Prostate Cancer Treatment Book e publicou mais de 75 artigos em revistas e livros médicos. Dr. John Sylvester tanto desenvolveu como contribuiu para o desenvolvimento de diversas melhorias técnicas no processo de braquiterapia de próstata, incluindo a melhor forma de visualizar a uretra durante o procedimento.

      Foi o primeiro médico nos Estados Unidos a usar I-125 Eco Semente, a mais visível semente radioativa em ultrassom, e também o hidrogel SpaceOAR em IG- IMRT (intensidade modulada guiada por imagem radioterapia).

      Tratou o primeiro paciente do mundo, com o primeiro Calypso 4-D (tecnologia de ponta que ajuda os médicos a localizar e rastrear o movimento de câncer de próstata durante o tratamento), disponível comercialmente, da unidade de orientação de imagem em tempo real para câncer de próstata IMRT.

      Pelo conjunto de seu trabalho, Dr. John Sylvester é bastante requisitado para apresentar-se em conferências sobre o câncer de próstata em uma base regular em diversos países.

      Instituto do Radium

      Clínica médica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, com atuação nas áreas cirúrgica, radioterápica e quimioterápica, fundado em Campinas (SP), em 1946, pelo médico Manuel Dias da Silva.

      Oferece suporte integral – incluindo apoio psicológico – ao paciente e a sua família, por meio de atendimento humanizado e multidisciplinar. Sua filosofia de trabalho Sempre mais pela vida é calcada no comprometimento da equipe de profissionais, da qual fazem parte médicos titulados pelas Sociedades de Especialidades.

      Dispõe de aproximadamente 30 especialidades médicas distintas e que se complementam e garantem o padrão de excelência em atendimento realizado pela instituição há mais de 65 anos.

      Conta com seis unidades em Campinas – Radioterapia, Quimioterapia, Day Hospital, Check-up, Diagnóstico em Oncologia (PET-CT) e Unidade da Mulher – e uma em São João da Boa Vista (SP). Suas modernas instalações são dotadas de equipamentos de última geração para a realização dos mais eficazes procedimentos terapêuticos.

      Desde 2000, o Instituto do Radium é afiliado ao H. Lee Moffit Cancer Center & Research Institute, conceituada instituição de pesquisa e tratamento oncológico nos Estados Unidos, para fins de troca de experiência científica e assistencial. Por meio desta parceria, os pacientes do Radium contam com suporte direto e indireto daquele hospital, sempre que necessário, podendo fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas duas instituições.

      Câncer de próstata

      Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no Brasil, em, 2012, ocorreram 60.180 casos novos de câncer da próstata, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.

      Nas regiões Sudeste e Nordeste, o câncer da próstata é o mais incidente entre os homens, respectivamente 78/100 mil e 43/100 mil. Sem considerar os tumores da pele não melanoma, mais frequentes nas regiões Centro-Oeste, Sul e Norte.

      O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer da próstata é a idade. O aumento da expectativa de vida, a melhoria e a evolução dos métodos diagnósticos e da qualidade dos sistemas de informação no Brasil são fatores que podem explicar o aumento das taxas de incidência no país ao longo dos anos.

      No mundo, aproximadamente 62% dos casos de câncer da próstata diagnosticados acometem homens com 65 anos ou mais. Com o crescimento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos aumente cerca de 60% até o ano de 2015.

      Braquiterapia

      A braquiterapia cada vez mais se consolida como uma alternativa ou complemento ao tratamento convencional de alguns tipos de câncer. Introduzida no Brasil em 1991, a técnica é menos invasiva e provoca menos efeitos colaterais. Apenas nos primeiros dez anos de atividade do procedimento, o país tratou mais de 26 mil pacientes com braquiterapia.

      A braquiterapia – da palavra grega brachys, que significa “curta distância” – consiste numa radioterapia em que se utilizam fontes radioativas em contato direto com a região do corpo a ser tratada. O objetivo é administrar altas doses de radiação em volumes restritos do organismo, o que possibilita um maior controle da doença e menor toxicidade do tratamento nos tecidos localizados nas proximidades do tumor. Uma das únicas desvantagens da braquiterapia é que a técnica não pode ser usada quando o tumor não está restrito a uma área (existe metástase).

      Instituto do Radium de Campinas




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •