• Gastronomia

      28/05/2016 | Chef & sommelier em jantar harmonizado

      Chef & sommelier em jantar harmonizado no Vitória Newport Residence

      O chef Adriano Ramos e o beer sommelier Vinicius Colacioppo se uniram em parceria para promover eventos regados a boa comida e cervejas artesanais brasileiras. O primeiro deles já tem data marcada. Será dia 8 de junho – uma quinta-feira – a partir das 19h30, no salão do Vitória Newport Residence, que fica na Rua Santos Dumont, 291, no Cambuí, em Campinas.

      A iniciativa é proporcionar uma noite farta e saborosa por meio de quatro passos com saborosos pratos com ingredientes brasileiros e despretensiosos do chef harmonizados com as brejas escolhidas a dedo pelo sommelier.

      "O cardápio escolhido tem o objetivo de mostrar que com ingredientes simples e fáceis de achar no supermercado você pode fazer pratos deliciosos", comenta Ramos.

      Sobre as cervejas, Colacioppo explica as escolhas foram  feitas pensando na valorização do bom trabalho de cervejarias pouco conhecidas localizadas na região de Campinas. "A Berggren, que fica em Nova Odessa, será representada com três rótulos, e a Quinta do malte, de Socorro, com um rótulo", conta o beer sommelier.


      Confira o cardápio:

      Entrada – Pães, antepastos e saladas do chef
      Harmonização:  German Pilsen da Berggren  (5,5% ABV), com boa base de maltes e lúpulos bem florais.

      Primeiro prato – Galeto ao molho cítrico, com batata rústica e farofa crocante

      Harmonização: Rubra da Quinta do Malte, uma Orange Wheat Ale com laranja e malte de trigo não maltados de 4% ABV e de baixo amargor.

      Segundo prato – Filet Mignon suíno ao molho rústico acompanhado por creme de mandioquinha

      Harmonização: Bock Berggren (6,5% ABV), com notas de Toffe e caramelo trazendo bom equilíbrio com os lúpulos.

      Sobremesa – Creme de tangerina com banana empanada e brigadeiro.

      Harmonização: Stout Berggren (7% ABV), que tem notas de café e chocolate amargo.


      Sobre o chef

      A cozinha sempre esteve presente na vida do Adriano Ramos, desde muito cedo influenciado pela comida de sua mãe, que possui raízes goianas e que hoje estão presentes em muitas de suas preparações. A profissão em si veio mais tarde, depois de abandonar sua primeira escolha (educação física) e dedicar-se a trabalhar em bares e casas noturnas de Campinas. Começou como garçom, foi barman, chefe de bar, gerente de estabelecimentos reconhecidos na cidade. Ao mesmo tempo cozinhava em eventos fechado para pequenos grupos. Sempre com os olhos voltados para a cozinha, decidiu cursar gastronomia na Ceunsp em Itu, em 2011 para aprimorar técnicas e a empreender neste universo. Passou pelas cozinhas de restaurantes como Espaço Malagueta e Andarilho. Em 2014 reinaugurou o Bar Dona Flor, onde foi sócio e chef até março deste ano, quando iniciou novo projeto com participação em eventos fechados e em festivais de comida de rua e food trucks.

      Sobre o beer sommelier

      Formado como Sommelier de cervejas pelo Science of beer institute, Vinicius Colacioppo iniciou os estudos sobre o tema em 2011 e desde então vem desenvolvendo vários trabalhos neste setor. Ministra palestras e workshop sobre a cultura cervejeira, presta consultorias para bares na região, realiza jantares harmonizados em parcerias com chefs de cozinha eventos corporativos, é idealizador do Beertour Campinas, um projeto de turismo cervejeiro pelas cervejarias do Estado de SP.
      É também sócio da ACME BEER distribuidora e importadora de Bebidas de Campinas.

       
      Serviço:

      Chef & Sommelier - Jantar Harmonizado
      Data:
      8 de junho
      Horário: às 19h30
      Local: Vitória Newport Residence
      Endereço: Rua Santos Dumont, 291, no Cambuí, Campinas.
      Informações: (19) 98842-7078 e/ou 974104455
      Ingressos: R$ 90,00 pelo Sympla https://www.sympla.com.br/chef--sommelier-de-cervejas-em-jantar-harmonizado-no-vitoria-newport-residence__69872






  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •