• NOTICIAS

      09/06/2011 | Delivery online

      Pedir comida pela internet vira tendência.

      Pedir comida pelo telefone virou coisa do passado. Se a prática hoje é procurar tudo na internet, por que não fazer um pedido de comida também online?

      Apostando em um mercado em que mais da metade da população brasileira utiliza o delivery de alimentos (59%, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e varejo GS&MD - Gouvêa de Souza), foi lançado em Campinas um site que integra pizzarias, bares e restaurantes da cidade para oferecer o serviço de pedidos online: o www.entregadelivery.com.br.

      Em apenas um endereço eletrônico é possível selecionar uma pizza, o prato do dia e diversas opções de alimentação entre os cardápios de diferentes estabelecimentos que oferecem o serviço de entrega em domicílio, mas a forma de pedir agora é online, livrando o consumidor da tarefa de pedir por telefone.

      Curiosamente, foi como consumidor assíduo de delivery e na tentativa de fazer um pedido online numa loja de uma rede famosa de sanduíches que o programador e empreendedor Eduardo Penna, 28 anos, teve a iniciativa de procurar a franquia para oferecer o seu primeiro sistema de delivery online, há um ano. “O cadastro antigo era longo e, no final, a loja não estava mais entregando naquela hora e não consegui finalizar meu pedido. Como eu já tinha a ideia de um sistema, procurei a empresa. Fechamos o negócio e foi a partir da formatação desta ferramenta que avancei no modelo do www.entregadelivery.com.br”, explica.

      O sistema de pedido online do site permite que o internauta navegue entre as opções de estabelecimentos filiados, tendo acesso aos cardápios completos, valores dos produtos, locais e horários do serviço, taxa e tempo de entrega. De forma simples, consumidor e comerciante administram o andamento do pedido. Só o pagamento é feito da forma tradicional, ou seja, na hora da entrega.

      Para facilitar ainda mais a vida do cliente que procura utilizar a tecnologia a seu favor, o pedido também pode ser agendado para dia e horário que ele quiser.

      A prática de comprar pela internet já é familiar para grande parte dos consumidores, uma vez que as vendas online de produtos em geral não param de crescer no Brasil. O aumento é de 30% a 40% ao ano, de acordo com dados da E-bit, empresa que pesquisa o comércio eletrônico.

      Vantagens e curiosidades

      Além de ser uma comodidade para o consumidor, o sistema delivery online traz facilidades também para os empresários. Em vez de ter que investir em um site próprio e no desenvolvimento do sistema para oferecer o serviço aos clientes, o dono do estabelecimento não vai pagar para ser um filiado do www.entregadelivery.com.br. O pagamento acontece somente sobre vendas efetivadas, em forma de comissão, que não ultrapassa o valor de 10% para restaurantes. Caso o comerciante não faça vendas, não terá nenhum custo, mesmo tendo a divulgação do seu cardápio e dos serviços que oferece. Outra vantagem é que o empresário já recebe o pagamento diretamente do cliente e depois repassa a comissão ao Entrega Delivery, e não o contrário.

      Para não correr riscos do responsável pelo estabelecimento não estar atento aos pedidos online, os programadores recorreram ao som do bom e velho ‘sininho’ para avisar que um cliente está na espera. Uma experiência do restaurante real para o mundo virtual. E caso o encaminhamento não ocorra em cinco minutos, tanto o responsável pelo restaurante quanto os programadores recebem um SMS no celular.


      Empresário filiado

      O jovem empresário Nivaldo Roberto Pizzirani, de 28 anos, é dono da primeira kebaberia de Campinas, o Palácio Kebab, inaugurado em junho de 2010. Kebab é um lanche turco, feito no pão folha, que na linha fast food recebe recheios especiais: cordeiro, contra filé, frango, calabresa e também opções doces e vegetariana, como o falafel, uma especialidade da cozinha árabe à base de grão de bico.

      Desde o início das atividades, o empresário implantou o delivery tradicional, por telefone, o que representa 30% dos seus negócios. Agora resolveu apostar no delivery online e encontrou no entregadelivery.com.br um modelo de negócio atrativo para o comerciante. Em apenas três semanas de adesão ao sistema, os pedidos online já representam 10% das vendas. “Acredito que está funcionando em 5% de sua capacidade real e, mesmo assim, já estou tendo retorno positivo. Minha expectativa é que o delivery online cresça em 200% em um ano, devido a facilidade de pedir comida pelo sistema, que é amigável e eficiente”.

      Segundo Pizzirani, além de incrementar as vendas, o sistema agiliza a própria gestão do delivery. “O sistema é inteligente, reproduz os dois lados: comerciante e consumidor. O cliente parece estar dentro da operação, descreve seu pedido sem erros e acompanha todo o processo até a entrega, da mesma forma que o comerciante”, explica.

      Facilidade para o consumidor

      A auxiliar administrativa, Jéssica Godoi da Silva, se tornou usuária do www.entregadelivery.com.br  desde o lançamento do site. Ela é responsável por encomendar o almoço dos funcionários da empresa onde trabalha e costumava fazer pedidos por telefone. Acostumada a comprar outros produtos pela internet, como roupas e acessórios, adorou a adesão do setor alimentício. "Agora almoçamos todo dia desta forma, não enfrento o telefone ocupado, encontro as alternativas de pratos de forma fácil, o sistema já calcula o valor e defino o horário de entrega. O que me impressionou é que funciona muito bem e é mais fácil fazer o pedido, além de rápido e pontual", disse.

      Dalker Roberto e Eduardo Penna, criadores do  www.entregadelivery.com.br

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •