• Gastronomia

      03/10/2013 | Ateliê do Café Daterra

      Ateliê do Café incorpora a Daterra em sua marca e reforça relação entre bebida e a arte

      Minitorrefadora instalada em Valinhos também anuncia novo blend destinado ao mercado gourmet brasileiro

      Criado em 2006 para transformar cafés especiais produzidos pela Fazenda Daterra em blends destinados ao então incipiente mercado brasileiro de apreciadores da bebida gourmet, a torrefadora Ateliê do Café, com sede em Valinhos (SP), passa a adotar uma nova marca a partir do dia 2 de outubro: Ateliê do Café Daterra. A mudança faz parte do plano estratégico da empresa, de associar os dois importantes nomes, pertencentes ao Grupo DPaschoal,  e solidificar sua posição de única companhia nacional a atuar em toda a cadeia produtiva de cafés especiais sustentáveis – foi a primeira fazenda brasileira a receber a certificação Rainforest Alliance. Além do lançamento da nova marca no mercado interno, o Ateliê do Café Daterra apresenta um novo produto: o Daterra Late Haverst.

      Atuando em um nicho de mercado seletivo, formado por consumidores que buscam produtos diferenciados e de qualidade, o Ateliê do Café Daterra é a única torrefação que oferece torras programadas verificada pelo Sistema Roastex, que faz a leitura ótica dos grãos pós torra, garantindo aos clientes cafés mais frescos, com aromas e sabores muito mais intensos. Graças a esse compromisso, a empresa tem registrado ao longo dos últimos três anos um crescimento anual de 20%. A expectativa é que o volume de negócios continue aumentando nesse mesmo patamar em 2014. As vendas, feitas exclusivamente pela internet (http://www.ateliedocafe.com.br) e telefone (19 – 3829.6800) atendem a todo o Brasil. Além disso, o consumidor tem a oportunidade de encontrar os blends Ateliê do Café Daterra em hotéis e cafeterias de várias cidades do País que trabalham com produtos diferenciados e públicos exigentes por qualidade e sabor.

      O excelente desempenho do Ateliê do Café Daterra é justificado pelo extremo cuidado com que o café é plantado colhido, torrado e posteriormente enviado ao consumidor, dando ao processo uma dimensão de arte, aspecto que está muito bem representado na nova logomarca, concebida pelo Estúdio Azul. Nela, a relação entre arte e café se expressa a partir da proposta de ambos, que é despertar emoções e estimular os sentidos, de forma a atribuir um significado único a cada produção. Não por acaso, o espaço onde o artista cria recebe o nome de ateliê. “No Ateliê do Café Daterra, a arte é produzida de forma singular e concretiza-se numa bebida exclusiva, capaz de provocar sensações surpreendentes”, afirma Isabela Pascoal Becker, responsável pelo Ateliê do Café Daterra.

      A nova logomarca foi inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês relacionado à arte abstrata e líder do movimento artístico Neoplasticismo. Nesse movimento, eram utilizados os elementos mais puros, buscando evidenciar suas características únicas. Tais características do trabalho de Mondrian se assemelham muito com a arte feita no Ateliê do Café Daterra. Cada blend é desenhado para alcançar a melhor forma de torra, moagem e método de preparo, e assim propiciar os sabores mais ricos e intensos de cada grão.

      As cores utilizadas na nova marca representam os estágios de maturação do café, do fruto verde até a torra. As linhas paralelas de Mondrian receberam curvas, para acrescentar movimento e para dar um toque brasileiro ao logo, visto que foram inspiradas nas concepções de Oscar Niemeyer. considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento arquitetura moderna. A palavra Daterra, acrescida ao nome da marca, é REFORÇA a origem e a qualidade do grão.

      Novo café

      Para comemorar a nova marca, o Ateliê do Café Daterra também está lançando um novo Blend no mercado de cafés gourmets: o Daterra Late Haverst, em embalagens de 250 gramas (R$ 13,95) e 500 gramas (R$ 27,90). Os grãos recebem uma atenção especial ainda na planta. As cerejas secam na árvore antes de serem criteriosamente colhidas. Depois, os grãos são secos no terreiro e em secadores, ainda dentro de suas cascas. O resultado de tamanho cuidado é uma bebida que apresenta doçura pronunciada, sabor intenso, corpo elegante e acidez suave, porém intrigante. 250g e 500 gramas em todas as moagens.

      Sobre o Ateliê do Café

      A partir da experiência de mais de 20 anos da Fazenda Daterra em produzir cafés especiais e sustentáveis para o Exterior, a Daterra, empresa do grupo DPaschoal, iniciou em janeiro de 2006 o Ateliê do Café uma microtorrefação, para transformar os melhores cafés exportados em blends especiais somente para o mercado brasileiro.

      O frescor da torra é fundamental para uma xícara de café perfeita, por isso o Ateliê do Café faz torras programadas e entrega o café diretamente para o cliente, sem quantidade mínima.

      Na busca pela perfeição foi desenvolvida a tecnologia Roastex, única no país, que por leitura ótica seleciona os grãos após a torra garantindo a uniformidade e qualidade em cada xícara de café.

      Em agosto de 2009, o Ateliê do Café inaugurou em Valinhos (SP) o Centro de Treinamento e Torrefação, CEPEC, que permite oferecer aos clientes cursos, degustações e serviços exclusivos.

      Os cafés do Ateliê recebem no mínimo nota 80 e os cafés mais requintados ou exóticos, acima de 90. Incluindo o café Daterra Orgânico recebe a nota 86, o que é uma raridade em todo o mundo.

      O cliente pode escolher entre mais de 8 blends de cafés, em grão, saches, ou moído para todos os metodos de preparo: Filtro, Espresso, Moka, French Press, Aeropress, Hario V60 ou Chemex ou Turco.

      Além da venda on line e por telefone, o Ateliê do Café também trabalha com a linha Barista (atendimento a cafeterias, bistrÿs, restaurantes, café), serviços de Assinatura de Café.

      Os produtos do Ateliê do Café são certificados pela Rainforest Alliance. A Daterra foi a primeira fazenda brasileira a receber a cerificação de sustentabilidade no Brasil em 2003.


      Site: http://www.ateliedocafe.com.br





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