• NOTICIAS

      25/08/2011 | Renata Sunega pedirá exoneração

      Após liminar a favor de Vilagra, secretária de Cultura pedirá exoneração
      Decidida, Renata Sunega protocolará pedido na manhã de sexta-feira (26)

      Nos últimos tempos, Campinas está amparada pelo "sem". A parte cultural que o diga. Após velar sem diretor e sem regente titular na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), a cidade ficará sem secretária de Cultura. Após tomar conhecimento da liminar da tarde desta quinta-feira (25), que suspendeu afastamento temporário e Comissão Processante contra o prefeito Demétrio Vilagra (PT), Renata Sunega, atual secretária de Cultura de Campinas, resolveu deixar a pasta. Em primeira mão à reportagem do EP Campinas, a secretária adiantou que "amanhã (sexta-feira) protocolo meu pedido de exoneração e entrego tudo o que tenho de entregar. Hoje foi meu último dia de trabalho".

      O motivo da tomada de decisão é único. Renata Sunega, que assumiu a pasta em janeiro no lugar de Arthur Achilles ("por indicação de Dr. Hélio", lembra), conta: "Não me sinto à vontade com o governo atual. Já sei, até pela gestão de Izalene, como o PT trabalha. Não vou pactuar e ficar no cargo por ficar. A forma que eles trabalham não se encaixa com a minha. Não me sinto à vontade". As justificativas não param por aí: "tive um embate com o secretário Tiãozinho a respeito de patrimônio histórico. Nesse governo não dá para ficar". Soma-se à situação, o fato de não ser, como explica, atendida pelo prefeito desde a sua posse na terça-feira (23): "Após a visita no Castro Mendes, tentei marcar uma conversa com ele, mas ninguém me atendeu".

      Sobre o fato de desligar-se da secretária com projetos robustos em andamento, Sunega não deixa de atestar a frustação. "Fiz o que pude". Contudo, lembra, não abandonará a área de cultura. "Penso em retomar a vida acadêmica e voltar a me dedicar à produção cultural". Quanto ao futuro de Gabriel Rapassi, diretor de cultura, Renata afirma: "Saio sozinha".

      Secretária
      Nasceu em São Paulo, mas vive em Campinas desde os 5 anos. Casada com Marcos Tognon (ex-secretário de Cultura na gestão do prefeito Antônio da Costa Santos), Renata, antes de assumir o fardo da Cultura, dedicou-se à coordenadoria de projetos especiais de comunicação de Campinas, à organização das edições do Festival Internacional da Leitura de Campinas (Filc) e à coordenadoria de extensão cultural da cidade. Durante a gestão, buscou descentralizar as ações culturais em Campinas.

      O diretor
      Em contato com Gabriel Rapassi, o diretor de Cultura conta que foi informado da decisão de exoneração por telefone, no fim da tarde, pela própria secretária. Lamenta o ocorrido. "Uma grande perda, porque Renata mostrou ser sempre uma pessoa capaz, que estava aberta a diálogos e entendia de gestão". Se seguirá o exemplo da secretária, Rapassi diz que não. "Vou continuar com os meus trabalhos na secretaria", atesta o diretor.

      Filiado ao PC do B, no trabalho de militância na área cultural desde 2005, o diretor prefere não comentar a suposição de seu nome como sucessor na pasta. "Esta é uma questão a ser tratada pelo prefeito, mais do que um desejo pessoal", explica. A respeito dos projetos em andamento da gestão de Sunega, Rapassi acredita "que quem assumir o cargo não deixará de dar continuidade".

       

      25/08/2011 - 18:13

      EPTV.com - Tiago Gonçalves

      Atualizada às 19h30



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •