• NOTICIAS

      01/08/2011 | CPFL Cultura retoma programação

      Entre as atrações, música erudita multimídia, docs, sarau


      Agosto chega com novidades na programação da CPFL Cultura: já a partir desta semana, os concertos de música erudita contemporânea serão multimídia, com projeções em DVD e comentários do jornalista João Marcos Coelho.

       O Café Filosófico, neste mês, será em formato de sarau com a participação de grandes letristas, como Hermínio Bello de Carvalho, Ronaldo Bastos e Fernando Brant, e curadoria de Zuza Homem de Mello.

      A programação reserva, ainda, a exibição de dois premiados documentários nacionais, seguidos de mesas de debate com os mediadores Amir Labaki (fundador e diretor do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários) e o jornalista e crítico de cinema, João Nunes.

       Para completar a série de atrações, a CPFL Cultura apresenta filmes que evocam a temática do amor no Cine CPFL, e espetáculos que hibridizam linguagens na série de Teatro Infantil.

       

      Cine CPFL: o Amor

      O amor (de todas as formas) alinhava a seleção dos filmes de agosto. O clássico “triângulo amoroso” de O Americano Tranquilo (EUA, RFA e Austrália, 2002), de Phillip Noyce, abre a série na próxima quinta-feira (4), com sessões às 17h20 e 20h, e reprise no domingo, 7, às 19h.

      O filme, ambientado em Saigon, na década de 1950, tendo como pano de fundo o conflito local pela libertação do Vietnã do domínio da França, conta a história de um americano idealista (Brendan Fraser), que se envolve em um triângulo amoroso com uma vietnamita (Do Thi Hai Yen) e um correspondente (Michael Caine) de um jornal britânico.

       

      Concertos multimídia

      Aos sábados, o público poderá conferir a produção do século 20 na série Música Erudita Contemporânea no formato multimídia, com a projeção de concertos em DVD e comentários sobre a obra, o compositor e seus intérpretes pelo jornalista João Marcos Coelho.

      A seleção tem início com Claude Debussy, compositor que abriu as portas para as novas sonoridades baseadas nos timbres instrumentais, tão evidentes em obras como La Mer, Le Jet d’Eau, 3 Ballades pour François Villon e em seus prelúdios para piano. As peças serão intepretadas por músicos de ponta, como os regentes Daniel Barenboim e Pierre Boulez , o pianista Arturo Benedetti Michelangelli e a soprano Christine Schäfer.

      Segundo João Marcos, “entre as décadas finais do século 19 e as iniciais do século 20, a música tateava em busca de saídas para a tonalidade cromaticamente saturada na obra de Richard Wagner. Foi um período de rica confusão, em que os compositores atiraram para todos os lados. Debussy abandonou as fórmulas convencionais e apostou na pesquisa do timbre e em inéditas combinações harmônicas”, contextualiza.

      Para os próximos sábados, o público poderá apreciar sonoridades cada vez mais ousadas com os inovadores Max Bruch, Igor Stravinsky, Manuel de Falla, entre outros, que, decididamente, inverteram a ordem das coisas dos sons.

       

      Serviço

      Cine CPFL

      Quinta (4 de agosto) – 17h30 e 20h

      Domingo (7 de agosto) – 19h

      O Americano Tranquilo

      Título original: (The Quiet American)

      Lançamento: 2002 (EUA)

      Direção: Phillip Noyce

      Atores: Brendan Fraser, Michael Caine, Do Thi Hai Yen, Rade Serbedzija.

      Duração: 101 min

      Gênero: Drama

      Censura: 14 anos

       

      Música Erudita Contemporânea Multimídia

      Sábado (6 de agosto), 20h

      O mistério dos timbres segundo Debussy

      1) “Canope” e “Bruyères” (prelúdios no. 10 e 05 do segundo livro); piano Arturo Benedetti Michelangeli  - 7’

      2) “ La Mer ” - Daniel Barenboim rege a Orquestra Sinfônica de Chicago - 25’

      3) “Le Jet d’Eau”  e “3 Ballades de François Villon” - Christine Schäfer (soprano), Orquestra Sinfônica de Chicago, regida por Pierre Boulez - 21’16

      Tempo total: 53’16

       

      Local: CPFL Cultura em Campinas (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632. Chácara Primavera)

      Programação com entrada gratuita

      Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou

      pelo telefone (19) 3756-8000.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •