• Gastronomia

      26/08/2016 | Fórum Gastronômico de Campinas e Região

      3º Fórum Gastronômico de Campinas e Região discutirá tendências do setor

      Evento promovido pelo CRCVB e pela Universidade São Francisco encerrará a programação paralela do Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região, de 29 de agosto a 1º de setembro

      Encerrando a programação de eventos paralelos do 8º Festival Gastronômico  deCampinas e Região, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB) e a Universidade São Francisco (USF) promovem de 29 de agosto a 1º de setembro o 3º Fórum Gastronômico de Campinas e Região, que tem como tema central “Startups. Cozinhe essa ideia.”

      O fórum reunirá profissionais e amantes da gastronomia para a discussão de temas pertinentes ao setor. Entre as diversas palestras programadas, serão abordados temas como “O Mercado Gastronômico de Campinas e Região”, “Produtos e negócios – sustentabilidade”, “Como construir um líder”, “Moagem de insights”, “Quanto vale uma estrela Michelin?” e “Cachaça como negócio”.

      A coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, Andréia Pimentel, explica que o objetivo é oferecer subsídios e discutir maneiras de incentivar a profissionalização, a diversificação e a evolução de negócios ligados à gastronomia.

      “Em épocas de dificuldades como a que o país enfrenta, com grande desemprego, a gastronomia é uma saída muito viável e de certa forma fácil. Nesse fórum, vamos discutir diversas ideias para incentivar tanto estudantes, quanto profissionais que já atuam sem muita estrutura e também as pessoas que querem entrar nesse mercado”, conta. 

      O diretor de Gastronomia do CRCVB, Carlos Américo Louredo, explica que o fórum é de extrema importância para os estudantes e demais profissionais que desejam ingressar no mercado. “Os participantes poderão entender melhor a realidade da gastronomia em Campinas, que se torna cada vez mais representativa, basta ver a quantidade de operações novas e antigas, a quantidade de cursos e o número de pessoas interessadas no setor. Vejo o fórum como um norte para estudantes e profissionais que já atuam na área”, afirma. Ele complementa que os debates também ampliam a grandiosidade do Festival Gastronômico de Campinas e Região.

      Serão três painéis de discussão por dia, das 19h30 às 22 horas, com um público de 200 pessoas cada dia, sendo 80 vagas abertas ao público e 120 reservadas aos alunos da USF. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site da USF(www.usf.edu.br/eventos) até o término das vagas. O campus da USF fica na Rua Coronel Silva Teles, 700, no Cambuí.

      O fórum encerra com chave de ouro a programação de eventos paralelos do Festival Gastronômico de Campinas e Região. Iniciado no dia 17 de julho, com o Chefs na Praça, que levou mais de 20 mil pessoas à Praça Carlos Gomes, o evento contou também com as ações Fiestas Patrias, que levou mais de 5 mil visitantes ao Cambuí para conferir o melhor da comida peruana.

      Além da programação paralela que segue até setembro, de 17 de julho a 14 de agosto, os 25 restaurantes participantes ofereceram menus completos, inspirados nas Olimpíadas, ao preço promocional de R$ 54,90.

       

      Confira a programação do 3º Fórum Gastronômico:

      Dia 29 de agosto Sabores e Saberes da Itália

      Mesa de abertura

      Participantes: Gilson Gomes, presidente do CRCVB, Carlos Américo Louredo, diretor de Gastronomia do CRCVB, Andréia Pimentel, coordenadora do Curso de Gastronomia da USF, e Fernando Cesar Gentile, diretor da USF

      Tema: Startups – Cozinhe essa ideia!

      Palestrante: Jô Achim Liebert

      Tema: Releitura da Gastronomia Italiana

      Palestrante: Jonathan Lauriola

      Tema: Mercado Gastronômico de Campinas e Região

      Palestrante: Carlos Américo Louredo



      Dia 30 de agosto – Crie na Crise: Como Investir

      Tema: Produtos e Negócios & Sustentabilidade

      Palestrante: Leandro Toledano

      Tema: Moagens e insights a fresco

      Palestrantes: Carolina Medeiros e Érica Araium

      Tema: Como construir um líder?

      Palestrante: Thais Giuliani



      Dia 31 de agosto – O Peso dos Melhores do Mundo

      Tema: Sabores e Saberes do Melhor Restaurante do Mundo

      Palestrante: Chef Rogério Maldonado

      Tema: Quanto vale uma estrela Michelin na França?

      Palestrantes: Fernando Correa e David Paulino

      Tema: A influência italiana na culinária no Brasil – Cantinas e Trattorias

      Palestrante: Chef Paschoal Iulinani

       

      Dia 1º de setembro – Histórias Engarrafadas – O mercado de bebidas e os profissionais do meio

      Tema: Cervejas artesanais atreladas ao estilo Rock

      Palestrante: Leonardo Bregula

      Tema: Cachaça como Negócio

      Palestrante: Gilberto Krasilchik

      Tema: Startups Nespresso

      Palestrante: Gerardina Flôr Ortega

      Sobre o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – Fundado no ano 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRCVB) tem como principal objetivo fomentar o Turismo de Negócios na Região Metropolitana de Campinas, além de promover e divulgar o destino, oferecendo informações atualizadas, reunindo empresas, fortalecendo relações e contribuindo diretamente para o segmento turístico e para toda a cadeia produtiva da região. O CRCVB investe em relacionamento e oportunidades. Para promover os atrativos turísticos da região, em parceria com seus associados, participa dasprincipais feiras e exposições do trade turístico.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •