• Gastronomia

      03/05/2016 | Restaurante Jangada um visual novo

      Uma visão nova para uma casa tradicional

      Nos últimos 3 anos, o Jangada, restaurante com 52 anos de tradição, ganhou duas novas unidades, registra um crescimento de 600% no faturamento e atende mais de 30 mil clientes/mês. E mesmo com o cenário de crise nacional, a rede cresce e tem planos de expansão

      O Jangada Mogi Guaçu sempre foi uma segunda casa para Felipe, Fernando e Maria Rosa, irmãos e filhos de Antônio Lopes, proprietário há 25 anos do restaurante.
      Todos sempre acreditavam no potencial do restaurante, que já carregava a fama de “O Especialista em Peixes da Região”.
      Com um ambiente familiar, atendimento cortes e pratos generosos para compartilhar, o Jangada tinha tudo para se tornar uma grande potência no interior de São Paulo. “A gente queria mudar, mas meu pai tinha uma visão mais conservadora na época”, lembra Felipe.

      Quando Antônio comprou a sociedade e ficou sozinho no negócio, Felipe, com apenas 19 anos, viu a oportunidade e entrou na administração. Era 2010 e Maria Rosa Lopes Zago veio com o irmão, acreditando nos planos do caçula. “O Felipe falou comigo sobre o que queria fazer, sobre as mudanças, sobre especializar-se em gastronomia. Eu disse que topava e fomos em frente”, recorda.
      O objetivo sempre foi fazer do Jangada uma rede. Para isso, a primeira meta foi reformular o cardápio. De apenas três tipos de peixes e 12 pratos, a casa passou a oferecer oito pescados em mais de 30 combinações de pratos.

      O segundo passo foi reformar a estrutura, deixando o espaço do restaurante Mogi Guaçu mais bonito e moderno, sem deixar de lado o aconchego e clima familiar, marcas registradas do estabelecimento.
      O resultado? No primeiro mês com a casa reformada, o atendimento de clientes e o faturamento dobraram.

      Expansão
      Já com o padrão e qualidade de atendimento estabelecido, a necessidade de expansão surgiu e veio a oportunidade de abrir uma unidade em Limeira. Em apenas dez meses, foi construído um restaurante do zero, com mais de 1,3 mil metros quadrados construídos.
      A inauguração foi em 2013 e também marcou a chegada de Fernando Lopes, o irmão mais velho. Com a formação em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e especialização na UCLA (University of California, Los Angeles), ele era a força necessária para a administração da rede e ficou responsável pela abertura na nova loja. “No começo, o restaurante não tinha condições de ter toda a família na folha de pagamentos. Enquanto isso, fui me especializando e adquirindo experiência trabalhando em uma consultoria para grandes empresas, sem deixar de ajudar no restaurante nos fins de semana”, comentou.
      Com essa força extra, logo surgiu a oportunidade de abrir uma unidade no Pq. Dom Shopping, em um espaço de expansão voltado para um público mais exigente. Em 2015, nascia o terceiro restaurante do grupo que manteve a gestão profissional em um ambiente familiar. O sucesso foi imediato e a unidade atende aproximadamente 16 mil clientes por mês.

      Sem medo da crise
      No total, a rede Jangada registra um crescimento de 600% nos últimos três anos, com um total de atendimento mensal de mais de 30 mil clientes. Mesmo diante da crise, a expectativa de crescimento continua bem acima da inflação. Para Maria Rosa, tudo isso se deve a excelência das unidades. “Temos um ótimo atendimento, ótimo serviço, ótima comida em um ambiente agradável. Além de tudo isso, nossos pratos possuem um custo acessível, verificamos que diversos clientes nos prestigiam mais de uma vez por semana. Isso foi muito positivo para continuarmos crescendo, mesmo nesse período de crise”, destacou.

      Para Fernando, essa guinada foi vital para o restaurante atrair novos segmentos de público, sem deixar de lado os clientes antigos. “Precisávamos atender nossos clientes de uma forma cada vez mais profissional, sem deixar de lado essa característica familiar”, completou.

      Felipe também acredita que manter o padrão é o caminho para o sucesso do grupo. “Mantemos a imagem de um ambiente familiar, informal, com comida generosa para compartilhar. Essa é a nossa marca”, reforçou o jovem empresário, que hoje conta com o apoio total do pai. “Quando ele viu o crescimento, acreditou bastante no potencial do nosso trabalho. Viu que poderíamos ajudar a mudar e crescer.”





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