NOTICIAS
Poesia de jovem atendida pelo Grupo Primavera integrará livro da Vivara Editora
Jovem do Grup o Primavera classifica-se em concurso nacional de poesia
Poema “Ventos”, de Eduarda Pardim dos Santos, de 16 anos, constará no livro da Vivara Editora, a ser distribuído aos 250 autores no próximo dia 31 de maio
A jovem Eduarda Pardim dos Santos, de 16 anos de idade, atendida pela ONG Grupo Primavera, de Campinas (SP), foi uma das classificadas no Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2015, organizado pela Vivara Editora, com a poesia intitulada “Ventos”.
Ao todo, foram classificados 250 poemas de tema livre, que constarão em um livro a ser entregue aos autores até o dia 31 de maio deste ano. A publicação terá uma edição de cinco mil exemplares, conforme regulamento do concurso.
Eduarda é uma das jovens que integra a turma Jovem Aprendiz II, oferecido pelo Grupo Primavera, onde está desde 2009, e ainda trabalha como aprendiz na Embrasatec, graças à parceria da ONG com empresas da região. “Ela é uma excelente Menina Primavera, um exemplo de determinação e superação, e merece esse reconhecimento no livro que receberá em breve”, afirma Sandra Zuliani, coordenadora artística e pedagógica do Grupo Primavera.
Sobre o Grupo Primavera
Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de quase 9 mil meninas e jovens atendidas nos mais de 30 anos de transformação social no Jardim São Marcos, bairro da periferia de Campinas (SP) reconhecido pela violência.
Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 crianças e jovens, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostas, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-as para que se sejam agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-as a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional delas no mercado de trabalho.
Além das meninas primavera, também atende jovens meninos por meio de seus programas de educação complementar, caso do Pacto, programa especial da ONG que prepara jovens para os exames de admissão em colégios técnicos de Campinas e região.
Ventos
(Eduarda Pardim)
Ventos que levam a impureza
E também a tristeza,
Belos ventos,
Que me deixam ali sozinho
Assistindo um filminho
Hum, que beleza!
Ventos criados pelo Grande, que está nos ouvindo neste instante.