• Gastronomia

      12/07/2017 | Fiesta Peruana de Gastronomia dia 23/07

      Independência do Peru

      Campinas recebe Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo em 23 de julho

      A 3ª edição do evento de rua, em trecho da Padre Almeida, oferece gastronomia, apresentações artísticas, exposição de roteiros turísticos e aula show gratuita com o chef peruano Marco Espinoza

      A cultura do Peru estará representada em peso em Campinas no dia 23 de julho, domingo, mais precisamente na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí. O trecho será fechado para receber a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo que, entre 11h e 17h, oferecerá muito entretenimento para comemorar com os campineiros a sua independência da Espanha, festejada em 28 de julho há 196 anos.

      Entre as atrações estão comida típica, doces peruanos, danças, artesanato, lounge temático de turismo com ofertas de viagens ao Peru oferecidas pelas agências de turismo Identidade e Achar Viagens, apresentação da banda Peru Latino e aula show com o chef peruano premiado Marco Espinoza, sócio proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.

      O Lima Restobar, localizado na quadra onde ocorre o evento, estará representado também com um estande na rua servindo o que há de melhor e mais característico da culinária dos Andes. A gastronomia peruana poderá ser apreciada ainda em outros estandes distribuídos no espaço, como o montado pelo restaurante brasiliense Taypa – também especializado no país e pertencente ao chef Marco Espinoza, os paulistanos La Dulceria e Peru Brilho das Artes, e os campineiros Joe & Leo´s, Cayena Bistrô e Buffet Antonello, que prestigiarão os participantes com releituras de receitas peruanas como Ceviche, Lomo Saltado, Butifarra, Peruano Burger, Arroz com mariscos, Anticucho, Chancho al cilindro, alfajores, rosquitas, etc.

      Marco Espinoza é quem ministrará a aula show gratuita de ceviche no Lima Restobar. A capacidade é de 50 lugares e o preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

      A festa, que está na 3ª edição, tem o apoio institucional do Escritório Comercial do Peru no Brasil, do Consulado do Peru em São Paulo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

      De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é encantar os campineiros e deixá-los com gostinho de quero mais. “A gastronomia tem se convertido num motivacional de viagem ao Peru. Além de visitar os pontos turísticos, os brasileiros querem degustar nossos pratos deliciosos, seja em mercados ou em restaurantes premiados”, ressalta.

      Gastronomia premiada

      Tamanho interesse deve-se à fama de boa comida que o Peru conquistou. Nos últimos 15 anos, a cozinha peruana é intensamente noticiada pelo planeta e atualmente a indústria da gastronomia representa o 5º lugar no PIB do país. O Peru ganhou o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo durante cinco anos consecutivos, de 2012 a 2016 outorgado pelo World Travel Awards.

      Segundo Milagros, o chef Gastón Acurio foi o precursor da divulgação, tendo iniciado as atividades na Espanha, no evento Madrid Fusion. “Hoje estamos na quarta geração de chefs peruanos jovens liderando este movimento no país e no mundo”. Dos 50 melhores restaurantes do planeta, nove são peruanos, segundo o ranking The 50 Best Restaurants.

      Unindo o Turismo e a Gastronomia, anualmente no mês de novembro 15 estados brasileiros participam da campanha de promoção Peru Week durante quinze dias, com ofertas de viagens lançadas por 60 operadoras de turismo e cardápios com preços convidativos oferecidos nos 35 restaurantes peruanos participantes. Nos últimos 5 anos, o fluxo de turistas brasileiros para o Peru registrou aumento de mais de 30%. Em 2016, o país recebeu mais de 160 mil brasileiros, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

      Peru em Campinas

      Milagros adianta que  a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo será uma experiência para guardar na memória e nas fotos: “Os visitantes serão incentivados a fazer selfies no Lounge Turismo Peru, que terá um painel de Machu Picchu ao fundo, uma lhama artística em tamanho natural, mantas coloridas e outras decorações que remetem ao destino”.

      “A Fiesta Peruana difunde a comida de rua, a cultura, a música e a arte estrangeiras e permite unir Campinas a variadas etnias. É uma excelente maneira de despertar o interesse e nos aproximar dos outros países”, observa Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas.


      Serviço

      Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo

      Data: 23 de julho, das 11h às 17h;

      Local: Rua Padre Almeida, entre as ruas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí;

      Entrada: gratuita;


      Aula show gratuita de ceviche com o chef Marco Espinoza. Capacidade: 50 lugares. Horário: 16h;

      Apoio institucional: Escritório Comercial do Peru no Brasil; do Consulado do Peru em São Paulo; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau;

      Apoio comercial: Lima Restobar; Joe & Leo´s; Chef Antonello; Chef Manuella, Achar Viagens e Identidade Viagens; La Dulceria; Peru Brilho das Artes; Ecopias; GM7; Campinas.com.br e revista Paila

      Informações: www.fiestaperuanacampi.wixsite.com/2017





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •