• Gastronomia

      05/07/2017 | Drinques do Giovannetti D. Pedro

      Nova carta de drinques do Giovannetti D. Pedro mescla tradição e modernidade na medida certa

      Reformulada pelo experiente bartender Kascão Oliveira, a relação traz clássicos como o Old Fashioned e o Manhattan e o contemporâneo A Princesa de Campinas

      Descontração faz rima perfeita com tradição. É o que pensa Kascão Oliveira, um dos mais experimentados bartenders do Brasil, considerado o “rei do Dry Martini” na noite de São Paulo. Foi a partir desse entendimento que Kascão incluiu na nova carta de drinques do Giovannetti Parque D. Pedro, recém-reformulada por ele, dois clássicos da coquetelaria mundial: o Old Fashioned e o Manhattan. “São drinques tradicionais, que todo bom bebedor conhece e que são ideais para a happy hour, para os momentos de relaxamento”, analisa o profissional, que soma mais de 30 anos atrás dos balcões.

      Palavra de Kascão é expressão de confiança. Justamente por isso é que o profissional foi contratado pelo Grupo Giovannetti para atualizar a carta de drinques de suas unidades. O trabalho começou pelo Gio Rosário, que completou 80 anos de atividades no último mês de maio. Agora, o bartender imprimiu suas digitais na relação dos coquetéis do Gio D. Pedro. A ideia central de Kascão foi criar uma carta que reunisse tanto preparações clássicas quanto contemporâneas. “Atualmente, um bar funciona muito além dos anos 80”, explica veterano bartender.

      Embora tenham personalidade própria, o Old Fashioned e o Manhattan guardam semelhanças entre si, principalmente porque trazem o bourbon na receita, que pode ser classificado de maneira simplificada como uma variedade de uísque. Também levam gotas de angostura, sendo que o segundo conta, ainda, com vermute tinto. “O Old Fashioned é montado com uma lâmina de maçã verde ou de laranja. Já o Manhattan é mexido [não é, portanto, batido], pois tem elementos que se incorporam muito bem”, ensina Kascão. De acordo com ele, tanto uma bebida quanto outra são perfeitas para encerrar um dia de trabalho e dar início a uma noite de descontração, dado que são altamente relaxantes.

      Numa livre comparação, uma carta de drinques é como uma música bem elaborada, que não se sustenta numa nota só. Por isso, a relação de bebidas do Gio D. Pedro não contempla somente a tradição. Ela também tem espaço para coquetéis mais modernos e, por assim dizer, descontraídos. Um exemplo é A Princesa de Campinas, que Kascão criou recentemente para homenagear a cidade-sede do Giovannetti, conhecida como a Princesa D’Oeste. O drinque foi inspirado em elementos do brasão do município.

      A bebida apresenta coloração levemente amarelada, puxada para o dourado, remetendo ao mais nobre dos metais, o ouro, como símbolo de nobreza, riqueza e com significado de poder, fé, elevação, sabedoria, solidez e longevidade [no brasão, a imagem da ave Fênix é dourada]. A Princesa de Campinas é preparada com cachaça que leva a marca Giovannetti no rótulo, desenvolvida especialmente pela WIBA!, licor de cachaça com banana, creme de cupuaçu com lichia, suco de limão e xarope de açúcar, além de uma Physalis usada na decoração.

      A escolha da cachaça e do licor à base da mesma bebida remete à cultura canavieira e aos engenhos de açúcar, fontes de riquezas no passado e que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento de Campinas [também presentes no brasão, na forma de uma haste de cana-de-açúcar]. Já a Physalis, com sua coloração que varia do alaranjado para o vermelho, faz referência ao vermelho que aparece nas portas da coroa-mural do brasão e que, no Brasil, remete ao Direito e à Justiça. “A seleção dos ingredientes foi feita de modo a unir um pouco das características de cidade de interior [referenciada pela cachaça artesanal, produzida na cidade de Torre de Pedra, interior paulista] com aspectos de cidade cosmopolita, com a inclusão de frutos exóticos como a lichia e a Physalis”, explica o bartender, que já avisa: “Novos drinques virão por aí. Já estou testando alguns deles”.

      O Gio D. Pedro oferece, ainda, diversas opções de coquetéis feitos com cachaça, vodca ou saquê, nacionais e importados, associados a frutas do dia. Destaque para as combinações com sabores exóticos, como o de tangerina com pimenta rosa e o de maracujá com pimenta. Para completar, a casa conta com uma extensa carta de vinhos e com inúmeras opções de destilados e fermentados. Estes têm a companhia dos famosos chopes Brahma claro e escuro, que são considerados pelo público como os mais gelados e cremosas da região.

      “Rei do Dry Martini”

      Kascão Oliveira é uma espécie de enciclopédia da coquetelaria. Com mais de 30 anos de carreira, ele não apenas sabe compor drinques como ninguém, como conhece a história de cada um deles. A cada preparação, o bartender “recita” informações sobre a origem e desenvolvimento dos coquetéis. Em três décadas de atividade, Kascão soma passagens por algumas das mais famosas casas da capital paulista, como o Gallery e o Shaker Club. Na fase atual, ele se diz satisfeito por compartilhar sua experiência com o público de Campinas, cidade com a qual mantém vínculos afetivos. “É um prazer servir os campineiros, que formam um público exigente e conhecedor da coquetelaria nacional e internacional”, assegura.

      Sobre o Gio D. Pedro

      Caçula das unidades da marca, o Giovannetti Parque D. Pedro foi inaugurado em 2002, na Entrada das Águas do shopping homônimo. O restaurante tem 600 metros quadrados e abriga 400 pessoas. No salão principal, que é climatizado, o mobiliário moderno e as luminárias coloridas se misturam a itens de decoração vintage tais como máquinas de moer café, chaleiras de ferro, máquinas de escrever e até uma réplica de uma antiga caminhonete carregada de barris de chope, entre outros. Uma ampla área coberta com vista para o shopping e uma terceira, ao ar livre com um exuberante projeto paisagístico, são convites para saborear um chope gelado.

      Para garantir maior comodidade às famílias e proporcionar muita diversão para os pequenos, a casa dispõe do Cantinho das Crianças, um espaço reservado, equipado com quatro videogames e diversos brinquedos como fogõezinhos, panelinhas, jogos de tabuleiro, bonecas, mesinhas, entre outros, onde as crianças participam de atividades lúdicas gratuitas. Em dias e horários específicos, as atividades são comandadas por monitores.

      Grupo Giovannetti

      Fundado em maio de 1937, defronte ao Largo do Rosário, na região central de Campinas, SP, o Giovannetti foi adquirido, em 1981 pelo Grupo 15, detentor também das marcas Pinguim, America e Graal, e conta atualmente com mais duas unidades com características distintas na cidade: uma no bairro Cambuí e outra no Parque D. Pedro Shopping. Juntas, as três casas recebem mais de 70 mil pessoas por mês.

      Com um modelo de gestão calcado na excelência nos produtos e na personalização do atendimento, o Grupo Giovannetti lança tendências e permanece como parte da história de Campinas, perpetuando tradições. A marca trabalha com foco na valorização dos aproximadamente 200 colaboradores e com propósito bem definido de atuação em prol do terceiro setor.

      Entre os pioneirismos creditados ao Giovannetti está, por exemplo, o corte de sanduíche ‘boca de anjo’. A marca também foi a primeira, em Campinas, a oferecer traslado para os hóspedes dos hotéis da cidade que desejassem visitar suas unidades, entre outras inovações.

      Serviço:

      Giovannetti Parque D. Pedro

      Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas, Campinas, SP

      Telefone: (19) 3209.1641

      Horário de funcionamento: das 11h até o último cliente

      www.giovannetti.com.br

      Twitter | Instagram: @giovannetticps

      www.facebook.com/GiovannettiCampinas





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