NOTICIAS
ACIC divulga avaliações do comércio de Campinas e região
Inadimplência aumenta 4% de agosto para setembro
Em 20 dias de greves (dos bancários e dos Correios), quase R$ 60 milhões deixaram de entrar no comércio de Campinas
Comércio fatura R$ 31 milhões por dia; impacto negativo das greves sobre esse montante chega a 10%
Emissão de cheques diminui 9,23% de 2012 para 2013 em Campinas
Em Campinas, a cada mil cheques emitidos, 1,79 são devolvidos
Dia das Crianças deve movimentar R$ 191 mi em Campinas; greves dos Correios e dos bancários podem impactar negativamente sobre esse número
Comércio é a atividade econômica que lidera ranking de empregos formais, com 724 postos gerados em agosto
No acumulado do ano (janeiro a agosto/2013) índice total de empregos formais em Campinas está 29,95% abaixo que o registrado em 2012
Massa salarial cresce 10,55% em Campinas, mas, produtividade não acompanha e fica na casa do 1,5%
ACIC leva parque de diversão para o Centro de Campinas por meio de campanha promocional para o Dia das Crianças
Comércio varejista continua se recuperando em setembro/2013 em Campinas e região
Os dados do SCPC de setembro de 2013 demonstram que as vendas em Campinas e região continuam se recuperando lentamente e ficaram 0,56% acima de agosto p. p., e 2,44% superiores a setembro de 2012.
O IMC, indicador de vendas a prazo, cresceu 6,88% em relação a setembro, enquanto que o ICH, indicador de vendas à vista, diminuiu em 2,81%, indicando mais compras financiadas que à vista.
As vendas em relação a agosto de 2013, em Campinas, evoluíram muito pouco, 0,56%, por ser um mês sem nenhuma data especial para o comércio e ter sido marcado por greves dos Correios e dos bancários.
No acumulado do ano (janeiro a setembro) de 2013 as vendas em Campinas continuam 1,57% menores que o mesmo período de 2012.
Na RMC, o quadro de vendas se assemelha ao de Campinas, com setembro de 2013 0,5% acima de agosto de 2013 e 2,32% superior a setembro de 2012. No acumulado do ano (janeiro a setembro), os dados continuam também negativos em 1,48% em avaliação com o mesmo período de 2012.
A inadimplência avaliada em números de carnês vencidos e não pagos em setembro de 2013 ficou 3,98% acima de agosto de 2013 e 24,97% maior que setembro de 2012.
No acumulado do ano (janeiro a setembro) de 2013, o número de carnês em atraso e não pagos ficou em 152.483 carnês, cerca de 12,92% acima dos 135.040 carnês do mesmo período de 2012.
Em relação às compras a prazo, a taxa de inadimplência em setembro de 2013 atinge, em Campinas, 8,90%, o que implica verificar que, a cada 100 compras a prazo, 8,9 não estão sendo pagos.
Na RMC, esses números foram de 358.362 carnês vencidos e não pagos de janeiro a setembro de 2013, 13,31% acima dos 316.253 carnês vencidos de janeiro a setembro de 2012. Dessa maneira, a taxa de inadimplência na RMC em setembro de 2013 está 8,85% levemente mais baixa que a de Campinas.
Em termos de valores, os 152.483 carnês não pagos de Campinas, representam R$ 120,5 milhões, e na RMC, R$ 283,1 milhões.
A expectativa para o comércio varejista em Campinas e região para este último trimestre do ano é mais otimista, pois conta com duas datas importantes: o Dia das Crianças e o Natal, que apesar da conjuntura macroeconômica adversa, devem ativar o segmento para uma expansão entre 4,0 e 4,5% até o final de 2013. Montante que, no entanto, será a metade do crescimento de 2012.
Juros no mercado de Campinas e Região – setembro/2013 (% ao ano)
Os juros continuam em elevação na ponta, por conta da elevação da taxa Selic, como proteção à expansão da inflação, e redução das vendas a prazo.
Dia das Crianças - mão de obra temporária/movimentação financeira
O preço dos brinquedos este ano deve subir 8,5%, o que representa uma elevação real de 2,36%, acima da inflação, em função da elevação da taxa de câmbio, que até o Dia das Crianças deverá chegar aos R$ 2,40 por dólar – uma desvalorização de 20,0% no período de janeiro a outubro de 2013.
Existem em Campinas 72 estabelecimentos do setor de brinquedos. Na RMC o número é de 201 estabelecimentos.
Emprego e Desemprego em Campinas e RMC
Campanha para o Dia das Crianças leva parque de diversão para o Centro de Campinas
Promoção realizada pela ACIC e CDL teve início no dia 30 de setembro
A ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas e a CDL - Câmera dos Dirigentes Lojistas de Campinas realizam a partir do dia 30 de setembro a Campanha do Dia das Crianças (12 de outubro), uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Esse ano, a ação conta com uma atração inédita, o parque Mapa da Diversão, que será instalado na Praça José Bonifácio, atrás da Catedral Metropolitana de Campinas, entre os dias 04 e 12 de outubro.
O parque funcionará das 10 às 16 horas, com nove atrações infláveis destinadas às crianças com idade entre 02 a 12 anos, como balão pula-pula, cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas, casa de boneca, pirâmide de escalada, entre outras. Durante a permanência nos brinquedos, monitores estarão disponíveis para garantir a segurança das crianças.
Para participar é fácil. A cada R$ 50,00 em compras nas lojas participantes da promoção, o consumidor ganhará um cupom e, acumulando dois cupons no valor total de R$ 100,00, basta apresentá-los na entrada do parque para garantir o acesso da criança e do responsável.
“Tivemos o cuidado de formatar a Campanha do Dia das Crianças de forma a contemplar tanto os adultos como as crianças. Nosso objetivo é estimular as vendas do comércio proporcionando aos consumidores e a seus filhos uma experiência de compra interativa e inesquecível”, afirma a presidente da ACIC, Adriana Flosi.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@acic.bz ou pelo telefone (19) 2104-9200.
Calendário da ACIC para outubro tem fóruns, palestras e lançamento de Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B
O calendário de atividades da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas para outubro inclui fóruns, palestras, cursos e outros formatos de eventos.O destaque da programação é o Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B, curso dividido em quatro módulos e que este mês, abrangerá o primeiro módulo inteiro e parte do segundo. Toda a agenda será aberta ao público, com variação de preços de até R$ 200,00 e com vagas limitadas. Os eventos serão realizados, em sua maioria, no auditório Guilherme Campos, no prédio da associação, que está localizado à Rua José Paulino, 1.111, no Centro, em Campinas. Mais informações: (19) 2104-9200.
Dando início à programação, a 22ª Edição do Bate Papo sobre E-Commerce: Oportunidades e Tendências para o seu E-Commerce de Moda será realizada no dia 05, sábado, das 14h às 18h, no auditório da ACIC. O bate papo tratará do mercado digital de moda, abordando as principais tendências e a palestrante, Patrícia Furlan, dará dicas sobre como alavancar as vendas da loja virtual. Patrícia atua desde dezembro na Marketing FastCommerce, plataforma de e-commerce no mercado há 16 anos. Patrícia tem oito anos de experiência na área cliente, marketing direto, assessoria de imprensa, eventos e redes sociais. Atuou em agência de eventos, no site Guia da Semana e na consultoria de seguros Aon, onde começou a atuar também com marketing digital. O administrador de empresas, Gustavo Menna, explicará o que é o evento. As inscrições devem ser feitas pelo site http://batepapoecommerce.com.br/event/inscreva-se/. O valor de investimento é de R$ 15,00 (para não sócios da ACIC). Sócios não pagam. Mais informações: (19) 2104-9200.
Já no dia 10, quinta-feira, o Fórum de Novas Gerações do Mercado de Trabalho ocorre no auditório da ACIC, das 18h30 às 21h. Nesse evento será abordado como selecionar e interagir com os novos candidatos que estão ingressando no mercado de trabalho, saber as tendências do mercado sobre as novas gerações e, também, ter dicas de como conviver e aproveitar o potencial desses profissionais. As empresas estão cada vez mais competitivas o que torna necessário ter uma equipe empreendedora e capacitada de colaboradores. As novas gerações trazem consigo novas perspectivas e diferentes experiências parao ambiente de trabalho. Falarão a respeito do assunto Adriana Chaves, Sócia Fundadora da DMRH | Cia de Talentos, Carolina Defilippi, Coordenadora Acadêmica, da PROORDEM e Luís Rasquilha, CEO da Ayr Consulting Worldwide. As inscrições custam R$ 200,00 (não sócios) e são gratuitas para sócios. Para se inscrever basta acessar o sitehttp://acic.bz/eventos/listar/156 ou ligar para: (19) 2104-9200.
No dia 15, terça-feira, terá início, também no auditório da ACIC, o Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B, que tem o objetivo de capacitar e desenvolver empresários e executivos nas principais competências de gestão empresarial com foco em serviços. Dividido em três módulos com mais um especial. Administração e Finanças será o primeiro módulo, dividido em quatro temas. O primeiro tema a ser abordado será Fluxo de Caixa e Formação de Preço, que terá três horas de duração e será ministrado por Fausto Luiz Alves, administrador de empresas, consultor, professor de graduação e pós graduação da ESAMC, Faccamp, especialista em Valuation, análise e viabilidade de projetos (inclusive BNDES). O curso começará às 18h30 e está programado para terminar às 22h. O programa pode ser adquirido por tema, módulo, ou completo e seu valor varia de acordo com o escolhido. Para mais informações: (19) 2104-9200.
No dia seguinte, 16, quarta-feira, o auditório Guilherme Campos, recebe o Fórum de E-commerce, das 18h30 às 21h. Os palestrantes Roberto Medeiros, Advisor da Advent International, Marcelo Terrazzan, Gestor da Área Comercial da Rakuten e Franklin Bravos, Diretor, da Signativa – e-Commerce de Resultados abordarão como funciona esse mercado, quais as vantagens d e utilizar esta ferramenta e trazer as novidades e tendências desse setor. As inscrições, são gratuitas para sócios e R$ 200,00 (não sócios) e devem ser feitas pelo site http://www.acic.bz/eventos/listar/157 ou pelo telefone: (19) 2104-9200.
Dando continuidade ao Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B, no dia 17, quinta-feira, ocorre o segundo tema do primeiro módulo, Balanço Patrimonial, DRE e Tributos. O curso começará as 18h30 e terminará às 22 horas, no auditório da ACIC. O professor Fausto Luiz Alves, administrador de empresas, consultor, professor de graduação e pós graduação da ESAMC, Faccamp, especialista em Valuation, análise e viabilidade de projetos (inclusive BNDES) será o palestrante.
No dia 21, segunda-feira, das 18h30 às 21h, será a vez do terceiro tema do primeiro módulo do Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B, Contratos, que será ministrado pelo advogado Fábio Bueno de Aguiar, profissional com 26 anos de atuação na área empresarial, trabalhista e sindical. Proprietário da Moraes Bueno de Aguiar e Advogados Associados e foi gestor jurídico trabalhista de empresas como Grupo Pão de Açúcar, São Paulo Alpargatas e Banco Citibank S.A.
Na terça-feira, 22, o auditório da ACIC, abre suas portas para receber o Fórum de Fusões e Aquisições. O evento terá como palestrantes José Luiz de Melo, escritor do livro Venda sua empresa, não deixe ser comprada e Juliano Graff, proprietário da MasterMinds, que ensinarão como preparar sua empresa para o momento da compra e venda e como torná-lo uma oportunidade única de crescimento para o seu negócio e mostrarão um pouco mais sobre estratégias de crescimento por aquisição. O fórum terá início às 18h30 e está previsto para encerrar às 21h. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas para associados e têm o custo de R$ 200,00 (para não sócios) e devem ser feitas pelo site http://www.acic.bz/eventos/listar/159 ou pelo telefone: (19) 2104-9200.
Já na quarta-feira, 23, a palestra de Gestão de Pessoas na Prática para Pequenos Negócios ocorre, das 13h30 às 16h, no auditório Guilherme Campos, na sede da entidade. A palestra ministrada pela analista de negócios sênior do SEBRAE-SP, Marcela Barbosa da Silva, trará aos empresários a importância de implementar na empresa procedimentos e gestão de recursos humanos, visando melhorar a competitividade da empresa e destacar o reconhecimento e a valorização das pessoas. Formada em administração de empresas, Marcela atua há cinco anos no SEBRAE-SP. A palestra é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições ser feitas pelo site http://www.acic.bz/eventos/listar/153 ou pelo telefone (19) 2104-9200.
Também no dia 23 de outubro, o Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2 terá seu primeiro módulo encerrado. O quarto e último tema, Administração de Pessoal, será abordado pelo sócio-diretor da Propter Desenvolvimento Gerencial, Adriano Pedro Bom. Adriano é uma grande referência em treinamento e desenvolvimento corporativos com uma ampla gama de temas de formação, atuando em todo o Brasil. Coordenador da área de Gestão de Pessoas (Graduação e MBA) da ESAMC e doutorando em Educação Corporativa (UNICAMP), atuou como executivo, consultor ou instrutor na área de Gestão de Pessoas em empresas tais como: Mogiana Alimentos (GUABI), SKY, CPqD, WABCO, Concessionários Volvo, Concessionários John Deere, KSPG Automotive, SEBRAE, CIESP, Opto, Schereder, dentre outras. Em seu curso serão abordados temas como desenvolvimento e conquista da liderança, motivação, liderança situacional e delegação.
No dia seguinte, 24, quinta-feira, o Curso de Implementação em TISS, ocupará o auditório da ACIC, das 8h às 12h. O curso será voltado para o estudo prático das novas implicações do padrão estabelecido pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – para a troca de informação entre prestadores e operadores da saúde suplementar, e terá como objetivo promover uma ampla discussão sobre as novas implementações do padrão TISS, suas questões técnicas e operacionais de acordo com a orientação da ANS. Para comandar as palestras foram convidados Raphael Castro D’Oliveira, gerente comercial da Wareline e Marcos Roberto Morais, especialista em prontuário eletrônico do paciente e interoperabilidade na Wareline. Raphael atua há 10 anos como gerente comercial da Wareline, é graduado em Ciências Administrativas com especialização em Custos Hospitalares pela PUC e tem MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas, já Marcos é graduado em Ciências da Computação e Análise de Sistemas. É responsável pela análise e desenvolvimento de todo o processo do TISS para cerca de 300 hospitais em todo o Brasil. As vagas são limitadas e o valor de investimento é de R$ 200,00 (não sócios). Sócios da ACIC não pagam. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.acic.bz/eventos/listar/154 ou pelo telefone (19) 2104-9200.
Na última semana de outubro, o Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B entrará no seu segundo módulo, Liderança e Gestão de Pessoas. O módulo será divido em quatro temas e o primeiro a ser abordado, no dia 28, segunda-feira, das 18h30 às 22h, no auditório da associação, será Recrutamento e Seleção, comandado por Adriano Pedro Bom, sócio-diretor da Propter Desenvolvimento Gerencial. Serão apresentados tópicos como escolha do perfil dos candidatos, como obter candidatos, decidindo pelo melhor candidato e avaliação das competências.
Encerrando o mês, Adriano Pedro Bom retorna ao auditório da ACIC no dia 30, quarta-feira, das 18h30 às 22h para comandar o segundo módulo do Programa de Formação de Gestores de Serviços – B2B, sob o tema Remuneração. Serão debatidos tópicos tais como remuneração estratégica, progressão salarial, promoção, e quais os benefícios que devem ser oferecidos aos funcionários.
Horário do comércio para o Dia das Crianças 2013
As entidades representativas do comércio de Campinas sugerem que no sábado, 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, a abertura do comércio de rua seja das 09h às 17h.