• NOTICIAS

      20/06/2011 | 10 anos da Brinquedoteca do Boldrini

      Uma das festas mais aguardadas do ano já tem data marcada. No dia 27 de junho, o Centro Infantil Boldrini, hospital que trata de crianças e adolescentes com câncer ou doenças do sangue, se transformará em um grande arraial. A festividade junina também marca os 10 anos da Brinquedoteca Ayrton Senna do Boldrini.

      Com a ajuda de voluntários e profissionais da instituição, as crianças em tratamento e seus acompanhantes terão momentos de muita alegria e descontração, com direito a barracas e brincadeiras tradicionais, além de deliciosas comidas típicas.
       

      No dia 27, das 10h às 12h30, as atividades serão realizadas na Brinquedoteca do hospital e contarão com a presença da animadora Glória Valle. Na ocasião, os participantes vão se sentir num verdadeiro e tradicional arraial, com muita recreação e distribuição de prendas.
       

      10 anos da Brinquedoteca Ayrton Senna do Boldrini


      No dia 27 de junho a Brinquedoteca do Boldrini completa 10 anos de funcionamento. Segundo Nina Mazzon, brinquedista e responsável pela Brinquedoteca, nesses 10 anos o local passou por diversas modificações, entre elas a conscientização dos pequenos frequentadores em relação aos cuidados com o ambiente e com os brinquedos e também com as preferências de brincadeiras e atividades em geral.


      “Atualmente, temos um índice considerado baixo, cerca de 20%, de extravio e quebra de brinquedos, o que mostra a conscientização dos pacientes e a importância do local para eles. Já o número de empréstimos de brinquedos para os pacientes internados cresce a cada dia. Temos quase 2 mil pacientes cadastrados, ou seja, crianças liberadas para fazer empréstimos quando estão internados ou quando estão realizando tratamentos específicos, como quimioterapia”, explica Nina.
       

      Para a paciente L.C.S., de 14 anos, moradora de Hortolândia e que está em tratamento no hospital há 10 meses, a Brinquedoteca é o local preferido. “Logo que chego para as consultas, venho direto aguardar a chamada para o atendimento na Brinquedoteca. Aqui posso brincar, usar a internet e conversar com as amigas que fiz. Quando estou internada para fazer quimioterapia fico um pouco enjoada e mesmo assim peço alguns brinquedos para me distrair. Aí gosto muito de me divertir com jogos, como banco imobiliário e quebra-cabeça”, comenta.
       

      A brinquedista Nina destaca também a mudança de perfil dos pacientes na hora da escolha dos brinquedos. “Com o passar dos anos, nossas crianças estão cada vez mais ligadas em videogames. Nesse caso, os brinquedos mais procurados são Playstation e jogos interativos. As crianças com idade abaixo de 5 anos dão preferência a brinquedos sonoros, aos que trabalham a coordenação motora e àqueles que retratam a realidade que vivenciam aqui no hospital, como maleta médica, boneca com sorinho e super-heróis e princesas que ajudam contra a dor”, conclui.
       

      T.C.P., de 16 anos é um exemplo dessas mudanças. O morador de Campinas, como todo adolescente, se diverte com as atividades realizadas em grupo com os colegas, mas o que gosta mesmo é de ficar horas no videogame. “Fico ansioso para ser atendido logo e vir para a Brinquedoteca. Como dependo do transporte para voltar para casa, fico bastante tempo na Brinquedoteca e envolvido com os jogos”, diz o paciente que está em tratamento há nove meses.
       

      Além das atividades diárias de lazer e recreação, como a comemoração de datas importantes e aniversários, a Brinquedoteca desenvolve ainda, junto a parceiros, passeios externos e culturais e frequentemente recebe visita de personalidades. A jovem L. não perde a oportunidade e logo declara o seu principal desejo. “Meu sonho é conhecer o grupo Restart. Adoraria vê-los de perto, tirar fotos e pedir autógrafos”, conclui L.
       

      Boldrini


      O Centro Infantil Boldrini, referência latino-americana, há 33 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes portadores de doenças do sangue (talassemia, hemofilia e doença falciforme). Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo SUS.
       

      Serviço:
       

      Festa Junina no Boldrini

      Data: 27 de junho (Brinquedoteca)

      Centro Infantil Boldrini

      Av. Dr. Gabriel Porto, 1.270 – Barão Geraldo – Campinas (SP)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •