NOTICIAS
Livro relembra a luta contra a epidemia que quase dizimou Campinas
Com o surto da febre amarela como plano de fundo, “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889” narra o cotidiano das famílias campineiras que permaneceram na cidade para combater a doença.
Com seu lançamento marcado para o dia 26 de novembro, às 19h30, no Tênis Clube de Campinas, o livro “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889” mostra a triste e emocionante luta contra a epidemia que quase dizimou a cidade no final do século XIX, mais precisamente entre os anos de 1889 a 1899.
O evento contará com a presença de autoridades da região e famílias tradicionais de Campinas, que tem em sua história familiar a luta contra a febre amarela.
Para escrever “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889”, Jorge Alves de Lima realizou uma pesquisa primaria: utilizou jornais atas das reuniões da Câmara dos Vereadores, cartas dos médicos envolvidos no tratamento da doença, como “Costa Aguiar” e documentos oficiais de pesquisas realizadas pela Unicamp na época.
Com objetivo claro de preservar uma parte pouco conhecida da história de Campinas o livro, que nas palavras do próprio autor segue o propósito de “preservar as fontes e deixa-las como pistas para os historiadores do futuro”, apresenta uma oportunidade única para aquelas pessoas que desejam conhecer a fundo a história da cidade onde vivem.
Sobre o autor
Jorge Alves de Lima é advogado, formado pela PUC Campinas, e atualmente é Diretor do Centro de Ciências, Letras e Artes. Faz parte da Academia Campinense de Letras. Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas. E ao longo de trinta e cinco anos foi procurador da Prefeitura Municipal de Campinas.
Serviço:
Lançamento do livro “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889”
Data: 26 de novembro de 2103
Hora: 19h30
Local: Tênis Clube de Campinas – Rua Cel. Quirino, 1346 – Cambuí, Campinas
Telefone: (19) 3721-6850