• Gastronomia

      31/03/2017 | Polenta do Bonelli no Cine Gourmet

      Bonelli

      Polenta especial do Bonelli é destaque no "Cine Gourmet", evento gastronômico da I Mostra de Cinema Italiano

      O restaurante Bonelli irá servir sua famosa "Polenta com molho de ragu de rabada" no evento que ocorre na Praça Carlos Gomes, no próximo domingo, 9 de abril

      O restaurante Bonelli é um dos restaurantes com especialidade italiana que irá fazer parte da primeira edição da Mostra de Cinema Italiano de Campinas, que será realizada de 6 a 13 de abril na cidade, com estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo. Com exibição de obras contemporâneas, além de três filmes antológicos do cineasta Elio Petri (1929-1982), homenageado da mostra. Autor de um cinema político, Elio evidenciou mudanças na Itália do pós-guerra a partir do realismo e representa a geração que mudou o cinema de seu país. A programação também conta com gastronomia e outras atividades culturais que remetem à Itália.

      Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico que irá ocupar a Praça Carlos Gomes, no dia 9 de abril, um domingo, com barracas de comida italiana. O restaurante Bonelli irá servir sua famosa “Polenta com molho de ragu de rabada”, que fez muito sucesso no último Chefs na Praça. Com inspiração italiana, o Bonelli batizou o prato de “Ladri di biciclette”, fazendo alusão a um filme de 1948, que retratava a dificuldade no pós guerra, período que a polenta se tornou um prato ainda mais emblemático para a cultura do país. 

      A polenta é um prato também adorado pelos brasileiros, e na versão do Bonelli, ganhou um sabor tradicional e ao mesmo tempo sofisticado, com o ragu de rabada, que passa por uma preparação minuciosa de 12 horas no forno à lenha, e só depois deste longo processo de cocção, que deixa a carne molinha e saborosa, é então preparado o ragu.

      O evento é uma oportunidade de experimentar essa iguaria da casa, que tem DNA italiano em algumas receitas servidas no jantar e principalmente nas pizzas, feitas de forma tradicional, em forno a lenha, seguindo a receita de massa oficial e regulamentada pela legislação da Itália.  

      A mostra contará com a presença dos cineastas Giuseppe Alessio Nuzzo, diretor do filme “A verdade” (Le Verità), e do documentarista italiano Gianfranco Pannone, duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001, além do ator e produtor Francesco Siciliano. As sessões de cinema vão ocorrer em vários pontos da cidade, com entrada gratuita.

      Promovido pela Prefeitura de Campinas, o evento tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Associação VIVI Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.

      Haverá também eventos acadêmicos, que nas sessões especiais vão debater, com estudantes e professores, aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC-Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Esamc e na Unisal.

      A Orquestra Sinfônica de Campinas participa nos dias 8 e 9, com apresentação das obras dos compositores italianos Nicola Piovani (1946), Ennio Morricone (1928) e Nino Rota (1911-1979).

      A proposta do Cine Gourmet é valorizar a gastronomia italiana que é promovida na cidade, já que a descendência italiana é muito forte no Brasil e em nossa cultura, especialmente na influência gastronômica. Mais uma vez, um evento gastronômico irá utilizar o espaço público para colocar os chefs e restaurantes em um espaço de integração com a cidade, a natureza e a população, oferecendo pratos de doces a salgados, com preços bem acessíveis.

      O filme “Ladri di biciclette”, que dá nome ao prato do Bonelli no evento,  é um filme clássico do Neorealismo Italiano, que retrata a vida de Antonio Ricci, que como tantos italianos pobres depois da guerra, estava desempregado a procura de emprego. Culturalmente, a polenta é um prato popular consumido em momentos de dificuldades, além de deliciosa, a polenta tem essa simbologia cultural para o povo italiano. “Todo este contexto entre cinema, cultura e gastronomia nos orientou na escolha deste prato tão simbólico para o povo italiano. Queremos que as pessoas tenham uma experiência cultural com a nossa comida”, reforça Silvio Bigon, proprietário do Bonelli.

      Serviço:

      Cine Gourmet - Mostra de Cinema Italiano em Campinas
      Data: 9 de abril, domingo, das 11h às 16h
      Local: Praça Carlos Gomes
      Mais informações: cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •