• Gastronomia

      07/11/2013 | Restaurante El Tambo no Dia dos Mortos

      Evento no El Tambo comemora Dia dos Mortos

      O El Tambo, bar e restaurante latino–americano, de Sousas, em Campinas, começa as celebrações do Dia dos Mortos, no próximo dia 08, a partir das 18h00. A data é o feriado mais comemorado no México e na qualidade de restaurante, também mexicano, não poderia passar em branco. A UNESCO declarou a data como Patrimônio da Humanidade.
       O evento vai oferecer inúmeras atrações diferenciadas, mas estilizadas com a data, como o repertório especial do músico mexicano Antonio Ramirez, a partir das 20h00. Além do repertório de Ramirez, que toca em duo, com o argentino Christian e com instrumentos andinos foi feita também uma parceira especial com o grupo Jagermeister. O cliente que chegar poderá degustar a bebida à vontade. Haverá ainda as caricaturas do artista Fabiano Carriero, que cobrará preços simbólicos pelos auto-retratos. E não acaba por aí! O El Tambo também fez uma parceria com a Bico Austrália – acessórios importados que vão prestigiar o Dia dos Mortos com pingentes, colares, anéis de caveiras e cruzes, mas que possui um vasto portfólio à venda da linha para quem não curte tais desenhos, que já são distribuídos em 20 países porque conta com a mais alta tecnologia, que não permite oxidação. 
      Para quem não conhece a bebida Jägermeister  trata-se de uma bebida alcoólica produzida na Alemanha desde 1935, que está chegando com tudo no Brasil, entre pub´s e barzinhos. É o nono destilado mais consumido no mundo. Jägermeister é composto de 56 ervas, frutas e raízes que a tornam uma bebida única, exótica e versátil, podendo ser consumido puro bem gelado, acompanhando sua cerveja ou outra bebida de sua preferência. Sua versatilidade proporciona as mais variadas combinações, sendo o mais famoso no mundo inteiro o "JägerBomb" que é a mistura com energético. Entre tantos drinks típicos e não alcoólicos que o El Tambo já oferece o Jagermeister também entrará no cardápio da casa.
      A casa de Sousas vai estar inteiramente decorada, mais do que já é, com o tema da festa. A arte-culinária, do chef Eduardo Turatti também vai garantir as porções e os pratos grelhados, com mais de 40 opções no cardápio, feitos a base de carne, frango ou peixe para agradar todos os paladares. Outro diferencial do El tambo são os 18 tipos de cervejas nacionais e importadas, além de oito diferentes tipos de tequilas.
      Como a “casa” vem sendo conhecida como espaço cultural, vai ser um casamento perfeito. Outras obras de arte em tela e caveiras também estarão expostas e à venda no local. O propósito é fazer como os mexicanos que comemoram a data com alegria, lembrando que já partiu e se foi, restando às boas memórias e momentos e para quem não usou a fantasia de Halloween, embora o tema da festa seja outro, de repente dá até para adaptar, usar ou reusar a mesma ou semelhante fantasia. O que o El Tambo quer oferecer é um pouco de diversão e arte, além de um pouco da cultura mexicana.


      Um Pouco mais do Dia dos Mortos
      No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande.
      As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, e outras típicas tribos indígenas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum à prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
      O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas por uma deusa, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de La Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.
      É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
      A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade, pelas seguintes referências:
      Em cerimônia realizada em Paris, França, em 7 de novembro de 2003, a UNESCO distinguiu a festividade indígena do Dia dos Mortos como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, por entender que é:
      "... uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas do país".
      Além disso, no documento se destaca:
      "Esse encontro anual entre as pessoas que celebram e seus antepassados, desempenha uma função social que recorda o lugar do indivíduo no seio do grupo e contribui na afirmação da identidade...”.
      Além de:
      “... embora a tradição não esteja formalmente ameaçada, sua dimensão estética e cultural deve ser preservada do crescente número de expressões não indígenas e de caráter comercial que tendem a afetar seu conteúdo imaterial".


      SERVIÇO:
      FESTA DOS MORTOS NO BAR E RESTAURATE El TAMBO – SOUSAS - CPS
      Data: 08-11-2013 – sexta-feira
      End. Av. Dr. Carlos Couto de Barros, Nº 2230 – entrada de Sousas, a partir das 18h00;
      Não há cobrança de ingressos, apenas Couvert de R$ 10,00 (não obrigatório).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •