• Gastronomia

      10/12/2020 | Dom Brejas nas festas de final de ano

      Dom Brejas Brew Pub

      Especialista do Dom Brejas ensina harmonizar pratos com e cerveja e chopp nas festas de final de ano

      Escolhas levam em conta diferentes estilos de bebidas

      Preferida dos brasileiros, as cervejas e chopps vêm ganhando marcado por sua versatilidade, aromas e sabores variados. Com a expansão do mercado de bebidas artesanais, o consumidor conta hoje com mais de 100 estilos à sua disposição, os quais podem ser harmonizados com todos os tipos de comidas, especialmente nas festas de final de ano, como Natal e Réveillon.

      Dino Ramos, proprietário do Dom Brejas, de Campinas, selecionou seis estilos de chopp e cerveja para as festas deste final de ano, levando em conta aspectos como contraste e o aroma, e indica as melhores harmonizações com vários pratos. As sugestões vão do tradicional panetone, queijos, carnes diversas e sobremesas.

      As indicações começam pelo chopp Lager, uma cerveja leve, com baixa fermentação e ingredientes puros que trazem combinação de frescor. Para este tipo de bebida, Ramos recomenda uma harmonização com entradas como saladas, peixes e frutos do mar (salmão, sardinha, mexilhões e Lula), biscoitos e peru assado.

      Para quem prefere bebidas mais encorpadas, ele recomenda uma estilo IPA, nas versões Índia Pale e Ale Americanas, de amargor intenso, mas agradável e aromática. Este tipo de cerveja combina com pratos picantes ou gordurosos, tais como carnes assadas, churrasco, grão de bico, bolinhos, falafel, costelinhas e carnes com chilli.

      A versão Stout é uma cerveja com notas de toffee, café e chocolate amargo, que combina com variados pratos, como queijos nobres e uma deliciosa sobremesa. "A Stout é uma dica interessante de harmonização com panetones com gotas de chocolate, já que sua base de torra ajuda a controlar o adoçicado do panetone e realça a base do chocolate", explica.

      As festas natalinas e de passagem de ano sempre contam com carnes. Para estes tipos de pratos, como um peru assado, a indicação é uma cerveja estilo Weiss. Ela é produzida seguindo a tradicional receita alemã, à base de trigo. Esta cerveja tem um corpo cremoso, amargor leve, acidez equilibrada, delicada e com aroma de banana e cravo. Esta bebida também cai muito bem com tortas de limão e frutas como melão e uva.

      No caso da Red Ale, uma cerveja avermelhada produzida com maltes caramelizados característico da torra, complexa, aroma de ameixa, baunilha e amadeirado, a dica é para que seja harmonizada com castanhas, nozes e rabanada, já que equilibra o doce.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •