• NOTICIAS

      17/11/2011 | Semana da Cultura Negra

      Mostra de Cinema, com filmes que abordam a cultura negra, será realizada  de 21 a 24 de novembro no Theatro Municipal de Paulínia
       

      20 de novembro é data da morte do importante líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado o símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil.

      Muito da riqueza da cultura e das tradições afro-brasileiras não têm sido respeitadas. A discriminação racial ainda se manifesta em nosso país, entre frases, olhares e atitudes. E se revela cruel sob a forma de segregação social: mais de cem anos depois da abolição da escravatura, os cidadãos afro descendentes não têm as mesmas condições e oportunidades que os euro descendentes.

      Neste ano, a Secretaria de Cultura de Paulínia elegeu o cinema para celebrar a Semana da Cultura Negra, com exibição gratuita de filmes.

      As curadoras do evento, Adriana Almeida e Fernanda Viacava, escolheram como fio condutor para a seleção de curtas e longas-metragens a palavra superação, por acreditarem que os diferentes olhares propostos pelos filmes selecionados podem ampliar a reflexão que se pretende, na homenagem à Cultura Negra. “Uma justa homenagem. Quem ganha com isso é a população de Paulínia, que terá acesso as exibições gratuitas dos filmes e poderá se enriquecer culturalmente ainda mais”, diz o prefeito José Pavan Junior.


      Programação:

      Segunda-feira, 21 de novembro, às 19h

      Tempo de Criança

      Curta-metragem, 12 min, livre

      Direção: Wagner Novais

      Elenco Ketellen Coutinho, Luciana Bezerra, Manoela Rosa, Pablo Vinícius, Roberta Valente, Rodrigo Cardoso

      Ficção: Uma construção poeticamente dramática sobre o cotidiano de uma menina, que tem que ser grande quando a mãe não está em casa.

      Uma História do Futebol

      Curta-metragem, 21 min, livre

      Direção: Paulo Machline

      Elenco Andréa Di Maio, Anselmo Stocco, Eduardo Santos, Frederico Betcher, José Rubens Chachá, Magda Miranda, Marcos Leonardo Delfino, Tina Rinaldi

      Ficção: O curta conta histórias da infância do Rei do futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. Participou do Oscar 2001.

      O Contador de Histórias

      Longa-metragem, 105 min, 12 anos

      Direção: Luiz Villaça

      Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio Ribeiro, Paulo Henrique Mendes, Cleiton dos Santos da Silva, Victor Augusto e Chico Diaz

      Ficção: Aos seis anos, Roberto Carlos Ramos é internado por sua mãe em uma instituição para menores carentes em Belo Horizonte. Dotado de imaginação fértil, chega aos 13 anos analfabeto, com mais de 100 fugas no currículo, várias infrações e o diagnóstico de irrecuperável. O encontro com uma pedagoga francesa mudará, para sempre, a vida de Roberto.


      Terça-feira, 22 de novembro, às 19h

      Minha Rainha

      Curta-metragem, 11 min, Livre

      Direção: Cecília Amado

      Elenco: Pablo Ramos, Paloma Ramos

      Ficção: É noite de carnaval no Rio de Janeiro, as escolas-de-samba mirins se preparam para entrar na Avenida. A pequena Joseane vê seu sonho de ser porta-bandeira vir abaixo ao descobrir que ninguém encontra o seu estandarte. Sozinha no seu mundo, Joseane repassa mentalmente toda a expectativa criada entorno deste momento. Mergulhamos no seu universo particular para descobrir como uma criança pode perceber as imagens, os sons, o tempo.

      Jorjão

      Curta-metragem, 18 min, livre

      Direção: Paulo Tiefentaler

      Documentário: Um documentário sobre Jorge Oliveira, o Mestre Jorjão Mestre de bateria de escolas de samba Jorjão fala da sua relação com os ritmistas, da sua criatividade na hora de criar as famosas "Paradinhas", da polêmica que causou ao introduzir uma batida funk na bateria durante um desfile na Avenida Marquês de Sapucaí e de como começou por influência do pai na Mocidade Independente de Padre Miguel, onde foi criado. O vídeo ainda traz fortes imagens da bateria da Mocidade evoluindo na concentração da Avenida Marquês de Sapucaí sob comando do Mestre Jorjão.

      Orfeu

      Longa-metragem, 111 min, 14 anos

      Direção: Cacá Diegues

      Atores: Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Zezé Motta.

      Ficção: O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval e é uma história romântica sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e Eurídice. O amor entre eles é impedido por Lucinho, chefe do tráfico local.
       

      Quarta-feira, 23 de novembro, às 19h


      Barka

      Média-metragem, 52 min, livre

      Direção: Carlinhos Antunes e Márcio Werneck

      Documentário: O filme documenta o dia a dia das pessoas de Burkina Faso, mostrando como vivem, o que comem, como se vestem, o que sonham, onde estudam e o papel que a música exerce em suas vidas. Barka, que na língua local more significa “obrigado”, é o resultado de uma rica experiência e do contato profundo com o povo daquele país.

      5x Favela - Agora por Nós Mesmos

      Longa-metragem, 103 min, 14 anos

      Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro

      Elenco: Silvio Guindane, Juan Paiva, Pablo Vinicius, Gregorio Duvivier, Hugo Carvana, Ruy Guerra, Flavio Bauraqui, Dila Guerra, Roberta Rodrigues, Fátima Rodrigues

      Ficção: Cinco episódios, totalmente concebidos e realizados por jovens moradores de favelas, refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores dessas comunidades, fugindo dos estereótipos violentos.
       

      Quinta-feira, 24 de novembro, às 19h – SESSÃO INFANTIL

      Doido Lelé

      Curta-metragem, 17 min, Livre

      Direção: Ceci Alves

      Elenco: Jussara Mathias, Maurício Pedrosa, Nonato Freire, Vinícius Nascimento

      Ficção:

      Caetano sonha em ser cantor de rádio na década de 50 e foge todas as noites de casa para tentar, sem sucesso, a sorte no programa de calouros. Até que, uma noite, ele aposta tudo numa louca e definitiva performance.

      Alma Carioca - Um Choro de Menino

      Curta-metragem, 5 min, Livre

      Direção: William Côgo

      Animação: História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.

      Kiriku e a Feiticeira

      Longa-metragem, 71 min, Livre

      Direção: Michel Ocelot

      Animação: Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.
       

      Serviço:

      LOCAL: Prefeitura Municipal de Paulínia - Sala de imprensa

      Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500

      Evento GRATUITO

      Realização:

      Prefeitura Municipal de Paulínia

      Secretaria de Cultura


      Apoio: Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

      http://www.mostradecinemainfantil.com.br/


      Agradecimentos:
      A todos os diretores, produtores e distribuidores que cederam suas obras para que este evento se realizasse.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •