• Gastronomia

      05/09/2016 | 50 memórias 50 sabores

      A Unicamp, por meio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), lança no próximo dia 25 de setembro (domingo) o livro 50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp. A obra, organizada pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, será apresenta ao público durante o evento “Chefs na Unicamp”, que contará com espaço de alimentação operado por alguns dos mais destacados chefs de cozinha de Campinas e Região. O Chefs na Unicamp também terá a função de anunciar o VI Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec), que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro. Tanto o lançamento do livro quanto a organização do Simtec fazem parte das ações em comemoração aos 50 anos da Universidade, que serão completados oficialmente em 5 de outubro.

      De acordo com Edison Lins, coordenador geral do GGBS, o livro 50 memórias, 50 sabores marca o cinquentenário da Unicamp ao prestar homenagem àqueles que contribuíram para a construção da Universidade, considerada atualmente uma das melhores da América Latina. “A obra, um projeto do jornalista e chef Manuel Alves Filho, revela, por meio de receitas culinárias cedidas por integrantes da comunidade universitária, um pouco da trajetória de funcionários, estudantes e professores, que constituem o maior patrimônio da instituição”, afirma.

      Lins explica que o lançamento do livro servirá de pré-abertura das atividades do VI Simtec, evento organizado por funcionários das diversas carreiras da Universidade, com o intuito de expor trabalhos e ações institucionais, desenvolvidas pelos componentes do quadro funcional durante as atividades diárias na instituição. “Como o Simtec ocorrerá às vésperas do cinquentenário da Unicamp, decidimos completar o ambiente de festa e fazer tanto o lançamento do livro quanto a abertura do Simpósio durante o Chefs no Campus. Será uma oportunidade única de convidarmos a população de Campinas e região para vir ao campus de Barão Geraldo para participar dessa comemoração”.

      Manuel Alves Filho, organizador do livro, conta que a ideia da publicação surgiu há mais de quatro anos. Com a proximidade do 50º aniversário da Unicamp, ela finamente pôde ser concretizada. “O livro é uma bora colaborativa. Estudantes, funcionários e professores da Universidade cederam receitas culinárias de família, que carregam muitas memórias e afetividades. Uma comissão organizadora selecionou as 50 que foram publicadas. Entre elas, há desde pratos singelos, de fácil preparo, até criações mais elaboradas. Todas, porém, são muito representativas do modo do brasileiro se alimentar”, detalha.

      Segundo Alves Filho, o livro traz as receitas acompanhadas de um breve perfil e foto de quem as cedeu. As preparações são ilustradas com imagens captadas pelo jornalista Ronei Thezolin, que revelam detalhes ora de pratos, ora de insumos presentes nas elaborações. “No momento em que chefs, cozinheiros e apreciadores da boa mesa se voltam para a valorização da matéria-prima, considerei oportuno fazer esse destaque, substituindo algumas fotos de pratos por imagens de ingredientes”, pontua.

      O livro 50 memórias, 50 sabores tem prefácio assinado pelo engenheiro de alimentos e reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge. Em seu texto, ele registra: “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp é um livro para ser degustado! Professores, funcionários e estudantes apresentam as tradições culinárias de suas famílias, com a organização do jornalista Manuel Alves de Souza Filho. Não poderia existir pessoa mais adequada para organizar um projeto como esse. Chef de cozinha, gourmet, gourmand e similares, Manuel representa a garantia de qualidade e conhecimento do tema gastronômico”.

      E Tadeu Jorge complementa: “Preparem seus apetrechos culinários, acendam seus fogões, aqueçam seus fornos, abram espaço nas suas geladeiras e executem as receitas a seguir. E não se esqueçam de convidar os amigos. Se, por acaso, não sair aquela maravilha inquestionável, lembrem-se de que a persistência leva ao aperfeiçoamento. A não ser, é claro, que aquele segredinho de família não tenha sido revelado... Bom apetite!”.

      Chefs na Unicamp


      O lançamento do livro e a pré-abertura do VI Simtec ocorrerão no evento Chefs na Unicamp,  no dia 25 de setembro (domingo). Um espaço de alimentação, formado por tendas, será montado na Praça do Ciclo Básico. Nela, alguns dos mais prestigiados chefs de Campinas e região estarão oferecendo suas receitas de família aos visitantes, a preços populares. Os pratos custarão entre R$ 5 e R$ 20. O evento se estenderá das 11h às 17h. Ao longo desse período, haverá uma série de apresentações artísticas e culturais, por parte dos integrantes do Programa Aluno-Artista, mantido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp.

      Os chefs participantes são: Vivi Góes (Nhoque de batata), Evandro Higa (), Cristiano Borgonovi (), Vivi Ávila (), Vivi Moraes (), Beto Amaral (Rocambole de linguiça), Paulo Mazzuco Fontes (), Curso de Gastronomia da FAJ (), Manuel Alves Filho (), Isabela Ferracini ().





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •