NOTICIAS
Voluntárias fazem bazar prol do Boldrini
Artigos de cama, mesa, banho e artesanatos natalinos estarão à venda
Cerca de 200 peças de cama, mesa, banho e artesanatos natalinos em madeira, confeccionados pelo Grupo de Artesanato e Costura do hospital, estarão à venda no bazar em benefício do Centro Infantil Boldrini, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Clube Campineiro de Regatas e Natação, no Cambuí, em Campinas. O bazar funcionará das 9h às 18 horas, com entrada franca. O Boldrini trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.
O valor arrecadado com o bazar contribuirá para as reformas necessárias no mobiliário da internação dos pacientes. O bazar terá produtos a partir de 10 reais, como panos de prato bordados e toalha de mesa a 20 reais confeccionados pelas voluntárias.
Valéria Alberti Andrade Godoi, 68 anos, é uma das voluntárias e está na instituição há 18 anos. Viúva, com dois filhos e um neto, com a aposentadoria em 1995, a rotina diária de trabalhar no serviço público e cuidar da família ganhou novos objetivos. Nas segundas-feiras, Valéria se dedica exclusivamente ao Grupo de Artesanato e Costura, onde tem uma função administrativa, além de executar trabalhos de bordado e crochê.
Sempre disposta, ela faz tudo para manter a boa convivência alegre das voluntárias que participam do grupo. “É um grupo que se mantém. É como se fosse uma família. Todo mundo se interessa em fazer para ajudar o hospital. Quando me aposentei soube por uma voluntária, amiga da minha filha, do trabalho sério da instituição. E decidi também colaborar com o hospital”, comenta.
Sobre o Grupo de Artesanato e Costura
As integrantes do Grupo, com idades que variam entre 40 e 89 anos, bordam, costuram e fazem crochê. Panos de prato, lençóis, fronhas, caixinhas de madeira e novidades em artesanato estão entre os itens confeccionados com o objetivo de ajudar o hospital.
Nos 33 anos de colaboração, as voluntárias ajudaram na aquisição de equipamentos e computadores para o hospital e também com doação para a unidade de Radioterapia.
Apesar da idade avançada, as senhoras não descuidam das tarefas, que incluem a organização total dos eventos, como arrecadação de fundos, compra de materiais, aluguel de espaço para a realização das atividades e confecção de prendas.
Todas as segundas-feiras, as voluntárias se reúnem no Núcleo do Voluntariado do Boldrini, sob a coordenação de Amália Monteiro ou dona Nena como é conhecida. Cada uma das voluntárias faz atividades preestabelecidas, o que auxilia na agilidade em que realizam o trabalho. O artesanato produzido pelas voluntárias é considerado profissional, por ser fino e de alta qualidade. Na confecção são utilizados tecidos de algodão com 180 e 250 fios.
Boldrini
O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), é referência latino-americana e há 35 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. É o maior hospital especializado na América Latina na área da onco-hematologia pediátrica. Atualmente, o Boldrini atende cerca de 7 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer − comparáveis ao Primeiro Mundo −, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças.
Serviço:
Bazar prol Boldrini
Data: 27 a 29 de novembro de 2013
Horário: 9 às 18 horas
Local: Clube Campineiro de Regatas e Natação
R. Cel. Silva Teles, 462 − Cambuí – Campinas (SP)