• NOTICIAS

      25/06/2020 | Taekwondo na quarentena - Débora Plentz

      Taekwondo na quarentena: avaliação de troca de faixa pela internet mostra que a luta está no coração

      Por Débora Plentz, faixa preta campeã mundial de Taekwondo ATA e sócia-proprietária da ATA Plentz System
       

      Há pouco tempo, se eu ouvisse falar em aulas de artes marciais e um exame de graduação on-line, consideraria algo inimaginável, e caso fosse imaginável, não me pareceria confiável.

      E mais uma vez a vida mostra o nosso poder de mudança e adaptabilidade... Uma pandemia criou um novo cenário e iniciamos um vínculo e uma sequência de treinamento on-line com nossos alunos.

      Todos nós sentimos, mais do que nunca, a falta do contato humano, a saudade do olho no olho, e a falta que este convívio próximo nos faz.

      Contudo, está sendo emocionante para os professores sentirmos a entrega do aluno em casa, se adaptando, se esforçando e desejando continuar evoluindo, mesmo com os desafios da tela.

      No taekwondo, temos alunos exemplos de superação que mantém e seguem firmes no treinamento durante a quarentena, superando todos os desafios do momento.

      Seguir em frente quando tudo está favorável é razoavelmente fácil... Termos em mente um espírito de superação quando não se está sendo desafiado, também é fácil...

      Mas vencer a si mesmo, mentalizar "sim, eu posso!", e buscar evoluir no meio de adversidades – como esta pandemia –, aí sim é algo realmente emocionante e indescritível!

      E nesta fase sem igual de vigilância para a não contaminação do Novo Coronavírus não deixamos de evidenciar o empenho dos alunos que mantiveram o treino à distância. Tivemos um momento também inédito na história de taekwondo ATA. Em vez da tradicional cerimônia de troca de faixa em Alphaville-SP, evento que reúne cerca de 500 alunos prestando exame, foi promovida a primeira cerimônia on-line de troca de faixa. Nada mais justo a quem treinou poder colher o mérito da dedicação.

      Mas como seria esta cerimônia? Pensamos em cada detalhe para promover um evento remoto que seguisse todos os protocolos marciais e que conseguisse ser especial para fazer jus ao mérito e esforço de cada aluno. O resultado foi surpreendente!

      Ao ver o rosto e o esforço de cada um nas apresentações, o sentimento de admiração foi indescritível. Vermos o aluno uniformizado, as mesas e cadeiras arrastadas nas casas para ter espaço para os golpes, a preocupação e entrega individual, todos se adaptando e buscando a sua melhor performance e apresentação... Sem dúvida, o sentimento de apreciação e gratidão predominou no coração de cada um de Juízes!

      Sentimos que o taekwondo ou a atividade que amamos não está propriamente na escola física em si, mas está no nosso coração.

      Sentimos que o nosso poder de superação e adaptação e muito maior do que imaginávamos.

      Sentimos que é bem mais fácil superarmos adversidades quando estamos juntos, pois as nossas forças somadas nos levam mais longe...

      Sentimos nesta pandemia o quanto somos importantes uns para os outros, e o quanto é importante mantermos uma mente forte.

      A mente de um faixa preta é uma mente fortalecida, positiva, que treina para superar adversidades. E, sem dúvida, os alunos e os arte-marcialistas que seguiram em frente, trocaram de faixa e se mantiveram ativos nesta pandemia nos deram uma lição de como lidar com as dificuldades: nada é impossível para quem realmente deseja! E mais que treinar só o corpo, devemos treinar a nossa mente. Uma mentalidade forte supera qualquer desafio!!!
       

      Débora Plentz é faixa preta, 4º Dan, e campeã mundial em Fórmula, Armas e Sparring do Taekwondo ATA, maior rede de escolas de treinamento marcial no mundo; sócia-proprietária da ATA Plentz System, que tem dez unidades entre a Grande Capital e Campinas (SP).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •