• Gastronomia

      07/09/2016 | Expoflora e sua Gastronomia

      Chuva de pétalasda Expoflora ganha versão em bolacha colorida e rosa é feita de ganache de frutas vermelhas

      Além de doces inspirados em flores, os restaurantes e confeitarias do parque da Expoflora oferecerem o melhor da culinária típica holandesa. O evento acontece até 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, e nos dias 7 e 8 de setembro, feriado da Independência, em Holambra, a 140 km da capital paulista.

      A Chuva de pétalas, agora, não cai apenas do céu de Holambra durante a Expoflora. Ela também vem em potinhos, com pétalas vermelhas, amarelas e laranjas prontas para serem degustadas. As bolachinhas em forma de pétalas de rosas, feitas à base de farinha, ovos, manteiga, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e raspas de limão está entre as novidades que o Casa Bela Restaurante preparou para a gastronomia do evento em 2016. A Expoflora acontece de 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, e nos dias 7 e 8 de setembro, feriado da Independência, em Holambra (SP).

      As cores das pétalas são garantidas pelos saborizantes de frutas vermelhas, limão siciliano e laranja. E para quem não se contenta em saborear apenas as pétalas, outra novidade do Casa Bela é uma ganache de frutas vermelhas no formato de um botão de rosa e batizado de Bloem Berry Roos (na tradução do holandês, uma flor de rosa feita com frutas vermelhas).

      Num trocadilho proposital com o blueberry, o chef Pablo Schoenmaker Domingues uniu as palavras bloem (flor, em holandês) berry (referência às frutas vermelhas, inglês) e roos (rosa, em holandês). O doce, na forma de um botão aberto, é de saborear com os olhos.

      Appelbol
      Já a Confeitaria Martin Holandesa traz um doce que, mesmo não sendo uma novidade gastronômica, está entre as deliciosas holandesas. Trata-se do Appelbol (bolinho de maçã). Conta-se que, em 1817, na Holanda, uma senhora por não ter sobremesa para oferecer à família, colocou uma maçã inteira na gaveta de cinzas do fogão à lenha.

      Após um longo período, retirou a maçã e a descascou, adicionou um pouco de canela em pó e mel. Anos mais tarde, quando foi inventada a massa folhada na França, os confeiteiros holandeses acrescentaram a incluiram na receita e substituíram o mel pelo açúcar. Desde então, o doce faz o maior sucesso nas confeitarias holandesas.

      Culinária holandesa
      A culinária típica holandesa é muito saborosa e faz sucesso no mundo inteiro. Os restaurantes típicos e as confeitarias instalados no parque da Expoflora oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisben (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês) nas versões vis en friet (peixe frito) e zure haring (feito com a sardinha fresca maturada), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), festival stamppot (purês típicos acompanhando dois salsichões) e stampot wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco e molho de cerveja).

      Como sobremesa ou nas confeitarias as sugestões são para os doces e bolachas, como o poffertjes (minipanquecas doces), speculaas (bolacha feita a partir da mistura de especiarias, com acentuado gosto de canela), stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana), e vlaai de damasco (waffel recheado com damasco), entre outros.

      Histórias gastronômicas
      O croquete – kroketten - é uma invenção holandesa, introduzida nos Países Baixos no começo do século X. Ele é feito à base de carne de frango desfiada temperada com salsinha, cebola e limão. São muito comuns na Holanda, onde também são servidos como recheio em pãezinhos. Acompanhados por batatas fritas, formam a refeição rápida mais popular da Holanda.

      Poffertjes (fofinhos) é um doce tradicional na Holanda, apreciado naquele país, pelo que se tem notícia, desde 1795. O poffertjes, na verdade, foi criado na França, de onde praticamente sumiu nos dias atuais. A receita vem da época de Napoleão, quando houve escassez de farinha de trigo e sobrava trigo sarraceno. Como os conventos faziam hóstias com água e trigo, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas e, assim, surgiu o poffertjes. Nessa época, Napoleão dominou boa parte da Europa, inclusive a Holanda, e os cozinheiros de suas tropas e os mercadores vendiam os poffertjes e sua receita. Com o passar do tempo, a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa pelos docinhos. Na Holanda, os poffertjes são vendidos em pratinhos descartáveis, em banquinhas colocadas nas ruas. Trata-se de uma espécie de minipanqueca coberta com manteiga e açúcar (tradicional) ou com morango e chantilly.
       

      Pannekoek (fala-se panecuque) está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros. Considerado um das receitas mais consumidas na Holanda, o prato, que pode ser brasileiramente explicado como: uma panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda.

      O stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda. Foi feito pela primeira vez no início de século XIX por um padeiro, com as sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com caramelo. Atribui-se a invenção do stroopwafel ao padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, ano em que abriu a sua padaria. No início do século XIX, havia cerca de 100 padarias que faziam o caramelo de waffle em Gouda, que foi a única cidade a produzir a bolacha até 1870. Depois dessa data, o biscoito também passou a ser feito em festas e nos mercados de outras cidades. No século XX, as fábricas começaram a produzir os stroopwafels, permitindo que esse tradicional biscoito holandês ganhasse o mundo. No entanto, até hoje, são produzidos artesanalmente em tradicionais feiras abertas de rua na Holanda e na Expoflora.

      Sobre a Expoflora
      A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento recebe, anualmente, cerca de 300 mil visitantes. Entre as atrações estão a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra. O evento tem o patrocínio da Ypê, Coca-Cola, Crystal, Amstel e Ultragaz e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra e Banco do Brasil.

      Serviço:
      35ª Expoflora
      Localização: Holambra/ SP
      Data: 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (feriado da Independência).
      Horário: das 9 às 19 horas
      Ingressos: R$ 42,00 na bilheteria. Também por meio de nossos representantes (veja a lista no www.expoflora.com.br) e pela internet - www.ingressorapido.com.br
      Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •