• Gastronomia

      29/11/2015 | Revista quattrostagioni no Empório Gourmet

      Revista quattrostagioni promove jantar de primavera no Empório Gourmet

      A revista quattrostagioni promoveu na última quarta-feira (25/02) o jantar Prato Gourmet de Primavera no espaço interno do Empório Gourmet, localizado no Taquaral em Campinas. O chef Felipe Serpa aceitou o desafio de elaborar um cardápio completo com a amora, ingrediente de capa da edição. Para acompanhar, José Lúcio, da Enoteca Decanter de Campinas, escolheu entre seus rótulos três vinhos para fazer a harmonização dos pratos.

      Assim, a descontraída noite começou com um mix de folhas com tomates morango, uvas verdes ao creme de coalhada de búfala e amoras frescas. Na sequência foi servido um carpaccio de sous vide de magret com mix de brotos e spray de amora. Um cremoso Bossa N° 1 Brut Prosecco harmonizou perfeitamente com o antipasto.

      O primeiro prato foi o marcante caramelle de massa fresca com ovos caipiras e amora recheado com queijo brie, castanha do pará e mel silvestre, muito bem equilibrado com o Bossa N° 3 Brut Rosé, elaborado à partir da Pinotage, Cabernet Franc e Merlot.

      O segundo prato trazido à mesa permitiu colocar à prova a criatividade do chef Felipe: um maravilhoso carré de leitoa marinado ao limão caipira e especiarias ao chutney de amoras com mini legumes ao azeite de ervas, com harmonização do espanhol Legado Muñoz, um Garnacha rico de frutas vermelhas e um fundo de especiarias doces. Um brownie de amora e sorbet de banana fechou com chave de ouro o jantar.

      No final, o chef Felipe Serpa recebeu das mãos de Gabriel Rapassi, diretor de Cultura da Prefeitura de Campinas, uma placa pela elaboração do excelente cardápio do Prato Gourmet de Primavera 2015 da revista quattrostagioni , além de uma foto para moldura cedida pela Arte A La Vista, galeria virtual parceira do evento.

      Revista quattrostagioni

      Lançada em julho de 2012 pela Editora 4, a revista quattrostagioni tem por objetivo passar por todos os aspectos ligados à comida por meio de suas editorias, como saúde, história e viagem. Até mesmo moda e decoração chegam às suas páginas com um viés gastronômico.

      A cada edição, um restaurante abre as portas para a redação com o objetivo de receber uma crítica gastronômica na seção A La Carte. A revista traz ainda um resumo dos principais restaurantes da cidade com suas novidades na seção Roteiro. Dicas culturais preenchem a última página da publicação.

      Em Dica do Chef, um conceituado cozinheiro de Campinas dá dicas imprescindíveis para os leitores. Já em Mestre Cuca, um chef de renome faz um menu completo especial para a estação.

      Entretanto, o diferencial da publicação está na reportagem de capa cuja seção é intitulada Ingredienti. Ali, quattrostagioni seleciona uma iguaria da estação e a disseca, ou seja, descobre tudo a seu respeito, de curiosidades a informações nutricionais, passando, é claro, por uma receita que pode ser testada em casa pelo leitor.

      É ali também que está o desafio do chef, pois a proposta é que a cada edição, um restaurante anfitrião receba convidados e parceiros, e o chef prepare pratos que leve o ingrediente: da entrada à sobremesa.
       

      Fotos: Ricardo Lima





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •