• NOTICIAS

      09/02/2011 | Lu Alckmin presidente do Fussesp

       Primeira-dama e presidente do Fussesp, Lu Alckmin, durante encontro com o arquiteto Marcelo Rosenbaum

      A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, recebeu no Palácio dos Bandeirantes na manhã desta quinta-feira, 13, o arquiteto Marcelo Rosenbaum e integrantes do projeto Bela Ação.

      Idealizador de ações premiadas e bem sucedidas, Rosenbaum apresentou o projeto A Gente Transforma (AGT). A iniciativa é realizada em conjunto com grandes empresas, na comunidade do Parque Santo Antônio, na zona sul da capital. O projeto consiste em ações criadas para despertar a criatividade e realizar mudanças por meio da inclusão social, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço.

      O Parque Santo Antônio continua em processo de transformação. Além de pintura, melhoria no campo de futebol - que se tornou o espaço de lazer da comunidade -, também está prestes a ser entregue uma biblioteca.

      Como forma de começar a contribuir com esse projeto, Lu Alckmin doou um Kit da Padaria Artesanal para ser destinado a essa comunidade. "É um projeto bárbaro que está mudando a vida daquela comunidade. A padaria irá contribuir com isso", disse a presidente do Fussesp.

      Rosenbaum saiu entusiasmado com o encontro e a conquista. "Pensar no pão não só como alimento, mas também como uma forma de geração de renda. Sem dúvida, esse é um bom começo de promissora parceria com o Estado", declarou.

      Padarias Artesanais

      O programa, criado por Lu Alckmin em 2001, consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits são compostos por forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e botijões de gás, doados pela iniciativa privada.

      O programa tem como objetivos: capacitação profissional, melhoria na qualidade da alimentação e geração de renda.

      Existem mais de nove mil kits implantados em todo Estado de São Paulo. As Padarias Artesanais ainda estão presentes em 17 Estados e dois países.

      Fussesp

      Presidente Lu Alckmin

      Nasceu em São Paulo. Aos 4 anos, mudou-se com a família para Pindamonhangaba, interior do estado. Lá, conheceu Geraldo Alckmin, casou e teve 3 filhos. Companheira de Geraldo na vida pública e com presença constante, sua determinação sempre fez a diferença.

      A vocação para o trabalho social apareceu na década de 70, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba. Com Geraldo prefeito da cidade, Lu Alckmin participava ativamente das campanhas de arrecadação de fundos e era incansável no acompanhamento e ações das comunidades mais carentes. Era ela quem levava as informações sobre as principais necessidades da área social ao gabinete do prefeito.

      Quando Geraldo se tornou deputado, Lu Alckmin continuou seu trabalho de assistência aos deficientes de baixa renda, de Pindamonhangaba e região.

      Em 1994, Geraldo Alckmin foi eleito vice-governador de São Paulo, ao lado de Mario Covas. Dona Lu, ao lado de D. Lila Covas, atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ajudando nos importantes projetos como a Estação Especial da Lapa, as Casas de Solidariedade, e o JORI - Jogos Regionais do Idoso. Após o falecimento de Mario Covas, Dona Lu, assumiu a Presidência do Fundo Social e deu continuidade aos projetos de Dona Lila, a quem carinhosamente chama de "minha professora".

      Nos 5 anos em que esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, sempre como voluntária, priorizou projetos de capacitação e geração de renda. Um dos mais importantes foi a "Padaria Artesanal". Mais de 9 mil unidades e 18 mil multiplicadores que qualificaram 360 mil pessoas a aprenderem a arte dos pães.

      Nas campanhas do agasalho, arrecadou 39 milhões de peças. Criou ainda projetos de reflexão, como a Semana da Solidariedade, implantou a ação do jovem com a Universidade Cidadã e Projeto Casa de Brinquedos, voltado à educação e sociabilidade das crianças - espalhados em 11 mil pontos, como os Fundos Municipais, Entidades Sociais e Escolas.

      Em 2008, foi convidada pelo Monsenhor Jonas Adib, da TV Canção Nova, a fazer o Programa Histórias de Solidariedade, que leva ao telespectador relatos de amor que transformaram vidas.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •