• Gastronomia

      30/09/2016 | Aula Show no Festival Gastronômico

      O Festival Sabores da Terra Edição Valinhos vai reunir um time de peso entre chefs, beer sommelier e produtores

      Especialistas em diversas áreas gastronômicas participarão do evento que acontecerá entre os dias 8 e 23 de outubro com palestras e aulas-show

      O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra de Valinhos está chegando cheio de novidades. E sabores, claro. O evento terá início no dia 8 de outubro com uma grande festa no Parque Monsenhor Bruno Nardini, onde é realizada a famosa Festa do Figo, trazendo um circuito gastronômico repleto de pratos diversificados, que foram elaborados para agradar a todos os paladares.

      Outra novidade do evento e um diferencial para os participantes é a realização de workshops, palestras e aulas-show com um time de respeito que vai dividir conhecimento e sabores ao longo dos 16 dias de festival. A parte acadêmica do evento tem vagas limitadas e é gratuita. As inscrições podem ser feitas a partir do site www.festivalsaboresdaterra.com.br.

      O ponto alto dessa agenda será no dia 17 de outubro com a vinda do premiado chef Arnor Porto, que iniciou sua carreira em 2005 no hotel Copacabana Palace e ganhou o mundo como chef pâtissier. Porto que colocou o Hotel Emiliano na rota das melhores sobremesas do Brasil, trabalha com sabores, aromas e texturas, que surpreendem os mais exigentes paladares. É considerado um dos chefs pâtissier de destaque, e suas criações são verdadeiras obras de arte. A convite da Callebaut (marca de chocolates belga para chefs) uma das patrocinadoras do Festival Sabores da Terra, Porto fará uma aula especial somente para chefs convidados de Valinhos, Campinas e região.

      Confira os nomes dos chefs que irão compartilhar conhecimentos e receitas frente a frente com o público.

      Richard Bryan Charity

      Especialista em olericultura e fruticultura sustentáveis atua na conversão de empreendimentos agropecuários convencionais a orgânicos há quase 30 anos. É assessor técnico e gerencial de iniciativas de agronegócio com a finalidade de assegurar a eficácia de conversão e treinamento de pessoal, identificando oportunidades de redução de custos e de riscos inerentes ao negócio orgânico.

      A palestra de Richard terá como tema "A produção e consumo dentro da cadeia curta de distribuição de produtos orgânicos", no dia 8 de outubro, das 11h às 12h.

      Marcelo Crósta

      Beer Sommelier e sócio proprietário da Cervejaria Landel, de Barão Geraldo, Marcelo dará uma aula com dicas para degustar corretamente uma cerveja. Marcelo atua na elaboração e produção de cervejas especiais e vai percorrer o universo das bebidas produzidas de forma artesanal com criatividade e informação de qualidade para os amantes da cerveja.

      Marcelo fará um worshop de degustação com a Cervejaria Landel no dia 8 de outubro, das 13h às 13h45.

      Isabella Ferracini

      Premiada chef e proprietária da brigaderia Madame Formiga de Campinas que está entre as 100 melhores confeitarias do Brasil. No Festival Sabores da Terra Isabella fará duas oficinas para crianças com o patrocínio da Callebaut. A chef vai ensinar os pequenos a enrolar e confeitar três receitas diferentes de brigadeiro. Podem participar crianças de 6 a 14 anos (20 vagas).

      A Oficina Kids de Brigadeiros com Madame Formiga e Chocolate belga Callebaut será realizada nos dois dias de festa de abertura do Festival, dias 8 e 9 de outubro, das 14h às 14h45.

      Manuel Alves Filho

      O Chef Mané dará uma aula-show ensinando técnicas para fazer risoto, um clássico da gastronomia. Em parceria com o food designer Claudio Cury, o chef vai utilizar insumos da Companhia das Ervas, Collecta e Bendito Fruto.

      Manuel Alves Filho é jornalista e chef de cozinha. No jornalismo, soma 30 anos de carreira. É vencedor do Prêmio Abraciclo de Jornalismo, Prêmio Yara de Jornalismo e Prêmio FEAC de Jornalismo. Na gastronomia, atua há 20 anos. É autodidata, mas tem vários cursos no currículo. Tem trabalhado mais fortemente na promoção de eventos que valorizem a cultura gastronômica. É o idealizador dos eventos Chefs na Praça, Chefs na Unicamp e Beer Train. É autor do livro "50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp". É palestrante de gastronomia.

      A aula-Show com o Chef Manuel Alves Filho, será no dia 8 de outubro, das 15h30 às 16h45.

      Erick Alsaro

      O talentoso chef Erick Alsaro é proprietário do restaurante Duo Bruschetteria & Botegga de Campinas há seis anos e do Américo, há um ano. Com experiência de mais de dez anos, o chef já passou por casas como Restaurante Rosário, Chef Théo Medeiros, Lagundri Bistrô Contemporâneo, Caprichos Restaurant (Inglaterra), Pasta Presto e El Mercado de La Parrilla.

      Alsaro também atua na área de consultoria técnica, elaboração e implantação de restaurantes, cardápios, treinamento de brigada e controle financeiro para diversas empresas do setor, além de fazer eventos corporativos, casamentos, personal chef e cursos em gastronomia internacional.

      Alsaro fará uma aula-show degustação ensinando Paella Caipira que será realizada no dia 9 de outubro, das 12h às 13h30. Por ser realizada na hora do almoço e incluir a degustação do prato, o ingresso custará R$ 30,00. Quem quiser pode comprar antecipadamente pelo site do evento.

      Sic David G. Marzan

      Natural do Chile e criado na França, na localidade de Marzan, Sic é chef proprietário da Taam Tov Kosher Delicatessen em parceria com a Gastro Obeso Center de São Paulo para produção e filmagem de receitas de pacientes bariátricos, Assessor do SENAC – SP na Gerencia de Desenvolvimentos Gastronômicos 2016 e palestrante para médicos especialistas em cirurgia bariátrica. Formado como Chef e Administrador de Empresas pela Universidade de Lyon, fez Mestrado em Hotelaria do IAE também em Lyon na França.

      Acumula experiências Brasil afora na hotelaria Internacional de grande porte, e tem passagens como Chef e Gerência pelas principais redes: Sheraton, IHG, Steinberger e LHW.

      A aula-Show com o Chef Sic David Marzan "Cardápio com Cogumelos", com produtos Monte Cogumelos e Castelo Alimentos será no dia 9 de outubro, das 15h30 às 17h.

      Igor Furlan

      O renomado chef do Amadeu Restaurante de Indaiatuba é graduado em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro e extensão universitária em Cozinheiro Chefe Internacional pela mesma instituição. Igor sempre se dedicou a carreira gastronômica, participando de vários cursos livres em escolas de gastronomia. Trabalhou em vários restaurantes da região, na capital paulista estagiou na Escola de Artes Culinárias Laurent, do renomado chef francês e posteriormente no Restaurante Laurent.

      No workshop do Festival, Furlan vai demonstrar a execução de um prato da alta gastronomia utilizando os queijos da Fazenda Atalaia com um toque de figo.

      O workshop com Igor Furlan será no dia 9 de outubro, das 17h30 às 18h45.

      Mario Firmino

      Mario Firmino profissional da área de TI, transita no mundo da gastronomia há muitos anos, se denomina como um gourmet diletante e é um dos fundadores do convivium Slow Food de Campinas. Criador do mini defumador manual, Firmino já cruzou fronteiras levando sua invenção para chefs de vários cantos do país que fazem criações gastronômicas incríveis, feitas a partir da defumação a frio.

      Na aula Mario fará uma demonstração criativa, utilizando suas invenções para defumar a frio alimentos e bebidas com produtos da Castelo Alimentos e cervejaria Landel.

      A aula-show de Mario Firmino será dia 11 de outubro às 19h no Hotel Blue Tree Towers Valinhos. Inscrições gratuitas (limitadas a 40 vagas).

      SERVIÇO

      Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra"

      Período: de 8 a 23 de outubro

      Evento de Abertura

      Data: dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo)

      Inscrições: http://www.sympla.com.br/festivalsaboresdaterra

      Agenda de aulas do evento de abertura

      Richard Bryan Charity – 8/10 das 11h às 12h (60 vagas)

      Marcelo Crósta – 8/10 das 13h às 13h45 (40 vagas)

      Isabella Ferracini - 8 e 9/10 das 14h às 14h45 (20 vagas por dia para crianças de 6 a 14 anos)

      Manuel Alves Filho – 8/10 das 15h30 às 16h45 (60 vagas)

      Erick Alsaro – 9/10 das 12h às 13h30 - Ingresso R$ 30,00 com direito a degustação (60 vagas)

      Sic David G. Marzan – 9/10 das 15h30 às 17h (60 vagas)

      Igor Furlan – 9/10 das 17h30 às 18h45 (60 vagas)

      Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo) - Rua Dom João VI, 82 - Jardim Planalto, Valinhos – SP

      Agenda de aula no Hotel Blue Tree Tower Valinhos

      Mario Firmino – 11/10 das 19h às 21h (40 vagas)

      Local: Av. Invernada, 3237 – Parque Nova Suiça - Valinhos/SP

      Informações sobre o Festival: (19) 99733.1398 ou e-mail: renata@eloproducoes.com.br

      Site: www.festivalsaborestaterra.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •