• Gastronomia

      11/04/2017 | Landel e Júpiter com a Fazenda Silvestre

      Sour Framboesa: Cervejarias artesanais e fazenda orgânica criam cerveja com frutas silvestres


      A união das cervejarias Landel e Júpiter com a Fazenda Silvestre, produtora de frutas silvestres orgânicas do sul de Minas Gerais, resultou em uma bebida surpreendente: a Sour Framboesa.

      Envasada em latas de 473 ml, em um lote de apenas 1800 unidades,  a cerveja colaborativa será lançada nesta terça, dia 11 de abril, no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo, a partir das 18 horas. Em Campinas, já está a venda em alguns estabelecimentos do setor.

      Trata-se de uma cerveja agradavelmente ácida e refrescante, feita no método Kettle Sour de acidificação do mosto. "Fizemos um starter a partir da microbiota do malte, o que deu uma acidificação muito interessante com boa complexidade." explica Marcelo Lima, mestre cervejeiro da Landel. "E respeitamos o tempo da cerveja, ficou 35 dias maturando. Isso garante uma cerveja redonda. O aroma e sabor da framboesa aparecem bem intensos, com notas de frutas vermelhas, pitanga e muito frescor", completa.

      O criador da Júpiter,  David Michelsohn, conta como surgiu a parceria: "Essa cerveja nasceu no balcão do bar, numa conversa sobre fermentações fora do comum. Conheci o Fabio (idealizador da Fazenda Silvestre) uma noite tomando chope e em dois minutos estávamos falando de leveduras exóticas e bebidas obscuras. Depois descobri que ele produzia frutas silvestres incríveis e a ideia de fazer uma cerveja juntos meio que surgiu sozinha".

      A Fazenda Silvestre fica em Sapucaí Mirim, divisa de Minas Gerais e São Paulo. Seu microclima temperado de altitude cria um terroir perfeito para produzir variedades de frutas silvestres de sabor estruturado e complexo. O uso de técnicas de manejo de baixo impacto ambiental garantiu o selo orgânico em 2011. "Produzir uma cerveja em parceria com a Júpiter, de quem sou fã, foi um processo incrível. Fiquei muito feliz de ver uma cerveja dessa qualidade associada a uma produção rural e orgânica." diz Fabio Menna, idealizador da Fazenda Silvestre.

      Sobre a Júpiter

      A Júpiter começou com experimentos cervejeiros feitos pelos irmãos David, Rafael e Alexandre Michelsohn no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Lançada comercialmente em 3 de julho de 2013, é a primeira cervejaria cigana da capital paulista. As cervejas da Júpiter não são pasteurizadas, o que garante sabor e aroma mais frescos - esforço que foi recompensado com medalhas nos concursos South Beer Cup de 2014 e Festival Brasileiro de Cerveja de 2015 e 2016.

      Sobre a Landel

      Fruto da imaginação e vontade de três apaixonados por cerveja, a Landel é uma cervejaria cigana (que não tem fábrica própria) nascida em 2013, que apresenta estilos de brejas artesanais com sabores adaptadas ao público brasileiro. Em 2015, uma de suas criações – a Session IPA – ficou entre as 30 melhores cervejas disponíveis do Brasil, segundo lista publicada pela Forbes.

      Sobre a Fazenda Silvestre

      A Fazenda Silvestre é um projeto de produção de alimentos com foco no sabor e na ética. É um resgate ao protagonismo do produtor rural e dos métodos tradicionais de produção e processamento de alimentos. Localizada no município de Sapucaí Mirim, divisa de Minas Gerais e São Paulo, a Fazenda Silvestre conta com 60% de área de mata preservada.

      Atualmente produz framboesas vermelhas e amarelas, amoras e mirtilos; variedades orgânicas de frutas silvestres selecionadas por seu sabor acentuado. O plantio respeita os princípios naturais e une tecnologia de ponta com técnicas tradicionais de cultivo. O método agroecológico de baixo impacto ambiental desenvolvido na Fazenda Silvestre recebeu o selo orgânico em 2011. contato@fazendasilvestre.com

      Serviço

      Colaborativa - Sour Framboesa
      Lançamento dia 11 de abril, 18 horas
      Empório Alto dos Pinheiros
      Rua Vupabussu, 305, Pinheiros, São Paulo





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •