Gastronomia
Black Sheep divulga menu do evento comandado por três chefs
Carnes costumeiramente desvalorizadas nos cardápios de restaurantes serão as estrelas do primeiro evento do Black Sheep Gastronomia de 2016, a ser realizado no dia 24 de fevereiro. Depois de testes e conversas entre si, os chefs Igor Furlan (Amadeu), Leandro Silvano (TRYP hotéis) e Mauro Tavares (Black Sheep) apresentam um menu instigante, que busca ofertar aos comensais uma experiência gastronômica diferente.
Cada chef será responsável por dois pratos e a sobremesa será feita a seis mãos, com serviço a la carte. Cada um dos sete passos será harmonizado com chopes artesanais da Cervejaria Landel de Campinas.
A partir de ingredientes típicos da comida caipira, preparados por mãos que sabem trabalhá-los, os chefs irão usar várias partes do porco – da cabeça ao pé - e cortes bovinos, como rabo e bochecha, por exemplo.
Junto a eles, muitas técnicas, além de temperos e acompanhamentos finamente preparados, sendo que boa parte deles são de produtores da região. Como a sustentabilidade é uma preocupação dos organizadores, o evento conta com a parceria da Calusne Farms (cultivo e fornecimento de hortaliças, brotos, flores comestíveis e ervas), da Monte Cogumelos (produtora de cogumelos orgânicos de Valinhos) e da Paris Pescados (distribuidora de pescados de alto padrão e frutos do mar, localizada em Indaiatuba).
Os ingressos já estão venda no Black Sheep Gastronomia e custam a R$ 85 cada.
Confira o menu completo
Pratos por Igor Furlan
- Tilápia defumada com gel de acerola, farofa panko com bacon e moela, purê de espinafre com ervilha e hortelã, mini cenoura agridoce;
- Barriga de porco glaceada com maracujá, favo de mel com agrião precoce, pele crocante, mini alho poró confitado e mousseline de butternut com gengibre;
Pratos assinados por Mauro Tavares
- Bruschetta morna de pão com tomate, coberta por terrine de queijo de cabeça (cabeça de porco) com picles de cebola, picles de pepino, e picles de cogumelo ostra guarnecido com capuchinha;
- Bochecha bovina feita no sous vide braseada 81º por 9 horas, ao molho do próprio suco, legumes e anchovas com clássico purê de batata com queijo artesanal Atalaia, defumado a frio;
Pratos de autoria Leandro Silvano
- Ravioli de harumaki recheado com rabada cozida na cerveja escura (cafetina da Landel), servida em seu próprio caldo, folha de azedinha, azeite verde e farinha de cogumelo
- Cupim em baixa temperatura, brandade de pupunha com manteiga queimada ao sabor de geleia de pimentão vermelho, carpaccio de pé de porco defumado servido em jardim de brotos e flores da região.
- Sobremesa surpresa
Sobre os chefs
Mauro Tavares – Apaixonou-se pela gastronomia durante o ano (2010) que morou na Nova Zelândia, onde fez cursos rápidos no setor. Já no Brasil em 2011 estudou gastronomia no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu e Salto (Ceunsp) e, posteriormente, em 2013 retornou à Nova Zelândia para se especializar na culinária do país. O chef contabiliza passagem por cozinhas de diversos restaurantes de Campinas, até que em 2015 abriu Black Sheep Gastronomia, um bistrô de cardápio enxuto e bem elaborado, em que mostra sua versatilidade de sua cozinha.
Leandro Silvano - Há 18 anos na profissão é formado em Gastronomia pela Uni FMU em São Paulo. Trabalhou e estudou com Chefs renomados como Laurent Saudeau, bem como auxiliou chefs internacionais em suas passagens pelo Brasil, como Albano Lorenço do Restaurante Quintas das Lagrimas (Portugal) e Fabio Barbaglini do restaurante Café Gruppi (Itália), entre outros. Esteve à frente das Cozinhas do Royal Palm Plaza Hotels & Resorts em Campinas, e atualmente comanda a do hotel TRYP By Wyndham em Campinas, da rede espanhola MELIÁ. É adepto da cozinha moderna, mas não deixa de lado a sua paixão pela clássica.
Igor Furlan - Formado em Hotelaria com extensão universitária em Cozinheiro Chefe Internacional pelo Senac de Águas de São Pedro , trabalhou em vários restaurantes da região, na capital paulista, além de estagiar na Escola de Artes Culinárias Laurent, do renomado chef francês e, posteriormente no Restaurante Laurent. Especializou-se em Cozinha Internacional na Escola Argentina Mausi-Sebbes. Após 10 anos de estrada, inaugurou o Restaurante Amadeu, onde desenvolve uma cozinha autoral com técnicas clássicas e adaptadas ao paladar brasileiro.
Serviço
Três chefs em jantar a sete passos no Black Sheep
Data: 24 de fevereiro de 2016
Horário: 19h30
Local: Black Sheep Gastronomia
Endereço: Rua dos Bandeirantes,270, Cambuí, Campinas, São Paulo.
Ingressos: R$ 85,00 à venda no Black Sheep
Mais informações pelo telefone (19) 3252-6126
Foto: Guillermo White