• COBERTURAS


      13/02/2020 | Avant-Premiere Van Gogh
      Local: Shopping Iguatemi Campinas
      Cidade: Campinas
      Cobertura por: Augusto Barretto


      Convidados Vip's estiveram no Avant-Premiere da exposição interativa “Paisagens de Van Gogh” no shopping Iguatemi Campinas

      De 14 de fevereiro a 29 de março, visitantes poderão conferir experiência sensorial pelos cenários do pintor, como parte das comemorações pelo aniversário de 40 anos do shopping


      Como parte das comemorações pelo aniversário de 40 anos do empreendimento, o Iguatemi Campinas oferece ao público gratuitamente, de 14 de fevereiro a 29 de março, a exposição “Paisagens de Van Gogh”, uma experiência imersiva e sensorial por cenários pintados por um dos grandes nomes do pós-impressionismo.


      “O incentivo à arte e à cultura faz parte do DNA do Iguatemi Campinas e ganhará ainda mais força em 2020, quando comemoramos o aniversário de 40 anos do nosso shopping. Dentro dessa premissa, estamos muito felizes em poder trazer para a população da cidade e região esta exposição que retrata de maneira lúdica e interativa o trabalho e a vida deste gênio holandês que foi Vincent van Gogh”, afirma a gerente de marketing, Janaína Nunes.
       

      Ela relembra que as comemorações pela data foram iniciadas com outra exposição de cunho cultural, a  Sandy & Junior Experience, que retrata por meio de um acervo raro e exclusivo a trajetória de 30 anos da dupla de ídolos campineiro na música e pode ser visitada até 16 de fevereiro, também gratuitamente.    
       

      Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.
       

      A exposição “Paisagens de Van Gogh” conta a vida e a obra do pintor por meio de salas temáticas. Em cada sala, o visitante irá viver a experiência única de sentir-se dentro de suas telas e mergulhar na alma do artista, conhecendo os cenários que o inspiraram, um pouco de suas reflexões e algumas pinceladas sobre fatos de sua vida e obra.
       

      A sensação de estar dentro dos quadros será conseguida com uso de cenografia inspirada nas obras de arte e tecnologias como projeção, realidade virtual, vídeos e áudios. Cada sala apresenta uma obra diferente do artista e, nos textos das paredes, faz uma analogia com aspectos de sua vida e de sua personalidade, partindo de trechos de cartas escritas pelo próprio artista.
       

      A exposição ficará localizada na praça de eventos do terceiro piso do shopping e poderá ser visitada de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h.

       

      Saiba mais sobre cada sala:
       

      Sala 1: Cartão-postal (entrada)

      A entrada da exposição apresenta um cartão postal com texto de Vincent Van Gogh para seu irmão Theo, representando o carinho que o artista, incompreendido em sua época, tinha por sua família. As cartas são repletas de sentimentos e uma enorme vontade de que sua obra agrade e faça sentido, o que não ocorreu durante a vida do pintor. Os selos, que se sobrepõem ao cartão, representam a aclamação oficial e popular do artista e de sua obra, por seu país, Holanda, e por todo o mundo.
      Ficha Técnica: Reprodução de um dos cartões-postais trocados entre Vincent e Theo (1872 a 1890). Cartão-postal, 10 cm x 15 cm.

       

      Sala 2: Campo de trigo com corvos

      Nesta sala é apresentada a angústia dicotômica sentida pelo pintor. Enquanto o amarelo, cor preferida de Van Gogh, é a matiz predominante no quadro “Campo de Trigo com Corvos”, os corvos efetivamente o enlouqueciam com o desalento de seu grasnar alto. É a felicidade representada pelo amarelo em contraste com a profunda tristeza e o desalento de um caminho sem saída, ao som melancólico e até irritante dos pássaros. Ao final da projeção, o som de um tiro, representando a morte do pintor, que atentou contra a própria vida, dando um tiro em sua barriga e falecendo dias depois no hospital, no colo do amado irmão.

      Ficha Técnica: Campo de Trigo com Corvos (julho de 1890), Óleo sobre tela, 50,5 cm x 103 cm, Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

       

      Sala 3: Labirinto de flores

      O labirinto formado por uma infinidade de flores de íris e representa a fascinação do pintor pela natureza. Por acreditar que seu papel como artista era o de captar tudo o que a natureza tinha a oferecer, buscava mostrar a todos, por meio de pinceladas intensas, mais do que os olhos podiam efetivamente enxergar. O período em que o pintor esteve recuso em um sanatório francês rendeu centenas de quadros retratando todo este esplendor.

      Ficha Técnica: Jardim de Íris (1890), Óleo sobre tela – 71 cm x 93 cm, J. Paul Getty Museum, Los Angeles, EUA.

       

      Sala 4: Praça da amendoeira

      Van Gogh, filho de um pastor calvinista, foi criado em meio à religião e a uma numerosa família. Entretanto, a doença o afastou de todos, com exceção de Theo, o irmão caçula, que além de incentivar o artista a seguir seus sonhos, sempre o tratou com muito amor e carinho. Os dois trocaram lindas e emocionantes cartas ao longo de anos. Esta sala representa exatamente todo o sentimento existente nesta relação, apresentando uma amoreira em flor ao centro, cercada por bancos de madeira onde os visitantes podem escutar os áudios de algumas das referidas cartas.

      Ficha Técnica: Amendoeira em flor (1890), Óleo sobre tela – 74 cm x 92 cm, Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda.

       

      Sala 5: Banho de Lua

      A sala Banho de Lua representa não somente a vida boêmia de Vincent, como também o seu fascínio pela noite e pelo brilho das estrelas. Para ele a noite era tão intensamente povoada de cores que frequentemente lhe parecia ser mais viva do que o dia. Angustiado, Van Gogh buscava conforto na bebida e nos bares. A experiência em realidade virtual apresenta o Café Noturno, um bar que o pintor costumava frequentar, retratado em cores vivas e alegres, em contraponto com a agonia e inquietação em que os frequentadores contumazes viviam mergulhados.

      Ficha técnica: Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888), Óleo sobre tela - 72,5 cm x 92 cm, Museu d'Orsay, Paris, França.

       

      Sala 6: Sinfonia da Noite Estrelada

      Esta sala foi criada de maneira a apresentar aos visitantes a incrível e esplendorosa obra de Van Gogh, como um todo, e sua inegável genialidade, que pode ser sentida e observada em cada pincelada, na escolha das cores, na maneira de retratar a natureza. De artista incompreendido a reconhecido gênio da pintura, sua obra é magnética e inegavelmente emociona a todos que têm a oportunidade de apreciá-la.
      Ficha Técnica: A Noite Etrelada (1889), Óleo sobre tela – 74 cm x 92 cm, MOMA, New York, EUA.

       

      Sala 7: Saída Pelo Bosque

      Uma das opções de saída da exposição. Nesta sala, impressões e espelhos criam nos visitantes uma sensação de imersão em um bosque pintado por Van Gogh.

      Ficha Técnica: Duas Figuras no Bosque (1889), Óleo sobre tela – 50 cm x 100 cm, Cincinnati Art Museum, Cincinnati, EUA.

       

      Sala 8: Foto Pintada

      Aqui os visitantes terão a oportunidade de tirar uma foto, com um filtro que remete à obra pós-impressionista, simulando suas pinceladas características. A foto poderá ser compartilha nas redes sociais. A cenografia da sala é composta por espelhos e girassóis, remetendo a uma das mais famosas obras do artista.

       

      Exposição “Paisagens de Van Gogh”

      Quando: de 14 de fevereiro a 29 de março

      Horários: das 10h às 22h de segunda a sábado e das 12h às 20h aos domingos e feriados
      Onde: praça de eventos do terceiro piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

      Entrada gratuita

      www.iguatemicampinas.com.br

       

      Sobre o Iguatemi Campinas - O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede, são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime –, duas megalivrarias, além da única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.


      #IguatemiCampinas #40anos #Exposição #PaisagensdeVanGogh #VincentWillemvanGogh #VanGogh  #Shopping #Campinas #arte #cultura #Vip #vipvirtual




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •