• COBERTURAS


      23/07/2019 | CIESP Campinas - Indicadores
      Local: Rua Padre Camargo Lacerda, 37
      Cidade: Campinas
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Coletiva Ciesp-Campinas

      INDÚSTRIA DA REGIÃO OPINA EM PESQUISA SOBRE ACORDO COMERCIAL MERCOSUL - UE

      O Ciesp-Campinas  apresentou  a pesquisa de Sondagem Industrial de Junho de 2019, com diversos indicadores da indústria.

      José Henrique T. Corrêa e Anselmo Riso, diretores do Ciesp-Campinas mostraram o comportamento das indústrias associadas da região, na Pesquisa de Sondagem Industrial de Junho de 2019, incluindo o Nível de Emprego e Balança Comercial Regional, com importações e exportações da indústria. Na Pesquisa de Sondagem, a indústria da região de Campinas opinou sobre o acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia (UE).
       
      O nível de emprego industrial na região do Ciesp-Campinas, composta por 19 municipios apresentou resultado negativo no mês de junho com aproximadamente - 1.300 postos de trabalho, no ano representa -1,73%, aproximadamente - 2.700 postos de trabalho. Não há demanda, explicou José Henrique, na pesquisa 60% dos respondentes declararam que diminuiram as vendas. Somente a reforma trabalhista não é o suficiente para impulsionar o mercado, ainda faltam aprovar as reformas que estão no congresso e suas regulamentações.

      Sobre o tratado comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), anunciado  em 28 de junho/2019, Anselmo Riso afirma que após 20 anos de negociação, é o maior acordo de liberalização do comércio já feito no âmbito do Mercosul. Esse acordo cria um mercado de 730 milhões de consumidores, com um PIB agregado de US$ 21,2 trilhões.

      O próximo passo será uma revisão legal e tradução para todas as linguas oficiais da UE para então ser assinado por todos do Mercosul e UE, isto pode levar mais alguns anos. Para uma análise de impactos em nossa região de Campinas deve-se aguardar a divulgação do texto final e detalhes. A certeza que temos é que este acordo exigirá o aceleramento da reforma previdenciária e tributária para atrair investimentos e melhorar a competitivdade.




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •